13/04/2013

Central jogará mais um amistoso hoje no Riacho da Serra

 



O Central do Riacho da Serra depois da grande vitoria do ultimo domingo frente a Portuguesa de Santa Luzia por 2 X 1, jogará hoje mais uma vez em casa e enfrentará o Guará do Saco, municipio de Santa Luzia, que é comandado pelo desportista Juca.
O presidente do Central "Chiquinho" (ex goleiro do Central e Tiradentes) quando assumiu a equipe prometeu não faltar amistoso e está cumprindo sua promessa, todos os finais de semana tá tendo futebol nas tardes de domingo no Riacho da Serra.

Esporte São José do Sabugi

Campinense joga melhor, mas CSP resiste à pressão e segura o empate

 

Com gols de Jônatas para o Tigre e de Panda para a Raposa, partida no Amigão termina em 1 a 1 e favore ao Auto Esporte, que segue na líderança

Campinense e CSP empataram por 1 a 1 na noite deste sábado no Estádio Amigão. A partida foi válida pela sétima rodada da segunda fase do Campeonato Paraibano e o resultado favoreceu ao Auto Esporte, que se manteve na liderança do Estadual, três pontos à frente da Raposa, que ainda é o segundo colocado. O Tigre aparece na quarta posição.
Os donos da casa jogaram melhor na maior parte do jogo, mas foi o CSP quem saiu na frente, no fim do primeiro tempo, com Jônatas cobrando falta. O gol de empate do Rubro-Negro só saiu na segunda etapa, com Panda.
Agora, a Raposa deixa o Paraibano de lado e foca suas atenções para a partida da próxima quarta-feira, contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil. O time de Campina Grande precisa vencer por dois gols de diferença, ou por um, desde que seja a partir de 2 a 1, para seguir na competição. Já o Tigre encara o Botafogo-PB na próxima quinta, na Graça, pela oitava rodada do Estadual.

Campinense joga melhor, mas CSP abre o placar nos acréscimos

Com um time misto para poupar jogadores para o jogo da Copa do Brasil, o Campinense até começou melhor a partida. Principalmente com Luiz Paulo e William, a Raposa deu trabalho ao goleiro Ferreira, que fez uma grande defesa aos 16 minutos, após bom cabeceio de Moacri.
O goleiro Pantera também trabalhou bem quando foi exigido, aos 23 minutos, num chute perigoso de Júnior Coxinha. O atacante do CSP invadiu a área e finalizou bem, mas o arqueiro rubro-negro evitou que o Tigre abrisse o placar.
O jogo ficou equilibrado na segunda metade da primeira etapa, mas aos 46 minutos, o volante Jônatas abriu o placar para o CSP. Cobrando falta com estilo, o camisa 8 do Tigre estufou as redes de Pantera, em lance que lembrou o gol que o volante havia marcado contra o Treze no último domingo, no Presidente Vargas.
E o primeiro tempo terminou mesmo com vantagem do time alviceleste por 1 a 0.
Campinense 1 x 1 Santa Cruz, no Estádio Amigão (pela 7ª rodada da 2ª fase da Campeonato Paraibano 2013) (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)A área do CSP foi muito visitada pelos jogadores do Campinense, mas a defesa do Tigre esteve bem durante quase todo o jogo e travou bem as investidas rubro-negras (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)
Raposa sufoca o tempo todo e consegue o empate

Oliveira Canindé colocou Selmir e Panda nos lugares de Edimar e Van Basty e o Campinense voltou melhor para a segunda etapa, pressionando o CSP quase o tempo todo. O goleiro Ferreira fez pelo menos três defesas difíceis em finalizações de Luiz Paulo, Ricardo Maranhão e Selmir.

A pressão da Raposa não surtiu efeito tanto pelas boas defesas do goleiro Ferreira quanto pela atuação do setor de marcação do Tigre. O Rubro-Negro até chegou a marcar aos 20 minutos, com Danilo Portugal, mas a arbitragem já marcava impedimento.
Só que, de tanto insistir, os donos da casa chegaram ao empate, quando a torcida já vaiava o time em campo. Aos 36, Panda acertou um lindo chute de muito longe e mandou a bola no ângulo de Ferreira que, dessa vez, nada pôde fazer. A bola ainda beliscou o travessão antes de entrar.
O jogo seguiu com a Raposa sufocando o Tigre, mesmo depois que os dois técnicos queimaram todas as suas substituições. Mas o placar não foi mais alterado e o jogo terminou mesmo em 1 a 1.

Fonte: Globoesporte.com/PB

Paraibano 2013: Auto Esporte e Sousa empatam em jogo bastante movimentado

 


Auto Esporte e Sousa empatam em jogo bastante movimentado
Foto: Iago Sarinho/ Voz da Torcida

Auto Esporte e Sousa se enfrentaram no estádio da Graça, em João Pessoa, na tarde deste sábado (13), em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Paraibano Chevrolet 2013.
Logo no início da partida, o Auto Esporte abriu o placar do jogo.  Em um lance de bola parada, a defensiva do Sousa bateu cabeça, a bola acabou resvalando em Romarinho e entrando na meta do goleiro Danilo.
O Autinho ficou embalado com o gol e continuou pressionando o Dinossauro. Aos 7 minutos, Luciano Tandera em cobrança de falta na intermediária do Sousa, quase marcou o segundo gol do Auto Esporte, mas a bola passou por cima da meta.
Mas aí veio a reação do clube do sertão. Melhor em campo, o Sousa aproveitou cobrança de falta, e o camisa 5 Rafael Paraná empatou o placar para o Dinossauro, colocando a bola no ângulo do goleiro Alan.
A reação do alviverde foi freada quando o zagueiro Lima, camisa 3 do Sousa, foi expulso depois que cometeu falta dura sobre o atacante automobilista Alisson. Sem muitas oportunidades para as duas equipes, o primeiro tempo acabou com o placar de 1 a 1.
Segundo Tempo
No início da segunda etapa, logo aos 3 minutos, o Auto veio pressionar o Sousa. Romarinho, bateu de primeira, no rebote dado pelo arqueiro do Sousa Daniel e a bola foi no travessão. Já aos 10 minutos, em jogada de Esquerdinha, que havia acabado de entrar no jogo com a camisa 16, Romarinho perdeu grande oportunidade, com o gol aberto, ele chutou por cima.
O jogo ficou truncado, muito faltoso e disputado em seu meio campo. As emoções ficaram reservadas para o fim do jogo. Aos 40 minutos, Carlos Alberto recebeu um grande passe de Reidson, mas parou no goleiro Daniel, no rebote o camisa 9 Romarinho chutou a bola na trave. Na sequencia, Reidson em cobrança de falta com todo o time do Sousa na barreira, bateu a esquerda do gol defendido por Danilo.
Mesmo com 4 minutos de acréscimos assinalados, o árbitro José Renato deu por finalizada a peleja aos  47 minutos .
Com o resultado, o Auto Esporte permanece na liderança do Campeonato Paraibano Chevrolet 2013, com 16 pontos não podendo se alcançado por ninguém nessa rodada, o Sousa chega a 11 pontos e depende do resultado do jogo entre Campinense e CSP além da partida entre o Nacional de Patos e o Atlético de Cajazeiras, para definir a sua continuidade na terceira colocação.

Fonte: Voz da Torcida

Que fase: Conheça os times que ainda não venceram em 2013

 

Espírito Santo (ES), Nacional (PR) e Vila Aurora (MT) já foram rebaixados; Brazlândia precisa de milagre em Brasília. Já Náuas (AC) e Tarumã (AM) ainda podem se salvar


Nacional (de azul e branco) é o time de pior aproveitamento no Brasil (Foto: Divulgação/Nacional)
Competições que se arrastam por meses, nível técnico ruim, púbicos abaixo do esperado... Tem de tudo um pouco nos campeonatos estaduais pelo Brasil. Mas o que muitos não sabem são as histórias de clubes que ainda não conseguiram vencer em seus respectivos torneios locais. São os casos de Náuas (AC), Tarumã (AM), Vila Aurora (MT), Brazlândia (DF), Espírito Santo (ES) e Nacional (PR).
A situação mais complicada é a do Náuas, de Cruzeiro do Sul, cidade a 632 Km da capital Rio Branco. São dois empates e sete derrotas no Acreano. O que poderia explicar tal campanha? Os jogadores são voluntários. Eles não recebem salário e jogam, literalmente, por amor ao futebol.
– A diretoria passada deixou o clube endividado. Não temos dinheiro e somos sinceros com os jogadores. Eles estão aqui por amor ao futebol. Nossa única renda vem de nove patrocínios, que nos garantem R$ 3 mil por mês. Com isso, podemos comprar apenas água e gelo para os treinos – disse Luiz Lopes Neto, presidente do Náuas, ao LANCE!Net.
Quem também vai mal é o Nacional de Rolândia. Empatou dois, perdeu os outros 17 jogos que fez no Paranaense e já está rebaixado. É de dar inveja ao Íbis, time pernambucano que tem a fama de pior do país.
– Aqui não tem salário atrasado. A montagem do elenco foi um dos erros. Nossa motivação é vencer algum jogo – destacou Dirceu Mattos, técnico do Nacional, ao L!Net.
A SITUAÇÃO DE CADA TIME
> Vila Aurora (MT)
O time de Rondonópolis foi rebaixado com seis empates e dez derrotas em 16 partidas. Com uma dívida de R$ 50 mil, teve dificuldades financeiras e pode não disputar a Segunda Divisão do Estadual em 2014.

O Vila Aurora foi o único rebaixado no Mato-grossense com seis pontos conquistados. O Sinop, último time a se livrar somou sete com duas vitórias. O descenso foi consumado com um empate em 1 a 1 diante do rival Rondonópolis, no último dia 7. Uma vitória evitaria a queda...
> Náuas (AC)
O clube de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, empatou dois e perdeu outros sete jogos no Estadual. Teve até goleada de 10 a 0. Os jogadores são voluntários e o único patrimônio do clube é uma Kombi velha.

Apesar da fase ruim, o Náuas tem salvação. São dois pontos a menos que o Alto Acre, o penúltimo colocado. O Cacique do Vale Juruá ainda tem cinco jogos pela frente, sendo quatro em casa, na Arena Juruá. O primeiro é neste domingo, diante do vice-líder Plácido de Castro, às 18h. Os outros são contra:  Juventus, Andirá, Atlético e Alto Acre.
> Nacional (PR)
O time de Rolândia, já rebaixado, tem o pior desempenho do Brasil. São dois empates (contra Coritiba e Atlético-PR!) e 17 derrotas. A equipe foi montada às pressas e Dirceu de Mattos é o terceiro técnico do ano.

São 16 pontos - isso mesmo! - a menos que o Paranavaí, último time fora da zona do descenso. A motivação do Nacional é vencer pelo menos um jogo no Paranaense. Ainda tem pela frente: Operário, neste domingo, às 16h, no Germano Kruger, Arapongas e Cianorte.
> Espírito Santo (ES)
A ex-modelo e ginasta Giselly de Marchi assumiu o futebol do clube há cinco meses, mas os resultados ainda não aconteceram. São seis empates e nove derrotas e o rebaixamento para a Segundona de 2014 já consumado.

A queda do Espírito Santo para a Segundona do Capixaba é uma realidade. Com isso, o time de Vargem Alta tem, assim como o Nacional, uma meta: se despedir do seu Estadual com pelo menos um triunfo, que pode ser neste sábado, diante do Linhares, às 15h, no Virgílio Grassi.
> Brazlândia (DF)
O time da cidade de Brazlândia precisa de um milagre para evitar o descenso no Candangão. São três empates e seis derrotas. Alguns jogadores deixaram o clube, pois não tinham dinheiro para treinar.

- Sem dinheiro para trabalhar é complicado em qualquer clube. Muitos jogadores pediram para sair, pois não tinha como trabalhar sem receber. Preferi sair para que outro treinador pudesse, com a sua filosofia, tentar algo novo, mas a recuperação ainda não veio - comentou Marcos Soares, que pediu demissão do Brazlândia, ao L!Net. Ele comanda o time júnior do Brasília atualmente. Ricaom Ruthesm, filho do presidente Moacir Ruthes, é o atual treinador.

Um milagre. É o que precisa o Brazlândia para se manter na elite. Com apenas três pontos na classificação geral, precisa vencer o Ceilândia nesta segunda, às 16h, no Abadião, e ainda torcer pelas derrotas de Botafogo, Unaí e Legião. Caso isso não aconteça, será rebaixado ainda nesta rodada - a quarta da Taça Mané Garrincha.
> Tarumã (AM)
Estreante na elite, o time de Manaus manda seus jogos em Borba. Som um empate e quatro derrotas. Maioria dos atletas têm entre 16 e 20 anos.

De todos os times citados, o Tarumã é quem tem a situação mais "tranquila". São quatro jogos na Taça Cidade de Manaus (Segundo turno do Amazonense) para buscar a classificação e evitar o rebaixamento. Recebe o Sul América neste sábado, às 15h30, em Borba.
HISTÓRIAS CURIOSAS PELO BRASIL
O projeto do Espírito Santo
Já rebaixado para a Série B, o Espírito Santo segue apostando na ex-modelo e ginasta Giselly de Marchi para ser um dos maiores do estado (ela foi dirigente do Belenenses e do Rio Ave, em Portugal) e o time excursionará pela Europa.

Quando a federação é quem atrapalha...
O Vila Aurora, que corre o risco de não disputar a Segundona do Campeonato Mato-grossense em 2014 por problemas financeiros, culpa a federação, que está devendo cerca de R$ 170 mil ao clube.

– Sem dinheiro para investir fica difícil ter atletas motivados, que queiram buscar o resultado – disse José Carlos Júnior, diretor de futebol do clube, ao L!Net.
Até venceu, mas acabou!
O Paraíba foi rebaixado no Paraibano na penúltima posição. O time de Cajazeiras até venceu (duas vezes), mas, em razão de dificuldades financeiras, teve de fechar as portas. Entra nessa lista por ter tido um desfecho trágico no seu Estadual.

COM A PALAVRA
Luiz Lopes da Silva Neto, o Zacarias
Presidente do Náuas, ao LANCE!Net

Em vez de ganhar, o jogador gasta aqui
Durante a minha gestão no Náuas não haverá mentira. Não existirá falsa promessa. Os jogadores sabem da nossa situação. Peguei o clube sem dinheiro e até sem o apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Perdemos todo o apoio que tínhamos. Agora é tudo na base do voluntariado. Ficamos muito chateados com a situação do time, de ter perdido até por 10 a 0, mas fazemos o possível para representar a Região do Vale do Juruá.
A maioria dos jogadores tem 16, 17 anos. Muitos ainda estudam e outros trabalham. Em vez de ganhar, ele (o jogador) gasta aqui.

Fonte: Lancenet

CSP contrata novo advogado e ainda quer retomar vaga na Copa do Brasil

 

Presidente do clube, Josivaldo Alves vai se reunir neste sábado com o novo representante jurídico do clube para decidir que posição tomar no caso
O presidente do CSP, Josivaldo Alves, está focado em fazer algo contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que tirou a vaga do Tigre na Copa do Brasil e deu para o Sousa, alegando que a classificação do time de João Pessoa à competição nacional havia sido irregular. O mandatário do clube alviceleste revelou que vai se reunir neste sábado com o novo advogado do clube para decidir que atitude a diretoria vai tomar. Mas ele garante que o CSP não vai sair prejudicado no caso.
Josivaldo Alves, presidente do CSP (Foto: Renata Vasconcellos)
- Vou conversar com meu advogado direito no sábado. Não posso sair perdendo dessa forma tão absurda. Essa vaga era do nosso time e nos tiraram de forma brusca. Uma coisa eu garanto para vocês: o CSP não vai sair perdendo em nada. Vamos atrás de tudo que nos foi tirado.
Após a decisão do último dia 4, a diretoria do CSP optou por dispensar os serviços do advogado Ronaldo Costa Araújo, que representou o clube no julgamento do STJD, no Rio de Janeiro. Mas, de acordo com a assessoria do Tigre, a diretoria prefere não revelar o nome do novo representante jurídico do Alviceleste.
Ainda em tom de lamento pela perda da vaga, Josivaldo disse que considerou errada a decisão do STJD, mas que prefere focar na busca por um meio de reverter o quadro desfavorável.
- Precisamos correr atrás dos nossos direitos e buscar o que é melhor para toda a equipe. A verdade é que já tínhamos planejado tudo e por uma decisão errada do STJD, perdemos a chance de participar de uma competição nacional - explicou o presidente.
No último fim de semana, Josivaldo havia admitido mover uma ação por perdas e danos para tentar sanar os prejuízos causados pela perda da vaga. Ele ainda destacou que as esperanças não estão perdidas e confia, inclusive, que o Tigre volte a ser o adversário do Coritiba na competição nacional.
Vale lembrar que não cabe mais recurso da decisão do STJD, já que se esgotaram as instância da justiça desportiva. O único meio de o CSP reverter a decisão seria por meio da justiça comum.

Fonte: Globoesporte.com/PB

Esporte de Patos inicia os trabalhos de preparação da Série B com uma vitória diante do Selecionado de Tuparetama PE

 



O Esporte Clube de Patos que a frente das suas atividades  administrativas o presidente Marco César Souza Siqueira, deu inicio aos seus trabalhos preparativos, visando fazer um boa campanha na Série B do Campeonato Paraibano deste ano, com uma vitória por um placar de 1x0 sobre um Selecionado de Tuparetama PE, partida amistosa que foi realizada na tarde desta quinta-feira dia 11, na cidade que tem o mesmo nome.

A partida realizada, foi em homenagem ao aniversário da cidade que foi comemorado por todos os seus habitantes e apesar da derrota sofrida no dia da festa, a população local recebeu com muito carinho a equipe do Esporte, além de agradecer a sua participação  na festa comemorativa da fundação da cidade pernambucana.

O único gol da partida que deu a vitória ao Patinho Terror do Sertão que teve o comando técnico do professor Batista, foi assinalado através do garoto Helio, aos 38 mitos da etapa inicial, marcando um verdadeiro golaço que chamou atenção de todos os torcedores que se faziam presentes a jogo.

Além de alguns jogadores que fazem parte das categorias de base que poderão também fazer parte do elenco que vai disputar a segundona de 2013, participaram do amistoso desta quinta-feira dia 11, os seguintes jogadores:  Cecéu, Fernando, Claudio, Preto, Edinho Jatobé e Hélio que foi o autor do gol.

Segundo a s informações do professor Batista, na próxima segunda-feira dia 15, a diretoria do Patinho vai se reunir na cidade de Patos, com o objetivo de discutir os projetos da próxima temporada que está preste a ser iniciada.

Fonte: Futebol Sertanejo

Itália: Inter corre o risco de perder pontos no Campeonato Italiano

 

A Federação Italiana instaurou um processo ao presidente do Inter Milão, Massimo Moratti, devido às críticas à arbitragem após a derrota com a Atalanta, o que poderá custar pontos aos ''nerazzurri''.
Em comunicado, a Federação Italiana de Futebol divulgou que ''Moratti será processado por ter expressado, mediante declarações públicas nos meios de informação, juízos e considerações lesivas para a reputação e, em particular, para a boa fé e imparcialidade dos árbitros''.

No ultimo domingo, o Inter perdeu, em casa, por 4-3 com o Atalanta. O árbitro assinalou um penálti a favor dos visitantes, quando o Inter vencia por 3-1, o que motivou o Atalanta para a reviravolta no marcador, provocando a ira do presidente do Inter.

''Quando há vontade de atacar, ataca-se. Isto acontece há 21 jogos. Mesmo quando não há dúvidas que o lance é limpo, assinalam penálti contra nós.''

O Inter é o actual sexto classificado da Serie A italiana, a 8 pontos dos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões.

Fonte: Futebol365

Hamilton é pole na China; Massa não faz a 'quina' sobre Alonso

 

Britânico domina treino classificatório e larga pela primeira vez na ponta pela Mercedes. Dupla da RBR tem problemas: Vettel é 9º, e Webber, 14º

O circuito de Xangai é mesmo especial para a Mercedes. Se em 2012 a escuderia alemã venceu pela primeira vez em sua volta à Fórmula 1, com Nico Rosberg, neste ano, foi a vez de ver sua nova estrela, Lewis Hamilton, brilhar. O campeão mundial de 2008 dominou o treino classificatório deste sábado e conquistou sua primeira pole position na casa nova. Mais veloz nas três partes da atividade, o britânico cravou o tempo de 1m34s484 na superpole. Ele dividirá a primeira fila como Kimi Raikkonen, da Lotus (1m34s761).
Felipe Massa não conseguiu fazer a “quina” sobre Fernando Alonso. Neste fim de semana, o brasileiro tinha a chance de ser o primeiro companheiro de equipe a superar o espanhol por cinco vezes consecutivas em classificações. Massa largará em quinto, duas posições atrás do parceiro da Ferrari. Entre eles, ficou o outro carro da Mercedes, de Nico Rosberg.
O clima ruim na RBR em razão da polêmica do GP da Malásia, onde Sebastian Vettel ultrapassou Mark Webber contra as ordens dos boxes, parece ter se refletido negativamente nas pistas neste sábado. O alemão escapou da pista no Q3, não marcou tempo e larga em nono, enquanto o australiano teve problemas no sistema de combustível do carro, foi eliminado no Q2 e começa em 14º no grid.
A TV Globo transmite o GP da China ao vivo a partir das 4h deste domingo (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Lewis Hamilton, da Mercedes, no treino classificatório para o GP da China (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton, da Mercedes, no treino classificatório para o GP da China (Foto: Getty Images)
Se antes da temporada Hamilton foi criticado por muitos por trocar a McLaren pela Mercedes, em apenas três etapas o britânico mostra que sua aposta não foi equivocada. Enquanto o britânico já possui um pódio (Malásia) e uma pole (China), os pilotos de sua ex-equipe sofre com um carro que deixa a desejar neste início de ano. Neste sábado, Jenson Button conseguiu apenas o oitavo lugar no grid. Já o mexicano Sergio Pérez ficou no Q2 e começará a prova em 12º.
Header_Q1 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
O treino começou morno. Os pilotos só foram para a pista oito minutos após o início, a maioria com pneus macios. O objetivo das equipes era poupar compostos médios para a corrida. A Mercedes dominou o Q1, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Na sequência apareceram os carros da Ferrari e da RBR. Felipe Massa ficou com o terceiro tempo. Os eliminados foram: Valtteri Bottas (Williams), Esteban Gutiérrez (Sauber) e as duplas da Marussia, Jules Bianchi e Max Chilton, e da Caterham, Charles Pic e Giedo van der Garde.
  •  
Header_Q2 Fórmula 1 (Foto: Infografia / Globoesporte.com)
O Q2 foi marcado pelo abandono de Mark Webber, ao parar sem gasolina na curva 14 do circuito chinês. Segundo a RBR, o carro do australiano teve problemas de pressão no sistema de combustível (veja no vídeo). Com isso, Webber foi eliminado da superpole e terá que largar em 14º. Com ele, caíram fora Paul di Resta (Force India), Sergio Pérez (McLaren), Adrian Sutil (Force India), Pastor Maldonado (Williams) e Jean-Eric Vergne (STR). Hamilton seguiu dando as cartas, seguido por Alonso, Vettel e Massa. A surpresa da sessão ficou por conta de Daniel Ricciardo (STR), que avançou ao Q3 pela segunda vez na carreira (a última havia sido no GP do Bahrein de 2012). Ao ser informado da façanha do piloto do pequeno time italiano, Jenson Button da McLaren não escondeu a surpresa ao conversar com a equipe pelo rádio: “Uau!”.
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
A previsão de intenso desgaste dos pneus na corrida influenciou também a disputa da superpole. Nos primeiros minutos, apenas Vettel foi para a pista. O alemão fez uma volta de instalação, não marcou tempo e retornou ao pit lane. Fora isso, nenhuma movimentação até os instantes finais, quando todos pilotos deixaram os boxes em busca de voltas rápidas. Kimi Raikkonen foi o primeiro a aparecer no topo da classificação, mas logo foi superado por Lewis Hamilton, ambos com pneus macios. Alonso anotou o terceiro tempo e ficou no aguardo para ver se era superado por Massa. O brasileiro foi mais rápido que o espanhol nos dois primeiros setores, mas perdeu três décimos no último trecho da pista e acabou ficando apenas com o quinto lugar no grid. Ciente que a RBR não tinha ritmo para lutar pela pole, Vettel optou pelos pneus médios pensando na corrida, já que os pilotos precisam largar com os mesmos compostos que terminam o Q3. Porém, o alemão quase danificou seus pneus, ao perder o ponto de freada na curva 14 e sair da pista. Após a escapada, o atual campeão retornou aos boxes sem marcar tempo.
Confira o grid de largada pra o GP da China:
1 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m34s484 
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1m34s761 - a  0s277
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m34s788 - a  0s304
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m34s861 - a  0s377
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m34s933 - a  0s449
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m35s364 - a  0s880
7 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) -1m35s998 - a  1s514
8 - Jenson Button (ING/McLaren) - 2m05s673 - a  31s189
9 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - sem tempo
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)- sem tempo

Eliminados no Q2:
11 - Paul di Resta (ING/Force India) - 1m36s287
12 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m36s314
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m36s405
14 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m36s679
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m37s139
16 -Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 1m37s199

Eliminados no Q1:                                  
17 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1m37s769
18 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - 1m37s990
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1m38s780
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1m39s537
21 - Charles Pic (FRA/Caterham) - 1m39s614
22 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1m39s660


Fonte: Globoesporte.com

12/04/2013

Desaparecido, ex-jogador do Botafogo-RJ pode estar morto

 

Wescley, de 55 anos, está desaparecido desde quarta-feira (10).

Com voz engasgada, Dinéia Vieira Calixto espera aflita. São mais de 48 horas sem notícias do filho. O ex-jogador do Botafogo Wecsley Vieira Calixto, de 55 anos, desapareceu na terça-feira (9) e começou a ser procurado na quarta-feira (10). A esperança de mãe se mistura com o realismo das poucas notícias que chegam.
“Falaram que ele foi morto”, diz. “Meu único desejo é que ele apareça. Vivo ou morto. Não quero falar de ninguém. Se ele estiver mesmo morto, só quero dar um enterro digno. Não quero que meu filho seja enterrado como indigente.”

Apoiada pela força dos familiares e das ligações de ex-jogadores que foram colegas de Wescley, Dinéia conta que o filho estava feliz por ter conseguido um emprego de auxiliar de eletricista e estava indo diariamente a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde foi visto pela última vez. Animado com o novo trabalho, o filho havia prometido uma visita no domingo (7) para quebrar o jejum de mais de um mês sem ver a mãe. Acabou não indo.
saiba mais

“Ele é muito querido por todos. O Paulo Cezar Caju, o Jairzinho”, conta Dinéia, citando ex-craques e companheiros de Wescley no Botafogo, onde atuou por cinco anos no profissional, entre 1977 e 1982.

Segundo a mãe, ele entrou para o juvenil do clube aos 12 anos de idade: “Meu filho viajou para o exterior com o Botafogo. Muitos jogadores freqüentavam a minha casa”, lembra. Wescley está separado e tem cinco filhos. De acordo com Dinéia, o caçula segue os passos do pai e tenta carreira nas categorias de base do mesmo time.
Suspeita de morte por engano

A família suspeita que Wescley e um amigo tenham sido mortos por traficantes ao serem confundidos com policiais. Os dois foram visitar uma pessoa na favela Jardim Gramacho, em Caxias. Nesta quinta-feira (11), bombeiros e policiais civis fizeram buscas na região, mas até a última atualização desta reportagem não havia informações dos desaparecidos.

G1

Veja os jogos e a arbitragem da 5ª rodada do Master de Parelhas

 



Confira os jogos da 5ª rodada:

Sábado dia 13/04/13

Grupo A:
15h30 - No Povoado Juazeiro : Cerâmica Tavares  x  Tiradentes.
Árbitro: Ginaldo de Souza Azevedo.
Assistentes: Henrique Eduardo e Marcos Antônio.
Grupo B:
15h30 - No Laurentino Bezerra, em Parelhas: Centenário-P  x Sabugi
Árbitro: Edvaldo José.
Assistentes: Edvaldo de Vasconcelos e Sebastião Ângelo.
Domingo dia 14/04:
Grupo A:
15h30 - No campo da AABB, em Parelhas: Arsenal x Paraíba.
Árbitro: Patrício Júnior.
Assistentes: Everton da Silva Costa e Genival José.
15h30 – No Laurentino Bezerra, em Parelhas: Jardim x Farmácia CENTER.
Árbitro: Sebastião Ângelo.
Assistentes: Marcos Antônio e Edvaldo de Vasconcelos.
Grupo B:
08h10 - No Laurentino Bezerra, em Parelhas: União x Nacional.
Árbitro: Edvaldo Vasconcelos.
Assistentes: Djailton Rafael e Everton Silva.
15h30 – Em Santana do Seridó: Associação Santanense x Sociedade.
Árbitro: Ginaldo de Souza Azevedo.
Assistentes: Henrique Eduardo e Djailton Rafael.
 
Fonte: Escrete de Ouro.

Paraibana de Itaporanga vence campeonato de judô e consagra-se bicampeã brasileira

 


Todo o empenho e a garra de Rafaela Wilka foram recompensados esta semana. A judoca de Itaporanga (PB), recém adotada por Patos, venceu o Campeonato Brasileiro de Judô Região II, que abrange estados do Nordeste. Com o título, Rafaela consagra-se bicampeã brasileira e leva o nome da Paraíba ao pódio das grandes competições nacionais. O campeonato aconteceu em Aracaju (SE).

Para garantir a medalha, Rafaela teve que enfrentar adversários fortes. “O nível do judô está muito alto. Não tem mais ninguém fraco nem médio, todo mundo é altamente forte. Não existe meio termo, ou você é bom ou não é”, disse a judoca. Sobre sua preparação, ela ressalta que “o tratamento da Seleção Paraibana tem um alto rendimento para que sejam identificados os atletas que podem se classificar para cada competição”.

Membro do seleto grupo do judô paraibano desde o ano passado, Rafaela é titular na categoria Menos 78 e divide-se entre os treinos em Patos, onde cursa Educação Física, e João Pessoa, com a Seleção. Os exercícios físicos e técnicos de Rafaela são traçados pelos professores Rodrigo Aniceto e Enneo Artur. “Meu nível de treinamento está ótimo. Eu adquiri equilíbrio, força e resistência”, contou a medalhista.

Rafaela Wilka é aluna das Faculdades Integradas de Patos e representante da Instituição nas competições. Mais de cem atletas defenderam a Paraíba em Sergipe. O estado ficou em segundo lugar na classificação geral com 59 medalhas.
 
Fonte: ASCOM-FI
 

Sábado tem peneirão do Vitória da Bahia em Patos

 



A cidade de Patos, localizada no Sertão da Paraíba, há 300 km da capital João Pessoa, terá neste sábado (13),  um dia de grande importância para o futebol paraibano e de outras regiões circunvizinhas, onde vai receber diversos garotos com idade a partir de 14 anos que serão observados por alguns dirigentes que fazem parte das equipes do Bahia de Feira de Santana  e do Vitória da cidade de Salvador BA e caso ocorra tudo dentro do que está sendo planejado,  alguns jovens poderão passar a fazer parte do futebol baiano.


Trata-se de um PENEIRÃO que está sendo organizado através do responsável pelos times das categorias de base do Nacional, o treinador Raimundo Lima e pelo preparador Físico do Canário do Sertão Ramon, que em contato com o repórter Francisco Sales repassou os seguintes detalhes:


Os trabalhos serão iniciados no período da manhã, a partir das 08h00h, no Estádio Municipal José Cavalcanti, onde participarão 06 (seis) equipes com garotos  naturalizados da cidade de Patos, nascidos nos anos de 1998 e 1999.


Os trabalhos continuarão no período da tarde, onde desta vez, participarão 08 (oito) equipes, compostas por jovens nascidos nos anos 1995, 1996 e 1997 que residem nas seguintes cidades: Patos, Santa Luzia, Sousa, Vista Serrana, Junco do Seridó e Itapetim PE.


Logo após o encerramento das atividades, os representantes dos clubes baianos, Vitória de Salvador e Bahia de Feira de Santana, irão repassar os nomes dos escolhidos para a comissão organizadora que vai fazer a divulgação dos atletas escolhidos e relacionados, para que seja feitas as negociações entre as equipes patoenses e os responsáveis pelos garotos que são de menor idade. 

Fonte: Futebol Sertanejo

Campinense comemora 98 anos e vive um de seus melhores momentos

 

Equipe raposeira está perto do centenário e vive um dos momentos mais marcantes de sua história, mas segue pensando na disputa do Paraibano

O dia é de comemoração para o torcedor do Campinense Clube. O time do Alto da Bela Vista comemora nesta sexta-feira 98 anos de idade, em meio à uma temporada que promete ficar definitivamente marcada na história raposeira. O ano de 2013 começou com uma das maiores conquistas já registradas no futebol paraibano: de maneira inédita, o Campinense se sagrou campeão da Copa do Nordeste e colocou seu nome na galeria dos grandes clubes da região.
Campinense fica com a taça da Copa do Nordeste em 2013 (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)Campinense fica com a taça da Copa do Nordeste em 2013 (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)
Apostando em um planejamento que foi iniciado ainda no final do ano passado, e também com jogadores até então pouco conhecidos do torcedor paraibano, a Raposa começou meio escondida, mas sempre mantendo um alto nível em todas as suas partidas. Além desses fatores, o treinador Oliveira Canindé, em sua primeira passagem pelo clube rubro-negro, conseguiu vencer a desconfiança e levou o time à conquista de maneira incontestável.
Desafio do ano
Oliveira Canindé, técnico do Campinense (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb) 
Oliveira Canindé não esconde que o desejo do time é a conquista do Campeonato Paraibano(Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)
Apesar do título inédito e ainda tendo chances de seguir na disputa da Copa do Brasil, no Rubro-Negro ninguém esconde que a principal pretensão da temporada, pelo menos agora no primeiro semestre, é a conquista do bicampeonato Paraibano. Esse título, é a única maneira que o Campinense tem para assegurar seu calendário de jogos na segunda metade do ano.
Até agora, com 12 pontos conquistados, o Campinense ocupa a segunda colocação na tabela de classificação da segunda fase do Estadual e, até o momento, tem sua classificação para as semifinais garantidas. O próximo desafio do time raposeiro é contra o CSP, no Estádio Amigão, às 20h30 do próximo sábado.

Fonte: Globoesporte.com/PB

Copa: custo geral dos estádios está 30% mais alto que previsão de 2010

 

Levantamento compara dados divulgados pelo governo nos últimos 3 anos com números atualizados das cidades-sedes: soma chega a R$ 7,1 bilhões

Cobertura arena corinthians itaquerão (Foto: Alexandre Lozetti) 
Fora do projeto inicial, Arena Corinthians ocupa lugar que seria do Morumbi (Foto: Alexandre Lozetti)
Em janeiro de 2010, o governo federal e representantes das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 deram o primeiro passo efetivo no planejamento para a realização do torneio com a assinatura da Matriz de Responsabilidades - um documento com a previsão de projetos prioritários, entre eles, a construção ou reforma dos estádios. Cada cidade apresentou seu plano, com estimativas de custos e prazos para conclusão das obras. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012, o governo publicou ainda quatro balanços com atualizações. Pouco mais de três anos depois dos primeiros números, o GLOBOESPORTE.COM fez um levantamento comparativo para checar quais arenas tiveram os planos e prazos cumpridos (confira a tabela com todos os dados no final do texto).
Na Matriz de Responsabilidades da Copa em 2010, a previsão era de que os 12 estádios construídos ou reformados para 2014 custariam, ao todo, aproximadamente R$ 5,4 bilhões. Essa estimativa se mostrou incorreta: os custos estão 30% mais caros - chegando a R$ 7,1 bilhões, segundo estimativas de abril, passadas pelas próprias cidades-sedes. O secretário-executivo do Ministério dos Esportes (e representante do governo federal no Comitê Organizador da Copa - COL), Luis Fernandes, não considerou a diferença preocupante.
- Sinceramente, não acho que seja um aumento muito significativo. Quando a primeira versão da Matriz foi elaborada, nem todos os projetos estavam completos. Foi lançada uma estimativa dos custos antes da consolidação dos projetos. Um exemplo é o caso de São Paulo, onde estava prevista em 2010 a reforma do Morumbi e depois o projeto mudou para a construção de um novo estádio. Evidentemente, o custo subiu. A Copa do Mundo é uma oportunidade para grandes investimentos na infraestrutura do país, inclusive em equipamentos esportivos, como é o caso dos estádios, que ficarão como um importante legado - disse.
Outro fator que mudou bastante em relação às projeções de janeiro de 2010 foi o prazo de entrega das obras. Na assinatura da Matriz, todos os estádios deveriam ser entregues até dezembro de 2012. Cronograma que só foi cumprido nas reformas de dois equipamentos: o Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte, inaugurados no final do ano passado. O terceiro estádio pronto é a Fonte Nova, em Salvador, utilizada no último domingo com o clássico entre Vitória e Bahia.
- Com relação aos prazos, entram fatores de outra natureza - acrescentou Luis Fernandes -  É preciso entender a complexidade das obras. Houve problemas na gestão dessas complexidades que acabaram determinando os atrasos. Seria muito importante que todos tivessem sido entregues no prazo. Agora temos que pensar que é importante que os outros seis estádios da Copa sejam finalizados até dezembro.
A principal preocupação está com os três estádios da Copa das Confederações que só deverão ser finalizados até o final deste mês: Arena Pernambuco, no Recife, Mané Garrincha, em Brasília, e Maracanã, no Rio de Janeiro. Apesar dos atrasos, o secretário garantiu que não haverá problemas para a realização do evento, que começa no dia 15 de junho com Brasil x Japão na capital federal.
- Os atrasos tornam o desafio maior. Mas não preocupa tanto, porque todos terão os eventos-teste. O problema é que será preciso realizar várias ações concomitantes. Não é o ideal, mas também não prejudicará a Copa das Confederações.
bahia x vitoria fonte nova (Foto: AFP)Arena Fonte Nova é o último estádio de 2014 inaugurado para Copa das Confederações (Foto: AFP)
Demora na definição dos projetos
Na opinião do engenheiro José Roberto Bernasconi, membro do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia, alterações em custos e prazos de obras complexas como a construção de estádios é comum e só será possível avaliar se houve exageros após uma análise detalhada de cada projeto.
- Toda obra está sujeita a algumas intercorrências, como questões climáticas, greves, aumento nos custos de mão de obra, aumento nos preços unitários de alguns itens... São muitos fatores e, enquanto não forem divulgados os mínimos detalhes de cada projeto, é difícil dizer se os aumentos estão ou não dentro do limite do aceitável.
No entanto, para o especialista, pelo menos um problema é fácil de identificar nos preparativos do Brasil para o Mundial de 2014: a demora para a definição dos projetos.
- O Brasil foi anunciado como sede da Copa no dia 30 de outubro de 2007. Em 2008 só se fez discurso, assim como em 2009. Deixamos o tempo passar. Em 2010 alguns projetos estavam em andamento e uma ou outra obra começou. Só aceleramos mesmo em 2011 e 2012. E uma das principais causa de problemas e perda de controle de custos é trabalhar com prazos apertados - afirmou o especialista, que lembrou que o anúncio das cidades-sedes só foi feito pela Fifa em maio de 2009, mas que algumas sempre foram consideradas certas no Mundial, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Números diferentes
Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, no dia 9 de abril (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação) 
Arena da Baixada: números do Atlético-PR não batem com os do governo (Foto: Divulgação)
Chama a atenção o fato de que, em alguns casos, os valores estimados pelas cidades-sedes para as obras dos estádios não são os mesmos divulgados pelo Ministério do Esporte no último Balanço da Copa, em dezembro de 2012. Há variações para mais e para menos e diferentes explicações.
Um exemplo está nas estimativas da Arena da Baixada. De acordo com os dados do ministério, a reforma do estádio custará R$ 234 milhões. No entanto, o Atlético-PR informou que a estimativa é de que, com os descontos fiscais concedidos pelo Recopa (programa de isenção fiscal para as obras dos estádios do Mundial), sejam gastos somente R$ 184 milhões (mesma previsão de janeiro de 2010).
Já no caso da Fonte Nova, os números do Ministério do Esporte indicam um custo de R$ 591,7 milhões. No entanto, o governo baiano informou que mudanças exigidas pela Fifa após a assinatura do contrato acabaram gerando um custo adicional de R$ 97,7 milhões, oficializado em janeiro deste ano. Entre as modificações estão mudanças no padrão dos assentos e do gramado, além de inovações na área de Tecnologia de Informação e instalações elétricas. Sendo assim, o valor final da obra foi estimado em R$ 689,4 milhões.
Os mais caros: Mané Garrincha e Maracanã
Não por acaso, os dois maiores estádios da Copa também serão os mais caros: Maracanã (79 mil pessoas) e Mané Garrincha (72 mil pessoas). As duas obras também estão entre as que mais aumentaram os custos entre 2010 e 2013.
Estimada inicialmente em R$ 600 milhões, a reforma do Maracanã já teve um crescimento nos gastos de 43%, passando para R$ 859,9 milhões, segundo os responsáveis pela obra. É o terceiro estádio com maior aumento proporcional e o segundo em valores brutos - crescimento de R$ 259,9 milhões. Gastos que poderão ser ainda maiores. O último balanço divulgado pelo Ministério do Esporte, em dezembro de 2012, já estimava o custo em R$ 882,9 milhões, número ainda não oficializado pelo governo local.
info Custos estádios copa 2014 (Foto: Editoria de arte)
O prazo para a conclusão do palco das finais da Copa das Confederações e do Mundial também foi alterado duas vezes no período entre 2010 e 2013. Inicialmente previsto para ficar pronto em dezembro de 2012, a data de entrega passou para fevereiro de 2013 no 3º Balanço da Copa, divulgado pelo governo federal em abril do ano passado. Em dezembro, no 4º balanço, a data de entrega foi adiada em mais dois meses, passando para abril de 2013 (o primeiro evento-teste está marcado para o próximo dia 27, com uma partida entre amigos de Ronaldo e Bebeto. No momento, a arena carioca está 95% pronta).
- No caso do Maracanã, o conceito inicial era de manter a cobertura original, fazendo apenas adaptações. Só depois foi feita a avaliação técnica de que isso poderia não dar a garantia de sustentação necessária, e foi preciso mudar o projeto, exigindo a demolição da marquise. Quando os custos foram estimados em 2010, esse gasto não estava previsto - justificou o secretário do Ministério do Esporte Luis Fernandes.
Sobre o Mané Garrincha, o crescimento nos custos entre 2010 e 2013 foi de 34%, passando de R$ 745,3 milhões para R$ 1 bilhão (aumento de R$ 254,7 milhões). Gasto que, segundo o Tribunal de Contas do Distrito Federal, deverá ser maior: o último balanço divulgado pelo órgão estima as obras do Mané Garrincha em R$ 1,2 bilhão.
- Quando foi apresentado, havia apenas o custo do projeto básico. Hoje, atingiu esse nível porque o projeto inicial não constava a cobertura, por exemplo, e toda a tecnologia que foi incluída depois. Além disso, no projeto original seria aproveitado um quarto de arquibancada, o que não foi possível. Não é reforma. Estamos fazendo um estádio completamente novo, que custará cerca de R$ 1 bilhão com a isenção fiscal do Recopa - explicou o secretário extraordinário da Copa no Distrito Federal, Cláudio Monteiro.
estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha Copa (Foto: Reuters)Mané Garrincha deverá ser o estádio mais caro para a Copa do Mundo no Brasil (Foto: Reuters)
A entrega do Mané Garrincha também atrasou. Previsto inicialmente para dezembro de 2012, o prazo passou para julho de 2013 no 1º Balanço da Copa divulgado em 2011. No entanto, com a escolha do estádio para a abertura da Copa das Confederações, a previsão de entrega retornou para dezembro de 2012 e depois foi adiada para abril deste ano (a cerimônia de abertura será no próximo dia 21 e o primeiro evento-teste está marcado para 18 de maio, com a segunda partida da final do Campeonato Brasiliense).
- Podíamos estar fazendo esse estádio para entregar em dezembro, para a Copa do Mundo, com tranquilidade. Mas houve uma decisão de antecipar o cronograma em oito meses e inserir a cidade na Copa das Confederações. Mais ainda, a cidade receberá a abertura da competição, sendo assistida por milhões e milhões de telespectadores do mundo todo, um ano antes. Foi uma decisão acertada - defendeu Cláudio Monteiro.
Beira-Rio: aumento de 153%
Apesar de ser a segunda obra mais barata, a reforma do Beira-Rio é foi a que apresentou o maior aumento proporcional nos gastos. O crescimento entre o valor previsto em 2010 e o custo atual da obra foi de 153%, passando de R$ 130 milhões para R$ 330 milhões (aumento de R$ 200 milhões.
Segundo os responsáveis pela obra, o aumento foi provocado por uma troca no modelo de construção. Inicialmente, o Internacional ficaria responsável pela reforma. No entanto, em 2011, foi firmado uma parceria com um consórcio que alterou substancialmente o projeto e incluiu novos itens, como um edifício-garagem para três mil veículos.
- Chegamos a conclusão de que seria necessário firmar uma parceria para fazer a obra. Acertamos com uma um consórcio, que assumiu parte dos custos, e os valores se modificaram. Naturalmente, houve alterações no projeto - explicou o presidente da Comissão de obras do Internacional, Maximiliano Carlomagno.
O caso de São Paulo: Morumbi x Arena Corinthians
A cidade de São Paulo foi a única em que houve uma troca no estádio previsto para a Copa. Inicialmente, o palco do Mundial na capital paulista seria o Morumbi, com reforma estimada em R$ 210 milhões. No entanto, em 2011 foi definido que um novo estádio seria construído - a Arena Corinthians - para receber a abertura da Copa.
A primeira estimativa de custo do novo estádio divulgada pelo governo federal apareceu no 2º Balanço da Copa, em setembro de 2011. A previsão de R$ 820 milhões não mudou desde então.
Redução de custos: Castelão
Ceará; Fortaleza; Castelão (Foto: Kid Júnior/Agência Diário) 
Pronto em dezembro, Castelão foi sede de clássico entre Ceará e Fortaleza (Foto: Kid Júnior/Ag Diário)
Entre os 12 estádios da Copa, apenas um apresentou redução nos custos previstos entre 2010 e 2013 até o momento: o Castelão, em Fortaleza. A economia de R$ 104 milhões em comparação com a estimativa inicial foi confirmada pelo governo local ao fim da obra. Previsto para custar R$ 623 milhões em 2010, a reforma do estádio foi concluída a um custo de R$ 518,6 milhões - redução de 16,7%.
- O Governo do Estado optou pelo modelo de parceria público-privada (PPP) para a contratação do consórcio construtor que ficou responsável pela obra. Durante o processo de licitação, venceu a proposta que se adequava ao projeto e tinha o valor mais baixo. Daí conseguimos a redução dos custos - explicou o secretário especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.
Outros estádios também utilizaram o modelo de PPP, mas não conseguiram redução nos valores, como é o caso da Arena Pernambuco. Estimada inicialmente para custar R$ 529,5 milhões, a obra já está orçada em R$ 532 milhões, segundo o governo local, e poderá aumentar ainda mais por conta de medidas que foram tomadas para acelerar a construção e permitir a entrega a tempo da Copa das Confederações. O valor final ainda não foi calculado.
No prazo: Castelão e Mineirão
Além de ser o único projeto com redução nos custos, o Castelão também foi, ao lado do Mineirão, um dos estádios entregues dentro do prazo previsto - dezembro de 2012.
- Uma decisão que foi essencial para a agilidade do processo foi levar toda a equipe da então Secretaria do Esporte (assim que o contrato foi assinado com o Consórcio Construtor e antes mesmo de ser criada a Secopa) para dentro do canteiro da obra, para que pudéssemos acompanhar mais de perto a execução - detalhou o secretário da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa.
Já a Secretaria Extraordinária da Copa em Minas Gerais (Secopa-MG) informou por meio da assessoria de imprensa que um dos fatores que possibilitou o cumprimento do prazo foi a adoção de um modelo de gestão compartilhada entre o governo local e um parceiro privado (Minas Arena), que ficou responsável pela administração do estádio após a conclusão.
Comparações
Coletiva Luis Fernandes (Foto: Ivo Lima) 
Para Luis Fernandes, aumento dos custos dos 12 estádios não é significativo (Foto: Ivo Lima)
Na opinião do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, não é justo comparar os custos e os prazos de entrega dos 12 estádios da Copa. Para ele, são projetos bastante específicos, com características próprias que precisam ser consideradas em qualquer avaliação.
- São projetos diferentes. Cada um com uma complexidade diferente. Alguns tratam apenas de reformas, como é o caso do Castelão e do Mineirão. Não dá para comparar o grau de complexidade do Castelão com o Maracanã, por exemplo.
Segundo o secretário, as evoluções nos custos e alterações no prazos de entrega decorrem justamente dessas especificidades, que precisam ser consideradas individualmente.
- É complicado comparar diretamente o porque um conseguiu diminuir o valor e outro não. Os primeiros valores previstos na Matriz estavam baseados em projetos que foram bastante alterados, consolidados ao longo do tempo, e de acordo com as necessidades de cada sede.
O engenheiro José Roberto Bernasconi também avalia que é preciso considerar as especificidades de cada obra. No entanto, para o especialista, separando reformas de construções novas e utilizando o tamanho dos estádios como parâmetro é possível fazer algumas comparações.
- Cada caso é um caso. São situações de trabalho diferentes. Mas comparando o preço unitário por assento, é possível perceber algumas diferenças importantes e traçar alguns parâmetros para avaliação - defendeu o especialista.
Neste caso, entre os novos estádios construídos para Copa, o Mané Garrincha é o que apresenta o custo mais alto na divisão entre o valor estimado para a obra e a capacidade: R$ 13,8 mil por assento. Já entre os estádios reformados, o custo mais alto é do Mineirão, com R$ 11,2 mil por assento.
Info_CUSTO-ESTADIOS_Copa-03 (Foto: Infoesporte) 
 
 
Custos estádios da Copa do Mundo 2014 (Foto: Infoesporte)