De acordo com o procurador de justiça Valberto Lira, um dossiê será remetido ao Ministério Público de São Paulo, que está investigando a conduta do STJD no caso da perda de pontos de Portuguesa e Flamengo no último Campeonato Brasileiro - decisão, aliás, que salvou o Fluminense e culminou com o rebaixamento da Lusa para a Série B em 2014.
- O Ministério Público de São Paulo já instaurou uma linha de investigação contra o STJD e está recebendo denúncias de todo o país. Vamos concentrar tudo num lugar só. E essa decisão de interditar o Almeidão entra nesse caso, até porque consideramos uma posição equivocada - emendou Valberto Lira.
O procurador, que também responde pela Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios na Paraíba, lembrou que todos os cuidados foram tomados para liberar o Almeidão - inclusive adiando em uma semana o início do Campeonato Paraibano. Para ele, os incidentes ocorridos na partida entre Botafogo-PB e Sport foram provocados pela torcida visitante e não evidenciou nenhum problema com o estádio.
- Essa decisão do STJD é meramente política, um ato de discriminação à Paraíba. Não havia razão para interditar o Almeidão, até porque todos os incidentes verificados no jogo Botafogo x Sport foram provocados pela torcida pernambucana. Não houve nenhum problema em relação ao estádio - lembrou Valberto Lira, que antes da decisão do STJD já havia determinado que os próximos jogos do Botafogo-PB na Copa do Nordeste seria com torcida única, impedindo que os visitantes comparecessem ao Almeidão.
Decisão baseada em laudo do ano passado
A revolta do procurador acontece principalmente porque, segundo ele, o STJD se baseou num laudo antigo para respaldar a decisão de interditar o estádio de João Pessoa. Valberto Lira garante que enviou um outro laudo, mais atualizado, inclusive com um novo parecer da Polícia Militar.
- A decisão foi baseada num laudo do ano passado. Depois disso, o Ministério Público já enviou para a CBF um outro, que nos baseamos para liberar o Almeidão parcialmente, com apenas a Arquibancada Sol (correspondente à geral) liberada - emendou Valberto.
O Estádio Almeidão está interditado por tempo indeterminado. A decisão foi do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Flávio Zveiter, que acatou a denúncia do procurador Paulo Schmitt baseada nas imagens da partida entre Botafogo x Sport, no último domingo, pela Copa do Nordeste.
Na decisão, o presidente do STJD aponta primeiro que fica “claramente evidenciado que o Estádio Almeidão não tem como receber jogos com torcidas”. E que, tomando como base laudos técnicos apresentados, o estádio “não tem condições técnicas de abrigar nenhuma partida de futebol".
Em entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta-feira, o presidente do Botafogo-PB, Nelson Lira, disse que o clube está sendo perseguido e não descarta entrar na Justiça Comum contra a decisão do STJD.
Globoesporte.com/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário