09/05/2017

COPA DO NORDESTE É UM SUCESSO

Pré-Nordestão pode ser disputado no fim do mês; proposta é debatida na CBF

De acordo com o presidente da Federação Paraibana, proposta que ganha força é que fase preliminar seja disputada nos dias 24 e 31 deste mês. Cinco clubes já estão na seletiva

Coom alguns campeonatos estaduais já definidos e outros prestes a conhecerem seus campeões, parte da atenção dos clubes nordestinos já se volta para a Copa do Nordeste de 2018, que vai ter um formato diferente do que vinha sendo adotado nos últimos anos. A próxima edição da competição regional vai ter apenas 16 clubes na fase de grupos e quatro desses vão sair de uma seletiva que ainda não tem data marcada para ser realizada. Mas, se depender do desejo de algumas federações, esse pré-Nordestão vai acontecer já nos dias 24 e 31 deste mês.
Nesta terça-feira, foi realizada na sede da CBF uma reunião na qual foi debatido o assunto. Um dos presentes ao encontro foi Amadeu Rodrigues, que é presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF). Segundo o dirigente, ele e outros presidentes de federações sugeriram à CBF que as seletivas que vão apontar os últimos quatro classificados para a Copa do Nordeste de 2018 sejam realizadas nas duas últimas quartas-feiras deste mês.
Amadeu Rodrigues justificou que seria interessante essa seletiva ser realizada logo para os clubes pegarem o embalo dos estaduais, já que, em alguns casos, as equipes ficam sem calendário para o segundo semestre deste ano. Se esse pré-Nordestão for marcado para mais próximo do fim do ano, esses times teriam dificuldades na formação do elenco.
Ainda de acordo com Amadeu, outra hipótese levantada foi a de que os oito times que vão disputar essa seletiva sejam separados em dois potes: os melhores rankeados no primeiro pote e os demais no segundo.
Mudanças no formato da competição
A principal alteração da Copa do Nordeste será no número de participantes, reduzido de 20 para 16 equipes. Para 2018, classificam-se diretamente os nove campeões estaduais e os vices da três federações melhor ranqueadas (Bahia, Pernambuco e Ceará). As outras quatro vagas virão de uma fase preliminar, disputada em forma de mata-mata, entre os vice-campeões dos outros seis estados (Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe) e os terceiros colocados dos estaduais da Bahia e Pernambuco.
Por ora, 10 clubes já estão garantidos na competição do próximo ano: ABC, CRB, Botafogo-PB, Ceará, Confiança e Vitória, que foram campeões estaduais; Sport e Salgueiro, que disputam a final do Pernambucano e, consequentemente, serão campeão e vice; Bahia, vice no Baiano; e Ferroviário, vice no Cearense. Os outros dois clubes que vão direto para a fase de grupos são o campeão do Maranhense - Cordino e Moto Club disputam o título da competição, que está paralisada, por conta de uma ação judicial do Sampaio Corrêa - e o campeão do Piauiense - o Parnahyba está na final esperando River-PI ou Altos como adversário.
Para a seletiva, já estão definidos cinco dos oito times que vão disputar o pré-Nordestão: Globo FC, CSA, Treze e Itabaiana - que foram vices em seus estados -, além do Fluminense de Feira, terceiro colocado na Bahia. Os outros três serão os vice-campeões do Piauí (Parnahyba, River-PI ou Altos) e do Maranhão (Cordino/Sampaio Corrêa ou Moto Club), além do terceiro colocado de Pernambuco (Santa Cruz ou Náutico).
Para 2019, uma mudança importante: as vagas para a fase preliminar deixarão de ser oferecidas pelos estaduais e passarão para os clubes melhor ranqueados dentro de cada estado.
A Copa do Nordeste, principal competição regional do Brasil, voltou a ser disputada em 2013 com 16 equipes de sete estados da região. A partir de 2015, o torneio passou a incluir representantes de Piauí e Maranhão, contando com 20 clubes. Reduzir o número de participantes e favorecer os clubes melhor ranqueados é uma tentativa de atrair mais atenção à competição e aumentar o público nos estádios.
Como foi o formato em 2017?- 20 clubes
- Campeões e vice-campeões dos nove estados participam
- Terceiros colocados dos estaduais da Bahia e Pernambuco também entram
Como ficará em 2018? 
- 16 clubes
- Nove campeões de cada estado
- Vice-campeões da Bahia, Pernambuco e Ceará
- As outras quatro vagas serão disputadas no pré-Nordestão, mata-mata que terá: seis vice-campeões (MA, PI, RN, PB, AL e SE) mais os terceiros colocados dos estaduais da BA e PE.

Como ficará em 2019?
- 16 clubes
- Nove campeões de cada estado
- O melhor clube da BA, PE e CE no ranking nacional 
- Pré-Nordestão, mata-mata, com o melhor ranqueado do MA, PI, RN, PB, AL e SE, além de mais um clube da BA e PE também do ranking.
matéria do globo esporte com chico do rádio