26/08/2014

Especial Palmeiras- 100 anos de glórias e conquistas! Parte 1


“É verdade! Nosso time (campeão paulista de 1996) estava tão confiante que entravamos em campo sabendo que íamos vencer, só não sabíamos de quanto (risos). Lembro de ter vencido o Santos, na Vila Belmiro por 6 a 0, o Novorizontino, em Novo Horizonte por 7 a 1, o Botafogo, em Ribeirão Preto por 8 a 0. Ainda teve um jogo pela Copa do Brasil contra o Sergipe que vencemos por 8 a 0. Éramos um time muito forte. Dos 30 jogos que fizemos pelo Paulista, perdemos apenas para o Guarani por 1 a 0, em Campinas. Eu ainda lembro daquele jogo. Foi um dia atípico. Tivemos muitas chances de fazer gols, mas a ‘bola não quis’ entrar. Aquele time teve repercussão mundial. Lembro de jornais da Itália destacando a nossa façanha. Fomos muito visados”, disse o ex-goleiro Veloso, em entrevista ao site FutNet em abril de 2013.
É com essa frase que é iniciado este especial dos 100 anos do Palmeiras. O meu primeiro contato com o Verdão foi o início dos anos 90. Especialmente 93 e 96, onde o clube tricampeão paulista e bi brasileiro encantou vários adeptos do Palestra Itália e muitas crianças que estavam começando a acompanhar futebol. Este que vos escreve era uma delas!
Me recordo de um Alviverde Imponente que contava com Veloso, Antônio Carlos, Cléber, Djalminha, Zinho, Evair, Edílson, Edmundo, Muller, dentre outros.
Palmeiras este que em 26 de agosto completa 100 anos. Um século de grandes equipes que encantaram não só os italianos de São Paulo como vários brasileiros deste País.
História que nasceu em 1914 e teve seu primeiro título em 1920. Um Campeonato Paulista. Cinco anos depois um estadual de forma invicta. Entre 1932 e 34 o tricampeonato.
Em 1951 veio a conquista da Copa Rio e a entrada definitiva no hall dos principais clubes brasileiros. Torneio este que reuniu agremiações da Europa e América do Sul. O antigo Palestra Itália superou a Juventus-ITA na decisão e ganhou seu primeiro torneio internacional (reconhecido pela Fifa,em 2014, como um Mundial de Clubes).
Nos anos 60 veio o esquadrão que conseguia encarar de frente o Santos de Pelé que era a base da Seleção Brasileira bicampeã do Mundo. Ganhou seis torneios nacionais, um Rio-SP e quatro Estaduais. Equipe que é historicamente conhecida como Academia de Futebol.
Neste plantel, destaques para os goleiros Valdir de Moraes e Émerson Leão. Na linha, Djalma Santos, Leivinha e Julinho Botelho foram outros que marcaram história. E claro, o meio-campo, tinha Ademir da Guia, para muitos o maior ídolo da história do clube. Este reinado alviverde durou até 1973 com o bicampeonato brasileiro.
Os anos 80 foram de ‘vacas magras’ no Parque Antárctica.Na década seguinte, com a ajuda da Parmalat, voltaram às glórias, como descrito acima.
Em 1997 chegava ao Palestra Itália, Luis Felipe Scolari. Técnico que havia feito sucesso no Grêmio e estava no futebol japonês. Na temporada seguinte, o inédito título da Copa do Brasil. E em 1999 veio a tão cobiçada Taça Libertadores da América. Título que fez surgir novos ídolos como o goleiro Marcos, o lateral-direito Arce, o meia Alex e os atacantes Oséas e Paulo Nunes.
Por conta dessa magnífica história, o Palmeiras é considerado o campeão do Século XX!


Por Leonardo Cantarelli
Futnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário