04/08/2012

Londres, dia 8: um sábado diferente para Oscar Pistorius e Fabiana Murer

Sul-africano é o primeiro biamputado a disputar os Jogos. Brasileira tem nova eliminação marcante no salto com vara

 
Oscar Pistorius atletismo olimpíadas 2012 (Foto: Reuters)Oscar Pistorius, com próteses, arranca para ir às
semifinais dos 400m (Foto: Reuters)
Jorge Luis Borges, escritor argentino, mal sabia se uma bola era redonda ou quadrada. Não entendia patavinas sobre esportes. Mas criou uma tese sobre personagens, e como é de personagens que as Olimpíadas mais são preenchidas, roubaremos seu delírio. Segundo ele, para uma figura ser aceita como real pelo leitor, ela pode ter no máximo uma característica excepcional. Por exemplo: um texto ficcional aceita um sujeito que seja invisível, mas cai no ridículo se o sujeito, além de invisível, tiver a capacidade de teletransporte. Vira inverossímil. Fazendo um paralelo esportivo, não podemos acreditar em Oscar Pistorius. Não pode ser verdade que um jovem sem as duas pernas tenha se tornado multicampeão paralímpico e também tenha ido, pasmemos, para as Olimpíadas. E ido para competir em alto nível, não apenas para dar um exemplo de vida.
Deve ser uma farsa mundial, uma pegadinha do COI, um complô orquestrado por vários atores – tipo naquele filme “Show de Truman”. É bonito demais para ser verdade. É absurdo demais. Parece ficção. Jorge Luis Borges não acreditaria que o sul-africano, com o 16º melhor tempo, competindo com próteses, conseguiu classificação às semifinais dos 400m em Londres neste sábado – o dia em que se tornou o primeiro biamputado da história a disputar uma edição dos Jogos Olímpicos.
Oscar Pistorius atletismo olimpíadas 2012 (Foto: Reuters)Sul-africano acelera e avança com o 16º melhor tempo do dia em Londres  (Foto: Reuters)
Oscar Pistorius é inverossímil. E o que acontece com Fabiana Murer nos Jogos também é: em uma Olimpíada, não avança porque uma vara desaparece; em outra, porque o vento resolve ter uma crise de personalidade e passa a soprar contra – o suficiente para ela sequer arriscar o terceiro salto, alegando risco de lesão. É azar demais. É tão inverossímil quanto uma personagem que seja invisível e se teletransporte ao mesmo tempo. Ou quanto um sujeito sem as duas pernas que dispute as Olimpíadas.
Esquenta o atletismo em Londres

Fabiana Murer na prova de salto com vara em Londres (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Fabiana Murer deixa prova do salto com vara após
eliminação (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)
Fabiana Murer chegou a Londres referendada por dois títulos mundiais. Era mais favorita a ganhar uma medalha do que em Pequim 2008, quando ocorreu o episódio do sumiço da vara. Mas foi vencida – segundo ela, pelo vento. Conseguiu ultrapassar a marca de 4,50m, mas errou as duas tentativas seguintes, com o sarrafo cinco centímetros acima. Na última chance, sentiu o vento contra ela. Correu e parou uma vez. Correu e parou duas vezes. Levou a bandeira vermelha, da eliminação. Com a marca única de 4,50m, não conseguiu avançar às semifinais.
- Foi culpa minha. Fui muito mal nos meus saltos. (...) Tentei fazer o que eu podia, mas não adiantava me jogar no último salto e me machucar – disse ela.
O segundo dia de atletismo trazia a tiracolo uma esperança de medalha para o Brasil, embora não fosse exatamente simples. Mauro Vinícius da Silva, o Duda, foi para a final do salto em distância com a melhor marca das semifinais. Mas não conseguiu repetir o desempenho na etapa derradeira da disputa. Com 8,01m, ficou em sétimo. Fez dez centímetros a menos do que um dia antes. É um nome promissor para o Rio 2016.
Nos 100m rasos, Rosângela Santos foi a primeira brasileira a alcançar as semifinais, mas não conseguiu passar dali. Fez a prova em 11s17, contra 11s07 do dia anterior. Pela manhã, Keila Costa, no salto triplo, ficou em 20º.
Outros dois brasileiros deram provas de resistência. Pâmella Oliveira, no triatlo, sofreu um tombo feio quando liderava o pelotão. Com a mão ensanguentada e as pernas doloridas, se levantou e foi até o final. E cruzar a linha também foi uma obsessão para Caio Bonfim na marcha atlética. Ele passou mal durante a prova. Vomitou. E seguiu mesmo assim. Fez os últimos 100m chorando.
usain bolt atletismo londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Bolt faz prova tranquila e avança para as semifinais
(Foto: Agência Reuters)
O sábado teve os primeiros passos daquele que talvez seja o principal nome de Londres. Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, fez os 100m em 10s09, mais do que folgado para ir às semifinais. Foi o nono melhor tempo do dia. O recorde mundial é dele, em 9s58.
Em outras provas, pintaram campeões. E com a Jamaica, de Usain Bolt, bem representada. Shelly-Ann Fraser completou os 100m para mulheres em 10s75. Ficou à frente da americana Carmelita Jeter e de outra jamaicana, Veronica Campbell-Brown.
Os donos da casa também comemoraram. A queridinha dos britânicos, Jessica Ennis, confirmou a conquista do heptatlo ao ser ovacionada pelo público e chegar na frente nos 800m. A prata ficou com a russa Tatyana Chernova, e a ucraniana Lyudmyla Yosypenko foi bronze.
Nos 10.000m para homens, outro ouro para a Grã-Bretanha, mas graças a um somaliano. Mo Farah, que deixou a África quando tinha oito anos, fechou a prova em 27m30s43. A prata ficou com o americano Galen Rupp, e o bronze, com o etíope Tariku Bekele.
O dia do Brasil em Londres
comemoração Leandro Damião, Brasil e Honduras, Futebol (Foto: Agência AP)Damião comemora um dos gols marcados sobre
Honduras (Foto: Agência AP)
A mistura de raça e qualidade técnica de Leandro Damião foi fundamental para o Brasil avançar às semifinais do futebol. Fez dois gols, um deles de carrinho, no meio de dois zagueiros, e sofreu o pênalti do outro, marcado por Neymar, na vitória de 3 a 2 sobre Honduras. O oponente na briga por vaga na final é a Coreia do Sul, que eliminou a Grã-Bretanha nos pênaltis. México e Japão fazem a outra semifinal.
No vôlei de praia, uma notícia boa e outra ruim. Alison e Emanuel voltaram a vencer e garantiram vaga nas quartas de final do torneio masculino. Bateram a dupla alemã formada por Erdmann e Matysik por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14). Já Maria Elisa e Talita foram batidas pelas tchecas Kolocova e Slukova por 2 sets a 1 (21/16, 20/22 e 15/9) e estão fora dos Jogos.
O boxe seguiu o tom do vôlei de praia e apresentou altos e baixos. Everton Lopes, campeão mundial da categoria até 64kg, foi derrotado pelo cubano Roniel Iglesias Sotolongo e acabou eliminado dos Jogos já na estreia. Por outro lado, Yamaguchi Falcão passou pelo chinês Fanlong Meng nas oitavas de final do meio-pesado.
basquete marquinhos brasil china londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Marquinhos enterra na vitória do Brasil sobre a China no basquete masculino (Foto: Agência Reuters)
No basquete, a seleção masculina se recuperou bem da derrota para Rússia e venceu a China por 98 a 59. Com três vitórias em quatro jogos, disputará a vice-liderança da chave com a Espanha, na segunda-feira. Os russos asseguraram o primeiro lugar.
Vitória também no vôlei. O dia brasileiro foi fechado com o triunfo de 3 sets a 2 do time de Bernardinho sobre a Sérvia. Os europeus chegaram a abrir 2 a 1, mas o Brasil buscou a virada e ganhou a partida, com parciais de 22/25, 25/15, 20/25, 25/22 e 15/9. A classificação está garantida.
Já nas águas a expectativa é pela cor da medalha que Robert Scheidt e Bruno Prada ganharão neste domingo, na classe Star. Enquanto isso, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram a quarta regata na 470 e pularam para a quinta colocação ao fim do dia. Estão a 16 pontos perdidos das líderes, Jo Aleh e Olivia Powrie, da Nova Zelândia. Já Adriana Kostiw foi mal em seu último dia de competição na Laser radial e deixou os Jogos com a 25ª colocação. Patrícia Freitas também teve um sábado negativo e caiu para o 15º posto na RS-X. Ricardo Winicki, o Bimba, é décimo na RS-X, e Bruno Fontes se despediu da Laser com o 13º lugar.
É a mesma posição final de Fabiane Beltrame e Luana Bartholo no remo. Elas venceram a final C no duplo skiff leve, mas ficaram sem medalhas em Londres.
Na, na, na, na-na-na-na
Paul Mcartney, Velodromo (Foto: Agência Reuters)Paul McCartney vibra e canta junto em vitória
britânica no ciclismo (Foto: Agência Reuters)
Paul McCartney resolveu comparecer ao velódromo neste sábado para assistir às disputas de ciclismo. E deu sorte. As britânicas ganharam a prova de perseguição feminina e receberam um prêmio extra na entrega das medalhas. O público, de repente, começou a cantar “Hey Jude”, uma das principais músicas dos Beatles. Dani King, Laura Trott e Joanna Rowsell, no pódio, sorriam enquanto os espectadores, e o próprio Paul, cantarolavam o “na, na, na-na-na-na” tão tradicional da canção.
Enquanto isso, Michael Phelps se despedia. E com ouro, claro. O atleta mais vitorioso da história das Olimpíadas deu adeus às piscinas (é o que ele garante) neste sábado com mais uma vitória, a dos 4x100m medley. Assim, fechou sua história olímpica com inacreditáveis 22 medalhas – 18 delas de ouro (para se ter uma ideia, o Brasil tem 24 ouros em todas as Olimpíadas). Em Londres, ficou em primeiro em quatro provas e terminou em segundo em outras duas.
Michael Phelps recebe troféu de maior atleta olímpico (Foto: AP)Um mito: Michael Phelps deixa as Olimpíadas com 22 medalhas, 18 delas de ouro (Foto: AP)
Quem também assegurou medalha foi um dos símbolos dos Jogos de Londres, a sul-coreana Shin A Lam. É aquela esgrimista que causou comoção ao soluçar de tanto chorar depois de uma decisão polêmica da arbitragem, contrária a ela. Desta vez, ela foi prata na prova da espada por equipes. O ouro foi para a China.
Serena Williams tênis Londres 2012 Olimpíadas final pódio (Foto: Getty Images)Serena Williams celebra vitória sobre Sharapova
(Foto: Getty Images)
O dia foi marcante no tênis. A americana Serena Williams atropelou a russa Maria Sharapova na final. Venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/1. Pentacampeã em Wimbledon (2002, '03, '09, '10 e '12), penta no Australian Open ('03, '05, '07, '09 e '10), campeã em Roland Garros/2002 e tri no US Open (1999, 2002 e '08), Serena agora tem no currículo o Career Golden Slam, nome dado ao feito em que um tenista vence os quatro torneios do Grand Slam e conquista o ouro olímpico em simples - ainda que em temporadas diferentes. Nas duplas, os irmãos americanos Bob e Mike Bryan derrotaram os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Michael Llodra na final e também ganharam o ouro.
Vitória dos Estados Unidos também no basquete, mas no sufoco. Os astros da NBA tiveram que suar. Sofreram para vencer a Lituânia por 99 a 94.
Falando em sofrer, lembra daquela jogadora britânica de hóquei que fraturou o rosto ao levar uma tacada de uma japonesa? Pois ela já voltou a jogar. Após passar por cirurgia, Kate Walsh atuou com uma proteção na derrota de 2 a 1 para a China. Detalhe: uma colega dela, Anne Panter, foi atingida na bochecha por uma bolada e começou a sangrar. Mas com ela a situação foi menos grave. No segundo tempo, ela já estava de volta à partida.
Kate Walsh, Grã-Bretanha, Hoquei, Londres (Foto: Agência AFP)Kate Walsh joga com proteção no rosto no retorno aos Jogos (Foto: Agência AFP)

COPA DO SERTÃO 2012: SABUGY VENCE CRUZEIRO DE QUIXABA

                                        
                                      
O Sabugy entrou em campo na tarde deste sabado com três estreias que agradou o torcedor com um meio de campo formado por Chaquira, Marinho, Rodolfo e Neto,tendo no ataque Welisson e Tiago.
O gol saiu muito rapido marcado por Welisson ainda no primeiro tempo e poderia ter terminado o primeiro tempo com um placar bem elastico, veio o segundo tempo com o Sabugy precionando a todo momento até que saiu o segundo gol numa cobrança de falta de Wesley, que Bruno cabeceiou para o fundo do gol dando cifras definitiva a o placar do jogo, o atacante Nêgoze nâo estreiou ficando para o proximo compromisso em juazerinho.
 No outro jogo do grupo A em Junco no classico deu o Seridó venceu o Real por 1x0, gol de George.
 O Real lidera com nove pontos, Seridó tem oito pontos, Sabugy é o terceiro com cinco pontos.      Informações de CHICO DO RADIO

Copa do Sertão: Clássico de Santa Terezinha-PB, terá transmissão da Rádio Espinharas AM e FM




Quatro
jogos movimentam neste sábado (04), a rodada da Copa do Sertão 2012. A
competição vai chegando ao final de sua fase classificatória e as
partidas vão ganhando ares de decisões. Destaque para a tarde de hoje
para o clássico de Santa Terezinha entre Guarani x Fluminense, partida
que terá transmissão ao vivo pela Rádio Espinharas AM e FM.


Cercado de muita rivalidade, o encontro entre os dois representantes da cidade na Copa do Sertão, pode definir a permanência de uma das equipes no certame. Integrantes da chave C, Fluminense e Guarani vivem situações opostas no campeonato.

Enquanto o Tricolor da Santana tem seis pontos em três jogos, o Bugre somou
apenas um ponto em duas partidas. Quem vencer o clássico de hoje
permanece sonhando com a classificação; já o perdedor tem que começar a
fazer contas se quiser chegar à outra fase.


As emoções de Guarani x Fluminense serão levadas ao Ar, pela Rádio
Espinharas AM e FM, a partir das 15h15min. O Timaço da Bola da emissora
que festeja aniversário esta semana, promete mais um show de cobertura
para os Mui Amigos da Espinharas.


Outros Jogos

Ainda pela Copa do Sertão mais três partidas acontecem na tarde de hoje, em
Santa Luzia o Sabugi recebe o Cruzeiro de Quixaba; na cidade do Junco do
Seridó, mais um clássico local, Junco x Real Sociedade medem forças na
Copa do Sertão; já em Condado o time da casa que tem o mesmo nome da
cidade pega o Remo de Pombal. Todas as partidas estão marcadas para ás
15h:30min.


Eduardo Rabêlo

03/08/2012

Com Marta apagada, Brasil perde para o Japão e dá adeus aos Jogos


Sem apresentar um futebol convincente em qualquer momento do torneio, chegou ao fim, nesta sexta-feira, o sonho da medalha olímpica para as meninas do futebol brasileiro. Mais uma vez com Marta apagada e pouco produtiva, o Brasil perdeu por 2 a 0 para o Japão, no Millenium Stadium, em Cardiff, País de Gales, e deu adeus aos Jogos de Londres.
Depois de duas medalhas de prata nos Jogos de Atenas (2004) e Pequim (2008), a seleção brasileira ficou pelo caminho e, pela primeira vez, está fora das semifinais. Em Atlanta (1996) e Sidney (2000), o Brasil terminou na quarta colocação. Atual campeão mundial, o Japão segue vivo e vai enfrentar a França, nas semifinais, em Londres, na segunda-feira. Na outra semifinal, os Estados Unidos aguardam o vencedor de Canadá x Grã-Bretanha.
No duelo entre Marta - cinco vezes bola de ouro da Fifa - e Sawa - atual melhor do mundo -, a japonesa foi superior. Não que a camisa 10 do Japão tenha sobrado em campo. Ela teve apenas uma boa atuação e participou do primeiro gol japonês. Já a brasileira, que outrora encantou nos Jogos Olímpicos, pouco fez para ajudar a seleção, nesta sexta-feira. 
Brasil começa bem

Mal soou o apito inicial, as japonesas já levaram perigo ao gol brasileiro. Com apenas 40 segundos de jogo, a defesa brasileira cochilou, e Ohno arriscou da entrada da área, obrigando Andreia a fazer grande defesa.
Apesar do susto, o Brasil foi melhor durante boa parte do primeiro tempo. Na primeira vez em que Marta e Sawa se cruzaram em campo, a brasileira levou a melhor. Meio como quem diz “Eu sou a melhor”, Marta deu um drible desconcertante e foi derrubada pela camisa 10 do Japão na entrada da área.
A cobrança não chegou a levar perigo, mas a seleção brasileira apresentava um futebol muito melhor do que o jogado na vitória por 1 a 0 sobre a Nova Zelândia e na derrota pelo mesmo placar para a Grã-Bretanha.
Com Marta participativa, o time de Jorge Barcellos teve ótimas oportunidades para abrir o placar no Millenium Stadium. Da marca do pênalti, Renata Costa chutou por cima do gol. Em seguida, Formiga tabelou com a camisa 10 e soltou um petardo de longe. A goleira Fukomoto teve de se esticar toda para evitar o gol.
Apagão

O bonito lance empolgou os torcedores, mas foi o derradeiro de brilho do Brasil e de Marta. Como quem sofre um apagão, a seleção parou de jogar na metade do primeiro tempo. As brasileiras passaram a errar constantemente a saída de bola e pagaram caro por isso.
Primeiro, Ohno chutou por cima do travessão. Um minuto depois, Miyama driblou Renata Costa e chutou rente à trave. E não demorou para a pressão transformar-se em bola na rede. Em rápida cobrança de falta, Sawa aproveitou a desatenção da defesa brasileira e achou Ogimi livre para tocar na saída de Andreia e fazer 1 a 0 para o Japão.
Nervosismo 

Ciente de que a sequência olímpica estava ameaçada, o time brasileiro voltou nervoso para o segundo tempo. Prova disso é que, logo aos três minutos, de forma não intencional, Marta acertou uma joelhada no rosto de Sakaguichi durante uma dividida e foi punida com o amarelo.
A camisa 10, aliás, pouco fez na segunda etapa. Em seu melhor lance, cobrou uma falta com perigo, mas para fora. Pouco produtivo, o Brasil quase não ameaçou as japonesas. Sem força para buscar o empate, a seleção teve sua melhor chance em uma cabeçada de Cristiane, que aproveitou cruzamento de Rosana e finalizou rente ao travessão.
Com o Brasil todo no ataque, o Japão não demorou a aproveitar os espaços deixados pela defesa verde-amarela. E, aos 27, saiu o golpe de misericórdia. Ohno recebeu ótimo lançamento na direita, gingou sobre Érica e chutou de canhota por cima da goleira Andreia. A bola ainda explodiu no travessão antes de entrar, o que deixou o lance mais bonito: 2 a 0.
O que se viu nos minutos finais da partida no Millenium Stadium foi desespero brasileiro. Sem organização alguma, a seleção se mandava ao ataque, mas foi o Japão que esteve mais perto de ampliar o placar nos contra-ataques.
Globoesporte.com 

Suélio Lacerda monta Sousa com três atacantes para enfrentar lanterna



Disposto a se recuperar na Série D do Brasileiro, o Sousa deve
jogar com três atacantes para a partida contra o Vitória da Conquista,
neste domingo, no Estádio Marizão. No coletivo-apronto que realizou
nesta sexta-feira à tarde no local do jogo, o técnico Suélio Lacerda
testou o time com Nilsinho, Vitinho e Esquerdinha.

O treinador, porém, não confirma a escalação de um terceiro jogador
no ataque. Mas, confirmou os retornos do zagueiro Márcio Paraíba e do
volante Xinho, que cumpriram suspensão automática do terceiro cartão
amarelo. Caso decida manter o time bastante ofensivo, Nilsinho herdará a
vaga deixada pelo meio-campista Giedeon, que completou a série de três
cartões amarelos na derrota para o CSA, em Alagoas.

- Nosso time está praticamente definido. Como vamos jogar em casa,
precisando da vitória, pretendo colocar o Sousa no ataque, por isso
testei o time com três atacantes. Mas, a definição mesmo só terei
momentos antes do jogo com o Vitória - disse o comandante alviverde.

O time que começou o apronto esteve com: Genivaldo, Júnior Sertânea,
Henrique, Márcio Paraíba e Camilo; Xinho, Daniel, Jean Alisson e
Esquerdinha; Vitinho e Nilsinho. Durante o treinamento, o treinador
colocou Gustavo na lateral direita, Léo Olinda e Ricardo Mamboré no
setor de meio campo.

Neste sábado, os jogadores realizam treino recreativo e em seguida
entram em regime de concentração para a partida diante do Vitória da
Conquista, que ainda não venceu na competição.

O Sousa está na segunda colocação do Grupo A4 com oito pontos. A
liderança segue em poder do CSA-AL, com 12. Na terceira posição vem o
Feirense-BA, com sete, depois Itabaiana-SE, com quatro, e em último o
Vitória da Conquista-BA, com um ponto.

COPA DO SERTÃO 2012: SABUGY VAI PRO TUDO OU NADA

                                                
                                   
Depois de três jogos sem vitoria o Sabugy anuncia quatro contratações para matar ou morrer neste sabado no machadão contra o Cruzeiro de Quixaba, o Sabugy terá as estreias de Tiago Santanense, Chaquira Rodolfo e o atacante Nègozé.
  O time jogará precionando o adversario o tempo todo ou faz três ou toma três so a vitoria intereça para ir a Juazerinho com chance de classificação mais noticias amanhã apos a partida.
 O atleta Rodolfo de São José do Sabugi estará fazendo sua estreia no Sabugi, o mesmo joga no CSP de João Pessoa desde 2009.
 Informações de Chico do Radio

Hora do troco: duelo Brasil x Japão tem Marta contra 'melhor do mundo'

Partida contra campeãs mundiais vale vaga na semifinal e coloca camisa 10 da Seleção frente a frente com Sawa, vencedora da última Bola de Ouro

De um lado, a dona da Bola de Ouro da Fifa por cinco anos. Do outro, a última vencedora do prêmio de melhor do mundo. O jogo entre Brasil e Japão nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília), em Cardiff (País de Gales), vale vaga na semifinal do torneio de futebol feminino das Olimpíadas e vai colocar frente a frente os dois maiores nomes da categoria na atualidade: as camisas 10 Marta e Homare Sawa. A partida terá transmissão ao vivo no SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.
 Marta  Brasil Homare Sawa Japão  (Foto: Getty Images) Marta e Sawa em ação nas Olimpíadas: duas camisas 10 em busca do ouro inédito (Foto: Getty Images)
“Rainha” do futebol feminino, Marta, de 26 anos, foi soberana na premiação da Fifa entre 2006 e 2010. Mas durante o período sofreu com o “quase” pela Seleção: foi vice-campeã mundial em 2007 e ficou com a medalha de prata olímpica em 2008, somando dois segundos lugares seguidos nos Jogos (em 2004, o Brasil também perdeu para os Estados Unidos na decisão).
HORÁRIO CONFRONTO CIDADE
8:00 Suécia x França Glasgow
10:30 EUA x Nova Zelândia Newcastle
13:00 Brasil x Japão Cardiff
15:30 Grã-Bretanha x Canadá Coventry
A consagração de Sawa veio em 2011. A meio-campista de 33 anos liderou o Japão na conquista inédita do Mundial na Alemanha sobre as americanas, foi eleita a craque do torneio e fechou a temporada superando Marta na eleição da Fifa.
- Ela é uma jogadora de alto nível, já a enfrentei outras vezes jogando na liga americana. Tem que ter atenção, ela arma o jogo. O Japão interiro é assim, um conjunto bem compacto. Temos que estudar a equipe delas e tentar neutralizar o máximo de jogadas individuais e ensaiadas para seguir na competição – disse Marta.
- Claro que Marta e Cristiane são duas jogadoras-chave do Brasil, mas o time tem muitas outras boas jogadoras com quem precisamos ter cuidado. Queremos entrar concentradas e jogar bem na defesa - completou Sawa.

Treinado por Jorge Barcellos, o Brasil avançou para as quartas em segundo lugar no Grupo E com seis pontos, atrás da anfitriã (Grã-Bretanha). As duas vitórias foram conquistas no Millennium Stadium, local da partida contra as japonesas: 5 a 0 sobre Camarões e 1 a 0 na Nova Zelândia. Na última rodada, a Seleção caiu por 1 a 0 para as britânicas, no Estádio de Wembley, em Londres.
O Japão também ficou em segundo no Grupo F, empatado em cinco pontos com a Suécia, mas com saldo de gols menor (3 a 1). Na estreia, o time treinado por Norio Sasaki bateu o Canadá por 2 a 1, depois ficou no 0 a 0 com as suecas e a África do Sul. Para Marta, as japonesas merecem respeito mesmo sem terem ainda feito uma grande exibição nas Olimpíadas:
- É como pegar qualquer outro adversário. Não tem adversário fácil nas quartas de final. Se tivéssemos ficado em primeiro, pegaríamos o Canadá, um time forte também. Pegamos o Japão, que acabou empatando com a África do Sul. Alguém já ouviu falar de tradição de África do Sul?
Jorge Barcellos com Marta no treino da Seleção feminina (Foto: Reuters)Jorge Barcellos orienta Marta no treino da Seleção antes das quartas de final (Foto: Reuters)
O técnico japonês chegou a criar polêmica ao afirmar que sua equipe jogou para empatar com as sul-africanas, pois o resultado manteria as campeãs mundiais em Cardiff nas quartas, evitando viajar. Objetivo alcançado, agora Sasaki também prega respeito a Marta & cia.
- Se existe algo no mundo inteiro com o qual todos concordam é que o Brasil é uma das seleções mais talentosas do planeta. Mas nosso principal trunfo é o jogo em equipe. Sabemos o quanto teremos que trabalhar duro para encarar uma equipe como essa, mas estamos preparados para seguir na luta pelo ouro olímpico – disse o treinador.
Norio Sasaki, técnico do Japão feminino (Foto: Agência Reuters)Norio Sasaki queria empate para evitar viagem
nas quartas de final (Foto: Agência Reuters)
Companheira de Marta no ataque do Brasil, Cristiane acredita que a seleção japonesa, apesar de forte, poderá dar brechas para o estilo de jogo das brasileiras:
- O Japão é o atual campeão mundial, mas não é um bicho de sete cabeças. Tem seus erros e defeitos também. É um time que toca mais, não fica dando chutão e não é tão alto. É um time que deixa a gente jogar mais. Vamos procurar acertar os erros e procurar jogar mais com a bola no chão.
A Seleção sempre chegou às semifinais das Olimpíadas desde o primeiro torneio de futebol feminino, em 1996. Nas duas primeiras, acabou em quarto lugar, sem medalha. Nas duas seguintes, bateu na trave e ficou com a prata.
- As japonesas são as atuais campeãs do mundo, com certeza será um jogo difícil, mas estamos confiantes e vamos entrar em campo para vencer e chegarmos à semifinal – concluiu Grazielle.
Como de costume, Barcellos não revelou a escalação da Seleção com antecedência. Mas, segundo o site da CBF, o técnico terá de volta Fabiana e Formiga, poupadas na última rodada da primeira fase. Mas Maurine está fora por causa de dores na perna direita.
- Estamos enfrentando o jogo contra o Japão como uma final, precisamos vencer e acredito muito no potencial das jogadoras - afirmou o treinador.

02/08/2012

Judoca conquista bronze e faz Brasil quebrar seca de quatro dias sem medalhas. Derrotas no vôlei e no basquete são decepções do dia


Judô mayra aguiar brasil Marhinde Verkerk holanda londres 2012 (Foto: Agência AFP)Mayra Aguiar abre um sorriso sereno, de quem
sabe que tem muito pela frente (Foto: Agência AFP)
Este texto, por favor, não tem qualquer pretensão mística – sob pena de soar charlatão. Mas é engraçado como o número quatro costuma passar uma ideia de ciclo. São assim as quatro estações do ano, as quatro fases da lua, os quatro períodos do dia. E os quatro estágios da vida – infância, adolescência, idade adulta e velhice. Mayra Aguiar, que nesta sexta-feira completa apenas 21 anos, está acostumada a medir seu tempo em ciclos olímpicos – que duram justamente quatro anos. E ela, fazendo um cálculo simples, deve disputar quatro Olimpíadas ao longo da vida. Em sua existência de atleta, viveu a infância em Pequim, quando, ainda engatinhando, foi eliminada já na primeira luta. E experimentou a adolescência agora, em Londres. Que nos preparemos: a nova medalhista olímpica brasileira tende a chegar aos Jogos do Rio, em 2016, como uma adulta pronta para o ouro.
Nesta quinta-feira, no instante em que derruba, com um ippon, a holandesa Marhinde Verkerk e garante o bronze, é interessante a expressão de Mayra. Ela não entra em um pranto eufórico, como Felipe Kitadai, outro dono de um bronze. Também não faz uma careta de choro, caso de Sarah Menezes, por enquanto propritária de nosso único ouro em Londres. Mayra, não: ela sorri. Abre um sorriso alegre, claro, mas longe de ser extravagante. É serena. E é serena porque sabe que ainda está em fase de crescimento no esporte, porque sabe que a vida adulta dentro do tatame ainda está por vir. E aí o bronze de hoje pode ser o ouro de amanhã.
O sexto dia das Olimpíadas de 2012 serviu para quebrar a seca de medalhas. Desde sábado, o Brasil estava órfão de pódios. Estávamos com saudade. Fazia tempo. Fazia exatamente... quatro dias.
Mayra Aguiar bronze judô brasil olimpíadas 2012 (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Mayra exibe medalha de bronze em sua segunda disputa olímpica (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)
O tiquetaquear da medalhista
Mayra tem uma relação peculiar com o tempo. Ela parece acelerar os relógios da vida. É precoce. Com 15 anos, já tinha uma medalha em Mundiais Sub-20 – é a única atleta a ter quatro pódios na categoria. Foi a Pequim com apenas 16. E não gosta de ver os ponteiros correrem sem que estejam tiquetaqueando segundos de treinamento. Os episódios que acontecem fora do tatame são pequenas partículas que circulam em volta de um núcleo: o judô.
Judô mayra aguiar brasil Marhinde Verkerk holanda londres 2012 (Foto: Agência Reuters)O golpe da vitória contra a holandesa: foram quatro
dias sem medalhas  (Foto: Agência Reuters)
Ela cresceu treinando ao lado de feras do naipe de João Derly e Tiago Camilo. Foi com eles para Pequim, como uma espécie de mascote da turma – mas uma mascote que, sabiam todos, viraria bicho dos grandes. Porque ela treina forte: trabalhos físicos pela manhã, fisioterapia à tarde, atividades técnicas à noite. Não gosta de perder tempo.
Veja só: a menina morava no bairro Azenha, em Porto Alegre, e desde sempre treina na Sogipa (Sociedade de Ginástica Porto Alegre), um dos principais clubes da cidade. Ela levava cerca de meia-hora para ir e voltar dos treinos. E se irritava com o tempo perdido. Para otimizar o processo, pediu para morar ao lado do local de trabalho. Foi atendida. Vai saber se esses minutos diários ganhos não renderam aqueles detalhes que resultam em uma medalha, não é mesmo?
Cielo, vôlei de praia e boxe dão boas perspectivas
Agora a questão é saber quantos outros pódios, feito o de Mayra ou superiores a ele, virão. A quinta-feira deixou boas perspectivas. Cesar Cielo mostrou que, passados quatro anos do ouro em Pequim, continua sendo um monstro nos 50m livre. Ele avançou para a final com o melhor tempo do dia – empatado com o americano Cullen Jones. Bruno Fratus também foi muito bem: o quarto melhor, dando sinais de que é outro que pode ir ao pódio.
Cesar Cielo cullen jones  londres 2012 olimpiadas (Foto: Getty Images)Cesar Cielo e Cullen Jones chegam juntos nas semifinais dos 50m livre (Foto: Getty Images)
Thiago Pereira também fez bonito, mas parou em seu limite máximo em uma prova complicadíssima. Nos 200m medley, ficou em quarto, atrás do fenômeno Michael Phelps, de seu compatriota Ryan Lochte e do húngaro Laszlo Cseh. Já Kaio Márcio foi eliminado nas eliminatórias dos 100m borboleta.
talita maria elisa vôlei de praia (Foto: Reuters)Talita e Maria Elisa vencem mais uma em Londres
(Foto: Reuters)
O vôlei de praia brasileiro cheira a medalhas. Nesta quinta-feira, o país fechou de forma impecável a primeira fase da disputa. Nenhuma dupla verde-amarela perdeu na etapa de classificação. Foram 12 vitórias em 12 jogos. Desta vez, os triunfos foram de Maria Elisa e Talita e de Alison e Emanuel. Elas superaram as australianas Bawden e Palmer por 2 sets a 1 (18/21, 21/16 e 15/9). E eles bateram os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 0, parciais de 26/24 e 21/18.
No boxe, outra boa notícia. Esquiva Falcão bateu forte em Soltan Migitinov, do Azerbaijão, e foi às quartas de final da categoria peso-médio. Ganhou por 24 a 11. Está a uma vitória de garantir uma medalha. O adversário na próxima fase, segunda-feira, é o húngaro Zoltan Harcsa.
Quem também está perto de outra medalha olímpica é a dupla formada por Robert Scheidt e Bruno Prada na vela. Eles fecharam mais um dia na segunda colocação da classe Star, mas se distanciam dos líderes, os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson. Os anfitriões somaram um primeiro e um segundo lugares nesta quinta, enquanto os brasileiros foram terceiros em uma regata e quintos em outra.
Derrotas nos esportes coletivos
Dante, seleção de Vôlei, Brasil x EUA (Foto: Agência AFP)Dante lamenta: Brasil perde para os EUA no vôlei
(Foto: Agência AFP)
O problema esteve nos esportes coletivos. A exemplo do que aconteceu com Mayra, derrotada por uma americana (abaixo, leia mais sobre Kayla Harrison), e de Thiago Pereira, batido por Phelps e Lochte, o vôlei masculino foi superado pelos Estados Unidos. Perdeu por 3 sets a 1 (23/25, 27/25, 25/19 e 25/17). Foi a primeira derrota do time de Bernardinho no torneio.
O basquete também sofreu um golpe duro. Faltando menos de seis segundos para o fim da partida, com o Brasil à frente no placar, o russo Vitaliy Fridzon resolveu arriscar, pela primeira vez no jogo, um arremesso de três pontos. E acertou. Assim, transformou a vitória brasileira em derrota. Doeu olhar no placar e constatar: 75 a 74. A ressalva é que foi o primeiro insucesso do time de Rubén Magnano na competição.
fridzon brasil x rússia basquete londres 2012 olimpiadas 2 (Foto: Reuters)Russo Vitaliy Fridzon arremessa para os três pontos da vitória sobre o Brasil (Foto: Reuters)
No tênis, a dupla brasileira formada por Bruno Soares e Marcelo Melo não conseguiu passar das quartas de final. Eles perderam para os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Michael Llodra por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2. Foi a melhor campanha de uma dupla do país nas Olimpíadas.
Vovô do hipismo, recorde e superação
Hiroshi Hoketsu cavaleiro hipismo (Foto: Blog)Hiroshi Hoketsu, 71 anos: preocupado com a idade
do cavalo (Foto: Blog)
Hiroshi Hoketsu foi o 17º melhor do dia no hipismo. É um japonês. Não seria grande feito se ele não tivesse 71 anos. É a terceira vez que ele disputa os Jogos. Participou em 1964, em Tóquio, e em 2008, em Pequim. Questionado sobre a chance de também participar das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, ele deu uma resposta um tanto curiosa: “Acho que não. Meu cavalo estará muito velho”.
O cavaleiro se classificou também para os Jogos de 1988, em Seul. Mas não participou da disputa, porque seu cavalo da época se machucou. Pois foi justamente naquela edição das Olimpíadas que o time de basquete do Brasil estabeleceu o recorde de pontos da história olímpica, na vitória de 138 a 85 sobre o Egito. Mas a marca desabou nesta quinta. Os Estados Unidos fizeram 156 a 73 na Nigéria e entraram para a história do esporte.
O dia também foi marcante para os americanos na ginástica. Gabrielle Douglas, de 16 anos, chamada de “esquilo voador”, levou o ouro na competição individual geral. A prata e o bronze ficaram com as russas Victoria Komova e Aliya Mustafina.
Na esgrima, quem brilhou foi uma italiana. Valentina Vezzali conquistou sua sexta medalha de ouro, um recorde no esporte. Ela ajudou seu país a ganhar a disputa por equipes no florete feminino.
judô Abigel Joo Hungria Daria Pogorzelec polônia londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Húngara Abigel Joo dá golpe final mesmo mal
conseguindo caminhar (Foto: Agência Reuters)
A quinta-feira ainda reservou episódios de superação. E ambos com mulheres judocas. A húngara Abigel Joo surpreendeu ao conquistar o bronze com uma lesão que quase a impedia de caminhar. Ela perdia a luta contra a polonesa Daria Pogorzelec por dois yukos. A adversária, respeitosa, não atacava sua perna machucada. E acabou se dando mal. Abigel Joo aplicou um ippon nela, em uma das viradas mais marcantes dos Jogos. O público aplaudiu a judoca de pé.
Mas a grande vitoriosa do dia nos tatames foi mesmo Kayla Harrison. A algoz de Mayra Aguiar chegou ao ouro depois de superar um grave problema pessoal. Quando tinha 13 anos, ela começou a ser abusada sexualmente por seu treinador, Daniel Doyle, que a acompanhava desde quando tinha oito anos. A judoca só contou o caso a seus pais três anos depois do ocorrido. Doyle foi parar na cadeia, condenado a dez anos de prisão – talvez o lugar mais distante possível de um topo de pódio olímpico, o lugar onde Harrinson chorou nesta quinta, desta vez de alegria.
Judoca americana Kayla Harrinson (Foto: Agência AFP)Kayla Harrinson, abusada sexualmente na infância, chora no pódio (Foto: Agência AFP)

Íbis reencontra caminho das vitórias depois de mais de quatro anos

Na Segunda Divisão do Campeonato Pernambucano, Pássaro Preto busca, no entanto, seguir a sua sina de derrotas na elite do Estadual

O vestiário está cheio, afinal, é dia de jogo importante. O treinador está na preleção. A ordem do dia é motivar. Nunca o objetivo de vencer foi pregado com tanta força: "Hoje é o nosso dia, é a hora de vencer. Essa é a primeira (vitória) de muitas que virão." As palavras são bem assimiladas pelos atletas, que demonstram estar preparados. São jogadores de uma das equipes mais conhecidas do futebol brasileiro, aquele que conquistou fama internacional não pelos seus grandes feitos, mas sim pela ausência deles. Eles vestem a camisa do Íbis, o pior time do mundo.
Neste ano, o Pássaro Preto segue firme em sua trajetória de insucessos. A noite nublada de quarta-feira em Paulista, cidade da Região Metropolitana do Recife, era como tantas outras para o Íbis. Sem conseguir vencer uma partida sequer na Série A2 do Campeonato Pernambucano (até então, cinco derrotas e três empates que colocavam o time em penúltimo na tabela), o Íbis entrava em campo diante do Jaguar, de Jaboatão dos Guararapes, para tentar espantar a "glória" de não conseguir um triunfo há mais de quatro anos - há 50 meses, para ser mais exato.
Jogando em casa, o Íbis bateu o adversário  por 3 a 2  Será o início da ascensão do Pássaro Preto? Nem tanto. Ele quer subir de divisão, de preferência sem ser campeão, mas não tomar gosto pelas vitórias. Tornar-se um time vencedor definitivamente não faz parte dos planos.
Time do Íbis perfilado (Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)Time do Íbis perfilado para mais um jogo do Pernambucano da Série A-2
(Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)
O Íbis está "atolado" na Série A-2 do Pernambucano há quase uma década. Nas últimas cinco edições, deixou de participar de duas (2009 e 2011) por não reunir condições financeiras suficientes para a disputa. Neste ano, juntou os cacos e conseguiu voltar aos gramados. O presidente do clube, Ozi Ramos, e o treinador do time nesta temporada, Marcos Costa, não escondem que o objetivo é voltar aos tempos áureos de Primeira Divisão. Mas, curiosamente, ao mesmo tempo, ratificam que não querem perder a alcunha que deixou o time conhecido internacionalmente.
- A situação que passamos não é difícil. O Íbis perder é algo normal para a mídia - brinca Marcos.
A opinião é compartilhada pelo presidente.
- Nosso objetivo é mais alto. Mas se continuarmos perdendo e mantivermos o título (de pior do mundo), vai ser bom também, porque continuarão falando da gente. É aquela coisa, falem bem ou falem mal, mas falem de Íbis - diz Ozí.
Ozir Ramos, presidente do Íbis (Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)Ozí Ramos, presidente do Íbis (Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)
O Poço em que o Íbis se encontra parece sem fundo. O treinador trabalha com um elenco de 40 atletas, porque existe a divisão do grupo entre os compromissos profissionais e o futebol. O clube mantém em seu elenco jogadores com dupla função. De advogado a técnico em radiologia compõem o elenco rubro-negro. Mas as adversidades não impedem os comandantes de projetarem um horizonte melhor para o time.
- Hoje o Íbis não é mais como antigamente. Agora somos organizados, fizemos um planejamento de um ano e meio. Montamos uma equipe e, mesmo com esses jogadores trabalhadores, conseguimos trazer atletas de outros estados. Temos outra estrutura, mesmo com pouco dinheiro. Estamos passando por um momento normal (no campeonato), e acredito que, quando vencermos a primeira, vamos deslanchar - acredita o treinador.
A possibilidade de uma vitória não assustava o mandatário do clube. Ozí sabe que um "tropeço" ou outro na história do Íbis não vai abalar o marketing rubro-negro.
- Veja, nós nem somos os piores. Se você for ver, hoje o pior é o Ferroviário (time do Cabo de Santo Agostinho que amarga a lanterna do campeonato). Se estivermos ganhando, vão falar que o pior está dando a volta por cima. Se continuarmos perdendo, continuaremos sendo o Pior. É audiência do mesmo jeito - brinca.
Íbismania
Pensando em associar o amor ao Pássaro Preto à própria marca icônica do Íbis e sua alcunha de "Pior do Mundo", o jornalista Israel Leal criou um movimento na Internet para deixar o Rubro-Negro mais conhecido do que já é por suas derrotas. O Íbismania foi criado em 2010 com objetivo de somar mais fãs ao time. E deu certo.
- Na verdade, fiz meu trabalho de conclusão de curso sobre o Íbis, e ele virou até livro. Depois disso, por conta da Copa do Mundo de 2010, queria chamar a atenção para o clube e criei o movimento. Hoje temos mais de 10.800 fãs em nossa página virtual, além de redes sociais, e viramos a mídia oficial do Íbis - contou Israel.
Uma das caracerísticas do projeto Íbismania é o humor ácido com a situação do próprio Pássaro Preto e com os outros times. Sobrou até para a seleção brasileira e para a Argentina.
- Quando Brasil e Argentina foram eliminados da Copa do Mundo (de 2010), colocamos imediatamente a notícia de que o Íbis estaria negociando para trazer Maradona ou Dunga para técnico. O povo riu, gostou, e a partir daí bombamos na Internet com essas brincadeiras - disse, brincalhão, o comandante do Íbismania.
Mascote trapalhão

Um dos integrantes do Íbismania, o publicitário Nilsinho Filho decidiu de alguma forma ajudar financeiramente o Íbis. No início deste ano, foi participar da tradicional corrida de Bonecos Gigantes de Olinda, na categoria mascotes de times de futebol, para arrematar o prêmio em dinheiro e dar ao clube. Trajado de Pássaro Preto, o então "alteta" estava ganhando a prova quando aconteceu algo inusitado.
- Faltavam poucos metros para chegar em primeiro lugar quando decidi dar uma olhada para ver quem estava atrás. A máscara rodou na minha cabeça e tapou minha vista. Não consegui ver nada e acabei caindo de cara no chão - conta Nelsinho, sem guardar o riso. - O pessoal achava que eu tinha feito de propósito, por sermos o Pior Time do Mundo. Mas não, caí mesmo e fiquei todo machucado. Quando terminou a prova e eu cheguei em segundo, todos os repórteres vieram me abraçar. Foi engraçado, porque ficou aquela história: nem na corrida a gente ganha.
Torcida 'fiel'
Torcedores do Íbis (Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)Lucas e família unida pelo Íbis
(Foto: Terni Castro/Globoesporte.com)
Mesmo encostado nas últimas posições da competição, o Íbis pode se orgulhar de ter uma torcida fiel. Na verdade, a maioria é de simpatizantes do Pássaro Preto, que está mandando seus jogos no Estádio Ademir Cunha e cativando adeptos.
Mas os torcedores de coração estão presentes. É o caso do vendedor Rodrigues Costa. Torcedor há mais de 20 anos, ele tem explicação para esse amor "curioso" pelo time rubro-negro.
- Acompanho o Íbis desde a década de 90, quando chegou a jogar a Primeira Divisão. Fui ver a história de Pior Time do Mundo e acabei gostando. Apesar de só perder, o time está jogando bem. Quero ver o Íbis na Primeira Divisão, jogando contra o Sport, na Ilha do Retiro. Imagine só como seria? - sonha o vendedor, que passou a paixão para o filho, Lucas Matias, de dez anos.
- Tenho amor por dois rubro-negros, Íbis e Sport. Não é porque o Íbis só faz perder que eu vou deixar de torcer - ressalta o garoto.

FPF divulga arbitragem para última rodada da primeira fase da 2ª Divisão do paraibano





A
Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou nesta quinta-feira a
escala de árbitros que vão trabalhar nas duas últimas partidas da
primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano. O detalhe é
que mais uma vez a ata de sorteio da Comissão Estadual de Árbitros de
Futebol (Ceaf) apresentou uma gafe: a dupla de assistentes para uma das
partidas estava repitida das duas colunas.



No
domingo, o já classificado Cruzeiro de Itaporanga recebe a eliminada
Desportiva Picuiense. Os times se enfrentam às 15h15 no Estádio Zezão.
Já na segunda-feira, Miramar de Cabedelo cumpre tabela contra o Sport
Campina no Estádio Amigão, mas o mando de campo é do time de Cabedelo. O
jogo contece às 20h30. Na tarde de ontem, Santa Cruz de Santa Rita e
Desportiva Guarabira empataram em 1x1, na abertura da rodada.



 Cruzeiro x Picuiense


Jefferson
Nolete, de Campina Grande, apita o jogo no Estádio Zezão, auxiliado por
Jocival Abrantes, de Sousa, e Jailma Figueiredo, de Patos. A ata de
sorteio, aliás, apresenta os nomes dos dois assistentes como os únicos
disponíveis para a partida.



Miramar x Sport


Um trio
de Campina Grande apita a partida no Amigão. Tomaz Diniz será o árbitro
principal e terá como assistentes Kleber Camelo e Luciano Fernandes.

Governador da PB promete investir R$ 45 milhões em arenas esportivas




O
governador Ricardo Coutinho anunciou nesta quinta-feira um “plano de
investimento” de R$ 1 bilhão em verba própria, federal e provenientes de
empréstimos internacionais para serem aplicados em diferentes setores de João Pessoa. Deste valor, R$ 45 milhões estão prometidos para o esporte, com a reforma da Vila Olímpica Ronaldo Marinho e do Estádio
Almeidão.

Segundo o chefe do executivo estadual, o processo de licitação deve ter início em 10 dias, e ser finalizado em no máximo mais 50 dias, totalizando assim dois meses até o início da obra.

Queremos começar as obras em outubro para deixar tudo pronto o mais
rápido possível. No caso do Almeidão, a meta é o Campeonato Paraibano de 2013 – declarou Ricardo Coutinho.

Ainda com relação ao estádio da capital paraibana, o governante diz que o local possui “problemas estruturais muito graves” e que em 37 anos de história nunca passou por uma reforma de verdade.

Ele promete realizar a urbanização da área externa do estádio, renovar a estrutura interna e ainda trocar todo o gramado.
Vamos dar melhores condições para receber bons jogos e os torcedores – frisou.
Sobre a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, Ricardo explica que serão investidos mais de R$ 20 milhões para transformar o local em um moderno centro de treinamento esportivo.
A Vila Olímpica está há 50 anos do mesmo jeito, sem receber um único real de investimento. Vamos mudar isto. Vamos agora reformular sua estrutura para transformá-la num espaço digno para a formação de nossos novos atletas – completou.
Outras reformas
Apesar dos investimentos serem para João Pessoa, o governador disse que no caso do esporte outras praças serão atendidas, a exemplo do Amigão, em Campina Grande; do Perpetão, em Cajazeiras, do Rodrigão, em Galante; e o Marizão, em Sousa. O Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, também vai ser reformado.

Globoesporte.com/pb

Ruralzão 2012:Verdão e Cruzeiro do Brejinho,Penarol e Guará abrem 2ª rodada



A 2ª rodada do Ruralzão 2012 terá inicio neste final de semana com os jogos da chave A, onde se enfrentam no Estádio Machadão o Verdão do Talhado e o Cruzeiro do Brejinho, já na comunidade São Vicente, o Peñarol local encara o Guará do Saco.
O lider da Chave A é o Verdão com nove pontos,enquanto Guará, Cruzeiro e Peñarol somam seis pontos, já que o Central do Riacho da Serra desistiu da competição e todas as equipes da chave A somaram seis pontos ganhos dos jogos que seriam realizados contra o Central.

joaohenrique.facilblog.com, com informações de Chico do Rádio

Surgindo como oposição, dirigente quer ser "alternativa" para a FPF








Foto: Montagem/Paraibaonline


O ex-presidente do Treze e da Liga de Futebol Profissional da Paraíba,
Olavo Rodrigues (foto), pode estar surgindo como uma liderança para
fazer oposição ao atual modelo de administração do futebol paraibano.

Bi-campeão estadual como dirigente do Galo, em 1999 e 2000, além dos
títulos, Olavo ficou marcado no cenário esportivo da Paraíba ao retirar o
alvinegro de campo em 99, antes de uma partida contra o Botafogo-PB, no
Estádio Almeidão. O jogo seria válido por um torneio seletivo de
classificação ao Campeonato Brasileiro da Série C.

O motivo foi a escalação do árbitro José Clizaldo para comandar o
duelo. Naquele ano, a diretoria galista acusava a Federação Paraibana de
Futebol – FPF e a Comissão Estadual de Arbitragem de beneficiarem o
Belo.

De acordo com o ex-mandatário do Treze, já existe uma movimentação nos
bastidores em busca de apoio político para se formar um bloco de
oposição no sentido de se candidatar à presidência da FPF.

- Fui procurado por pessoas ligadas ao esporte de todo o Estado e vamos
elaborar um projeto que viabilize o nosso futebol. A gente se coloca
como alternativa. Vamos solicitar o Estatuto da entidade com o propósito
de requerer posteriormente uma auditoria na Federação. Basta dessa
administração. A FPF não pode mais ser uma capitania hereditária da
família Gomes – asseverou Olavo.

Apesar de considerar sua relação com Rosilene Gomes como “boa”, o dirigente esclareceu que “é ela lá e eu cá”.

Olavo Rodrigues é conselheiro vitalício do Treze e atualmente dirige a Casa da Cidadania de Campina Grande.

Futebol do RN: Arbitragem da 5ª rodada da 2ª Divisão e do 1° jogo da Final do Sub 18!



A Comissão de Arbitragem do Rio Grande do Norte divulgou hoje (1°/08) a escala de árbitros para a 5ª rodada do Estadual Segunda Divisão, a ser disputada no próximo domingo.
Em Parnamirim, às 15h jogam Potiguar de Parnamirim x Currais Novos.
Árbitro central: Andrielly Elkeitt de Oliveira
Assistente 1: Gilvânia Dantas da Silva
Assistente 2: Édson dos Santos Nascimento
Quarto árbitro: Raimundo Quirino da Costa Neto
Delegado de jogo: Luiz Antônio Andrade Frazão

Em Currais Novos, às 17h jogam Potyguar x Visão Celeste.
Árbitro central: Valdick Leão de Oliveira
Assistente 1: Alex Batista da Silva
Assistente 2: Gérson Kelly Gomes dos Santos
Quarto árbitro: Húdson Lopes Concetino
Delegado de jogo: Marco Aurélio

Pelo Estadual Sub 18, primeiro jogo da Decisão!

No Frasqueirão às 15h30 do domingo, ABC  x América
Árbitro central: Lenílson de Lima
Assistente 1: Rômulo Bruno Campos Alves
Assistente 2: Leandro Lincoln Santos Neves
Delegado de jogo: Francisco Assis de Lima
Fonte: Blog do Trindade

01/08/2012

Brasil perde feio no vôlei, sofre de novo no basquete e fica sem medalhas com Cielo e Camilo. Mas handebol, futebol, boxe e vôlei de praia animam

Comemoração, Brasil x Coreia do Sul, Vôlei (Foto: Agência Reuters)Coreanas comemoram, brasileiras lamentam: nova
derrota do Brasil (Foto: Agência Reuters)
Hardy chega a irritar de tão pessimista. É aquela hiena do desenho animado Lippy e Hardy que fica sempre vaticinando que tudo há de dar errado. “Oh, céus, oh, vida, oh, azar”, diz ela o tempo todo. Fosse brasileira, ela terminaria esta quarta-feira lembrando que Tiago Camilo não ganhou medalha no judô, que Cesar Cielo não passou do sexto lugar nos 100m livre, que a seleção feminina de basquete perdeu mais uma, que as meninas do vôlei foram atropeladas pela Coreia do Sul. Pior: em mais um dia sem medalhas em Londres, avisaria: “E se Neymar for atropelado por um daqueles ônibus vermelhos? E se Cielo escorregar na beira da piscina na hora de largar pros 50m? E se Maurren Maggi tropeçar em um buraco quando for saltar?”. É uma pessimista incorrigível a hiena.
Pollyanna chega a irritar de tão otimista. É aquela personagem de um famoso livro infanto-juvenil (chamado justamente "Pollyanna"), escrito pela americana Eleanor H. Porter, que sempre vê o lado bom das coisas. Órfã, a menina brinca do chamado “jogo do contente”, ensinada por seu pai. A ideia consiste em sempre buscar, por pior que seja a situação, uma perspectiva positiva. Fosse brasileira, ela fecharia esta quarta-feira observando que a seleção masculina de futebol venceu, que as duplas de vôlei de praia seguem fortes, que o boxeador Robenílson Vieira de Jesus está a uma vitória do pódio. Questionada sobre os quatro dias seguidos sem medalhas, ela lembraria que muito está por vir, que temos Neymar, Cielo e Maurren, que ainda ouviremos muito o hino nacional.
Leandro Damião marca gol do Brasil contra a Nova Zelândia (Foto: Reuters)Leandro Damião completa para o gol na vitória de 3 a 0 sobre a Nova Zelândia (Foto: Reuters)
No quinto dia de competições em Londres, o desempenho brasileiro coloca em discussão aquele velho papo do ponto de vista, do copo metade cheio ou metade vazio. Por exemplo: Sergio Sasaki. De duas, uma: ou o vemos como não mais do que o décimo colocado no individual geral de ginástica artística, ou o vemos como o primeiro brasileiro a chegar a uma final olímpica na disputa. É uma questão de ser Hardy ou ser Pollyanna, afinal.
Entre otimistas e pessimistas, o fato é que a delegação verde-amarela segue restrita às três medalhas conquistadas na sexta-feira. Com isso, caiu um pouco mais no quadro geral de conquistas. Está em 17º.
Copo metade cheio
Três jogos, três vitórias, três gols em cada um deles. A seleção brasileira encerrou bem sua participação na primeira fase do torneio masculino de futebol. Nesta quarta-feira, venceu a Nova Zelândia por 3 a 0, em jogo muito tranquilo. Danilo, Leandro Damião e Sandro fizeram os gols do duelo. As notas negativas foram a expulsão de Alex Sandro e o gol vivo desperdiçado por Neymar. Ele recebeu de Marcelo na área, livre, e mandou por cima. Depois da partida, o atacante disse que foi o gol mais perdido da carreira dele. Nas quartas de final, o adversário brasileiro será Honduras – sábado, em Newcastle.
O handebol também anima. A seleção feminina disputou sua terceira partida e alcançou sua terceira vitória na competição. Desta vez, a vítima foi a Grã-Bretanha, por 30 a 17. O Brasil, com duas rodadas de antecedência, está garantido nas quartas de final. Floresce a confiança por medalhas.
E o mesmo vale, em grau ainda maior, para o vôlei de praia. Juliana e Larissa seguem sem perder um set sequer nas Olimpíadas de Londres. Desta vez, fizeram 2 sets a 0 (21/12 e 21/18) sobre as tchecas Klapalova e Hajeckova. Ricardo e Pedro Cunha também mantiveram os 100% de aproveitamento ao bater Binstock e Reader, do Canadá, por 2 a 0 (21/18 e 24/22).
No boxe, Robenílson Vieira de Jesus também fez bonito. Venceu Sergey Vodopiyanov, da Rússia, e avançou às quartas de final entre os pesos-galos (até 56kg). O triunfo foi por 13 a 11. O brasileiro está a uma vitória do pódio. Ele volta ao ringue no domingo, contra o cubano Lázaro Alvarez.
Robenilson Vieira na luta de boxe em Londres contra o russo Sergey Vodopiyanov (Foto: Reuters)Robenilson Vieira vence o russo Sergey Vodopiyanov: a uma luta do pódio (Foto: Reuters)
Na natação, a boa notícia foi a classificação de Thiago Pereira para a final dos 200m medley. Ele já garantiu a prata nos 400m da categoria. Agora, encara gigantes como Michael Phelps e Ryan Lochte em busca de outro ouro.
O tênis brasileiro também teve uma vitória expressiva. Bruno Soares e Marcelo Melo completaram a partida iniciada na terça-feira e bateram os tchecos Berdych e Stepanek por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/4 e 24/22. O encontro entre as duplas teve 4h21m de duração.
Copo metade vazio
Foi uma pancada. A seleção feminina de vôlei fez quase nada em quadra e acabou engolida pela Coreia do Sul: 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/21 e 25/21. As atuais campeãs olímpicas perderam os dois últimos jogos que disputaram. Correm sério risco de sequer avançar para a próxima fase.
E o basquete feminino segue decepcionando. Desta vez, perdeu para a Austrália por 67 a 61. Foi a terceira derrota em três jogos. A classificação para a próxima fase está seriamente ameaçada. Não por acaso, as atletas caíram no choro depois de mais um insucesso. É preciso vencer Canadá e Grã-Bretanha para se classificar e possivelmente pegar os Estados Unidos nas quartas de final. É a crônica de uma morte anunciada.
basquete brasil choro derrota austrália Londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Brasileiras choram após derrota para a Austrália no basquete (Foto: Agência Reuters)
No judô, Tiago Camilo foi longe, mas não o bastante para chegar ao pódio. Ele terminou em quarto na categoria médio. Perdeu nas semifinais para o sul-coreano Song Dae-Nam e depois foi derrotado na disputa do bronze pelo grego Ilias Iliadis. Maria Portela, também da categoria médio, caiu já na primeira luta - levou wazari e ippon da colombiana Yuri Alvear.
Cesar Cielo, Londres 2012 (Foto: Agência EFE)Cesar Cielo não consegue medalha nos 100m
livre (Foto: Agência EFE)
A natação deixou o gosto de medalha nos brasileiros, mas Cesar Cielo não conseguiu ficar entre os três melhores na final dos 100m livre. Viu o americano Nathan Adrian vencer a prova, com o australiano James Magnussen em segundo e o canadense Brent Hayden em terceiro. Cielo virou na liderança nos primeiros 50m, mas não conseguiu manter o ritmo.
Outros três brasileiros foram eliminados precocemente nas piscinas. Leonardo de Deus caiu nas semifinais dos 200m costas, Daynara de Paula parou na primeira fase dos 100m borboleta e Henrique Rodrigues não conseguiu vaga na final dos 200m medley.
Na vela, em dia sem regata para Robert Scheidt e Bruno Prada, os brasileiros foram discretos. Ricardo Winicki, o Bimba, não manteve o ritmo da primeira prova do dia e terminou as disputas desta quarta na 12ª colocação geral, com 52 pontos perdidos. Bruno Fontes, na classe Star, teve um décimo e um 27º lugares e caiu dois postos na classificação – é o 13º agora. Adriana Kostiw manteve 21º lugar na Radial, e Patrícia Freitas é a 13ª na RS-X.
Uma questão de espírito esportivo
Árbitro conversa com Xiaoli/Yang, da China, e Jung/Kim, da Coreia do Sul, no badminton (Foto: Reuters)Duplas de China e Coreia do Sul estão entre as
eliminadas (Foto: Reuters)
A falta de espírito esportivo fez quatro duplas de badminton serem afastadas dos Jogos Olímpicos nesta quarta-feira. As chinesas Wang Xiaoli e Yu Yang, as indonésias Greysia Polii e Meiliana Jauhari, e as sul-coreanas Jung Kyung-eun, Kim Ha-na, Ha Jung-eun e Kim Min Jung foram acusadas de fazer corpo mole para perder suas partidas e, assim, ter um caminho mais fácil nas fases seguintes. A repercussão foi muito negativa, e a Federação Internacional de Badminton decidiu punir as atletas.
Decisão oposta acontece na esgrima. Dirigentes da federação que comanda o esporte querem entregar uma medalha especial à sul-coreana Shin A Lam, que na segunda-feira causou comoção ao cair no choro depois de se sentir injustiçada por uma decisão da arbitragem. Ela esperou sentada, durante uma hora, o parecer sobre a apelação de seu treinador contra o resultado da semifinal diante da alemã Britta Heidemann. Mas ficou sem a vaga mesmo assim. E já avisou: não quer saber de medalha como homenagem.
Shin A Lam lamenta derrota na esgrima (Foto: AFP)Shin A Lam pode receber medalha especial, mas avisa que não quer (Foto: AFP)
Para os donos da casa, o dia foi especial. O ciclista Bradley Wiggins alcançou o posto de britânico com mais medalhas na história das Olimpíadas ao conquistar o ouro na prova do contrarrelógio em Londres. Com sete pódios nos Jogos, ele superou o remador Steve Redgrave, que tem seis medalhas.
Alegria para uns, dor para outros. O sul-coreano Jaehyouk Sa, de 27 anos, protagonizou a pior cena da quarta-feira ao quebrar seu braço direito na tentativa de erguer 158kg no levantamento de peso. Ele caiu gritando no chão e logo foi atendido. Doeu só de ver...
Jaehyouk Sa, Coreia do Sul, Levantamento de Peso (Foto: Agência Reuters)Jaehyouk Sa, da Coreia do Sul, quebra o braço no levantamento de peso (Foto: Agência Reuters)

Seleção de Veteranos de São José do Sabugi disputará final da Copa de Veteranos de Santana do Seridó no próximo domingo


             
A Seleção de Veteranos de São José do Sabugi disputará final da Copa de Veteranos de Santana do Seridó no próximo domingo, a partir das 8:00 horas da manhã no estádio Luciano de Souza Barreto, contra a equipe da Associação Santanense.
O tecnico cokelo da seleção de São José está confiante no titulo, já que a equipe de São José estreiou na competição com uma derrota para a propria Associação por 2 X 1, más depois cresceu a cada rodada na competição, e não perdeu más para ninguem, conseguindo cinco vitorias consecutivas, inclusive vencendo a Associação por 1 X 0, na quarta rodada, e terminou a primeira fase em 1° lugar com quinze pontos em seis jogos disputados.

joaohenrique.facilblog.com para o valeesportenoar.blogspot.com

Sport Club Sãojoseense vence Marotos de Juazeirinho e avança na 8ª Copa Intermunicipal de Futsal em Santana do Seridó



O Sport Club Sãojoseense jogou na sexta (27/07) pela ultima rodada da primeira fase da  8ª Copa Intermunicipal de Futsal em Santana do Seridó, e venceu o Marotos de Juazeirinho por 7 X 4. Com esse resultado, o Sport garantiu sua classificação para fase de mat-mata da competição, e enfrentará mais uma vez a equipe do Marotos, desta vez pelas quartas de final.
A partida está marcada para o dia dez de agosto.
O sport sempre faz boas campanhgas em competições de Futsal, em 2010 e 2011, ficou em quarto lugar nesta competição, e este ano foi campeão da Copa Intermunicipal de Futsal que foi realizado em São José do Sabugi, vencendo o Barcelona de Parelhas na final por 4 X 1.

joaohenrique.facilblog.com para o valeesportenoar.blogspot.com

Brasileirão Serie B: Resultados da 14ª rodada e classificação


                
RESULTADOS DA RODADA:
31/07/12 (terça-feira)
19h30 - América-MG 0 x 2 Joinville
19h30 - Goiás 1 x 1 ABC
19h30 - Criciúma 2 x 1 Guarani
19h30 - Paraná Clube 1 x 1 Avaí
19h30 - Ceará 1 x 1 Boa
21h50 - São Caetano 0 x 0 Vitória
21h50 - Guaratinguetá 0 x 1 Atlético-PR
21h50 - América-RN 2 x 1 Grêmio Barueri
21h50 - Bragantino 2 x 2 ASA
21h50 - CRB 2 x 0 Ipatinga-MG

31/07/2012

Serrote está representando São José do Sabugi na Copa das Carves e estreiou com um empate



                    
A equipe de futebol da comunidade Serrote está representando o municipio de São José do Sabugi na 1ª Copa das CARVES que é a "1ª Copa das Associações Rurais do Vale do Sabugi", e estreiou com um empate frente a forte equipe da comunidade Pinga, apos está vencendo por 2 X 0, cedeu o empate no final. Os gols da equipe do Serrote foram marcados por Genilson Alemão e Bismark.
Aprimeira rodada foi realizada na comunidade Barra, e na outra partida a Barra venceu o Novo Horizonte por 2 X 0.

O maior objetivo desta competição é a integração entre as comunidades rurais e pelo que vimos na estréia será um grande sucesso.

joaohenrique.facilblog.com para o valeesportenoar.blogspot.com