11/05/2015

Confira a campanha dos quatro times que duelam pelo título do Paraibano


campinense x botafogo-pb (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba
A segunda fase do Campeonato Paraibano começa na próxima quarta-feira quando Botafogo-PB, e Auto Esporte voltam a campo. Na quinta-feira é a vez de Campinense e Treze. Mas antes disso, o GloboEsporte.com resolveu relembrar os números da primeira fase e fazer um retrospecto das campanhas dessas equipes que vão participar do quadrangular final em seis rodadas eletrizantes.
Gol de Jó Boy, Auto Esporte x Campinense (Foto: Juliana Bandeira/GloboEsporte.com/pb)
Foto: Juliana Bandeira/GloboEsporte.com/pb
Após fazer um campeonato parelho, Botafogo e Campinense terminaram a primeira etapa com números parecidos. Os dois times tiveram a mesma campanha jogando fora de casa: seis vitórias, dois empates e uma derrota, conquistando 20 pontos dos 27 possíveis. E como mandante, o Belo conquistou 21, um ponto a mais que a Raposa. Ponto esse que definiu o time de João Pessoa como primeiro lugar.
Ainda como mandante, o Treze é o que tem a pior campanha. O Galo só conquistou 16 pontos quando mandou seus jogos. Campanha abaixo até da do Sousa, sexto colocado, com 25 pontos, que conquistou 17 no Marizão. Boa parte dos pontos desperdiçados pelo Alvinegro de Campina Grande foi quando jogou no Amigão, ou seja, nos clássicos contra Campinense e Botafogo. No dos Maiorais, o time empatou e no Tradição, perdeu para o Belo. Já no Presidente Vargas, o Treze não perdeu. Foram quatro vitórias e três empates.
Agora, o Galo da Borborema vai ter que se recuperar e inverter esse retrospecto no maior estádio de Campina. Isso porque todos os jogos na cidade serão disputados no Amigão.
Pior campanha fora de casa
Treze x Campinense (Foto: Nelsina Vitorino / Jornal da Paraíba)
Foto: Nelsina Vitorino / Jornal da Paraíba
Ao lado do Botafogo, o Auto Esporte tem a melhor campanha como mandante com 21 pontos. Entretanto, o Macaco Autino tem a pior campanha fora de casa. O Alvirrubro fica atrás inclusive do CSP, que não se classificou, mas fez nove pontos como visitante. O Auto ainda não conseguiu vencer fora de João Pessoa nesta temporada. Dos seis jogos que tem para disputar no quadrangular, dois deles vão ser no Amigão, contra Treze e Campinense.
Ataque x Defesa
O Belo é o time que tem o maior número de vitórias: 13 contra 12 do Campinense. Entretanto, o Rubro-Negro tem a melhor defesa e o melhor ataque da primeira fase, já que fez 38 gols e só levou 15. O pior ataque é o do Auto, com 23 gols marcados, e a defesa mais vazada é a do Botafogo, com 18.
Confrontos diretos
Treze x Auto Esporte, no Estádio Presidente Vargas, pelo Campeonato Paraibano 2015 (Foto: Leonardo da Silva / Jornal da Paraíba)
Foto: Leonardo da Silva / Jornal da Paraíba
Foram 12 jogos entre as quatro equipes até agora. E nesses confrontos diretos quem saiu na frente foi o Campinense, que conseguiu conquistar nove pontos contra os adversários, enquanto Treze e Auto Esporte somaram oito e o Botafogo apenas sete. O Belo não se saiu tão bem nos clássicos, principalmente contra os times de Campina. Foram duas derrotas para a Raposa e uma para o Treze; em compensação venceu uma sobre o Galo. 
Além de vencer os dois clássicos em cima do Botafogo, o Rubro-Negro empatou os dois clássicos dos Maiorais, mas não conseguiu vencer o Auto Esporte.
Se os resultados se repetissem, o título ficaria com o Campinense, o Treze seria vice e o Botafogo terminaria na lanterna do quadrangular.
 
Por
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário