09/11/2013

Dois jogadores do São Paulo são assaltados na capital paulista



Depois da festa na chegada a São Paulo com a classificação para a semifinal da Sul-Americana, os jogadores Luis Fabiano e Jadson passaram por situação ruim e tensa na chegada ao centro de treinamento do Tricolor, na Barra Funda. Os atletas estavam em um táxi, junto com dois membros da comissão técnica do time, quando foram abordados por dois assaltantes em uma moto e tiveram jóias, relógios e celulares roubados.  A informação foi publicada pelo jornal Diário de São Paulo e confirmada pela assessoria de imprensa do clube.

Luis Fabiano e Jadson jogaram contra o Nacional de Medellin e, após viagem de 11h, chegaram em São Paulo por volta do meio dia de quinta-feira.  O assalto ocorreu na avenida Marquês de São Vicente, no último semáforo antes da chegada ao centro de treinamento do clube. Os motoqueiros ameaçaram atirar caso não recebessem todos os bens dos jogadores. Luis Fabiano quase teve um brinco arrancado de sua orelha.

Assustados pelo assalto, os jogadores e membros da comissão técnica não registraram um boletim de ocorrência na polícia até sexta-feira. O São Paulo possui imagens de câmeras de segurança, que serão fornecidas à polícia.

GE 

Seleção masculina de Volei treina na Turquia para fase final da Copa dos Campeões



A Seleção Brasileira masculina de vôlei já está em Istambul, onde faz sua fase final de preparação para a Copa dos Campeões. O time chegou à capital turca na noite sexta-feira e já na manhã deste sábado fez seu primeiro treino no local.
O técnico Bernardinho manteve a base da equipe que conquistou o Campeonato Sul-americano em casa, mas promoveu algumas mudanças. Uma delas foi a convocação do ponteiro Lucas Loh, que conquistou o Mundial sub-23 com o time nacional e foi chamado para a Seleção adulta pela primeira vez.
“Acho que o amadurecimento que conquistei no Mundial foi muito importante para essa convocação. Conseguimos um título que buscamos no infanto e no juvenil, e que agora depois de trabalhar muito veio. Fiquei muito contente com o título e estou ainda mais depois que fui convocado para a Seleção adulta", disse o jogador de 22 anos de idade, do Vivo/Minas.
Outra novidade é o retorno do oposto Evandro, do Sesi, ao grupo nacional, ocupando o lugar que normalmente pertence a Leandro Vissotto nas convocações.
"Estou dando o meu máximo e quero aproveitar a oportunidade para me firmar aqui na Seleção. É uma honra estar nesse time, que é um dos melhores do mundo, e só me resta dar tudo de mim neste momento" afirmou.
A Copa dos Campeões será disputada entre 19 e 24 de novembro no Japão. Irã, Estados Unidos, Japão, Rússia e Itália serão os adversários do time comandado por Bernardinho.
Divulgação/CBV
Seleção Brasileira treina na Turquia antes de seguir para o Japão, onde joga a Copa dos Campeões
 
Gazeta Esportiva

Presidente da FIFA Joseph Blatter diz que Bola de Ouro terá cinco finalistas ao invés de três



A Bola de Ouro da Fifa, dada ao melhor jogador da temporada, terá cinco finalistas ao invés de três. A novidade foi anunciada pelo presidente da entidade máxima do futebol mundial, Joseph Blatter, durante mais uma coletiva de imprensa em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O suíço não explicou os motivos da mudança para esta edição, mas, de acordo com a imprensa europeia, tudo não passa de uma estratégia de marketing. Com mais concorrentes, aumentará a expectativa sobre quem irá ser eleito o melhor futebolista da temporada, consequentemente valorizando o prêmio.
Thiago Silva, do PSG, e Neymar, do Barcelona, são os brasileiros da pré-lista, que tem 23 candidatos. A relação foi montada pela própria Fifa e por uma comissão especializada da revista francesa France Football, sendo que ela será estreitada para cinco nomes em dezembro.
AFP
Presidente Blatter aumentou para cinco o número de finalistas para Bola de Ouro da Fifa (foto: KARIM SAHIB)
Mas a Bola de Ouro só será entregue no dia 13 de janeiro, no tradicional Kongresshaus, em Zurique (Suíça). Messi, do Barcelona, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Franck Ribéry, do Bayern de Munique, são os favoritos – o francês foi eleito o melhor da Europa recentemente.CR7: Blatter também voltou a falar sobre o craque merengue, com quem se envolveu em polêmica. Perguntado sobre o português, o presidente foi bem claro: “Não tenho nenhum problema com ele”. No final de outubro, o suíço havia revelado preferência por Messi e brincado com o camisa 7.

Gazeta Esportiva 

Estatuto do torcedor manda que Campeonato Paraibano tenha rebaixamento



O Estatuto do Torcedor, segundo o Ouvidor do Campeonato Paraibano de Futebol Jader Filho, determina que competição tenha rebaixamento. Mas, ele afirma que pode haver mudanças, já que, é uma vontade dos clubes.
Veja o que diz o Estatuto do Torcedor:



So Esporte

Com 18 jogadores contratados, técnico do Campinense admite dificuldades em fechar o elenco



Depois de confirmar que já conta com 18 atletas contratados para a temporada 2014, o Campinense começa a enfrentar algumas dificuldades para fechar o seu elenco que vai disputar o Campeonato Paraibano. Segundo o comandante raposeiro, Paulo César Schardong, que vem atuando na contratação dos atletas junto com o gerente de futebol Kléber Romero e o presidente William SImões, algumas negociações vêm sendo mais complicadas, mas o time segue atuando para fechar o mais rápido possível o grupo de jogadores.
- Estamos na fase final da montagem do elenco. São algumas contratações um pouco mais complicadas a partir de agora. Mas as coisas estão andando muito bem. Agora contamos com 18 contratados, antes eram 17 e estamos negociando com outros atletas para termos um elenco forte em 2014 - comentou o treinador raposeiro.
Além de Wellington, Moacri e Ricardo Maranhão, campeões do Nordeste pela Raposa neste ano, o Campinense já confirmou a contratação do goleiro Dalton, ex-Paysandu, e do atacante Felipe Alberto, ex-União São João. Pelo que foi definido pela diretoria e pela comissão técnica, o Rubro-Negro deve apresentar seu elenco no final deste mês, iniciando na sequência seus treinamentos de pré-temporada.
O Campinense vai estrear no Campeonato Paraibano de 2014 jogando em casa, no Estádio Amigão, contra o Sousa, no dia 5 de janeiro. A equipe busca conquistar o título estadual do próximo ano para garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e, assim, assegurar um calendário de jogos completo para a temporada.

GE/PB

Paraíba ganha primeira medalha nos Jogos Escolares da Juventude, em Belém-PA




Roberta Formiga
A Paraíba subiu ao pódio na manhã desta sexta-feira e conquistou a sua primeira medalha nos Jogos Escolares da Juventude de 15 a 17, em Belém –PA.  Ela veio no judô, categoria pesado + 70, com a atleta Roberta Formiga, 17 anos, do Colégio CNEC Pedro Ferrão, de Campina Grande. Roberta ganhou o bronze, depois de derrotar a baiana Vitória, numa luta das mais disputadas. A atleta, bastante emocionada, disse que tinha condições de chegar num lugar mais alto do pódio, mas ressaltou que foi prejudicada pela arbitragem, principalmente quando enfrentou a campeã, do Distrito Federal, nas semifinais, a brasiliense, de sangue paraibano, Letícia Goés, que ganhou o ouro.
“Foi legal a medalha, mas a arbitragem, na luta contra a campeã, me prejudicou. Faz parte. O importante é que estou muito orgulhosa de encerrar a minha participação em Jogos Escolares de forma tão positiva. Agradeço ao meu técnico Carlos Fialho e ao Governo do Estado por ter me proporcionado condições de chegar ao pódio”, disse.
O chefe da delegação, José Hugo, não mostrou-se  surpreso com o resultado porque tinha como certa uma medalha da Roberta. “Ela é muito boa e mereceu a medalha e até teve razão na sua reclamação, mas é assim mesmo. O importante é que a Paraíba está de parabéns e também o Governo do Estado que vem dando total apoio aos atletas e dirigentes ”, disse. Já a campeã Letícia Góes,de 16 anos, nasceu na Paraíba, e desde os 12 anos que mora em Brasília. Ela é neta do jornalista Marden Goés.
Outro resultado importante da Paraíba foi no ciclismo, na prova contra o relógio com a atleta Isabela Dourado, que terminou a prova em quinto lugar. De acordo com o seu técnico, Ivamarcos Lisboa, o resultado não deixa de ser expressivo até porque o nível da competição foi muito alto.
Ascom com Agora Esportes

Nigéria bate México na final e é campeã do Mundial Sub-17



A Nigéria venceu o México, por 3 a 0, e se sagrou campeã do Mundial Sub-17-2013.
As duas equipes já tinham se enfrentado no jogo de abertura do torneio, quando a Nigéria venceu por 6 a 1. Os mexicanos, que eliminaram o Brasil nas quartas, entraram nesta final com sede de vingança, mas não adiantou.
Logo aos oito minutos, a Nigéria partiu em contra-ataque rápido. Aguirre tentou travar Yahaya e acabou chutando a bola contra a própria meta.
Os mexicanos tentaram partir para cima e igualar a partida, mas o futebol mais técnico e ousado da Nigéria não deu chances ao adversário. Aos 11 minutos da segunda etapa, o arqueiro mexicano rebateu mal um chute teoricamente defensável e soltou a bola nos pés de Iheanacho, que não vacilou e ampliou para 2 a 0.
O golpe final veio através dos pés de Muhammed, que cobrou falta com perfeição e mandou a bola lá "onde a coruja dorme". Um autêntico golaço, que selou o quarto título dos africanos no torneio.

Ogol.com.br 

Atlético-PR, a sensação do futebol brasileiro em 2013




O Atlético-PR vive um momento que nem seus torcedores imaginavam. O clube se encontra na final da Copa do Brasil, depois de desclassificar o Grêmio, e agora enfrentará na final o Flamengo. No Campeonato Brasileiro é o segundo colocado. São 13 pontos atrás do líder Cruzeiro, quase considerado campeão. Mas todo esse processo para chegar onde está se deve a um fator: A desistência do estadual em 2013.

Além de ter bons jogadores. Uma boa comissão técnica. A equipe mostra que está mais inteira que as restantes para o final dessa temporada. Um dos maiores problemas do futebol brasileiro é o calendário, o excesso de jogos. Na Europa é assim no início da temporada. Clubes jogando de quarta a domingo, porém, da metade para o final, o ritmo de jogos no meio de semana diminuem, dando mais tempo de descanso aos jogadores. No futebol brasileiro ocorre o contrário. Do meio da temporada para o final que os jogos se intensificam.

Tudo isso contribui para a queda de rendimento. Tudo isso contribui para a queda na qualidade dos jogos. O Atlético-PR usou o estadual como os clubes europeus fazem na pré-temporada. Entrou em campo em alguns jogos, como se tivesse apenas fazendo amistosos. Quando o campeonato brasileiro iniciou, o “Furacão” ainda estava pegando ritmo de jogo. Enquanto outros clubes já estavam quase no pico do ritmo. Hoje, o processo é inverso. Todos os outros clubes estão desgastados e o Atlético voando.

Eis uma tática inovadora da diretoria do furacão, que está dando certo. Podemos pegar como exemplo o Botafogo, que no meio da temporada estava voando, líder do campeonato brasileiro, mas com o desgaste físico, perdeu jogadores importantes, perdeu jogos importantes, e hoje amarga a 4ª colocação no Brasileiro, podendo até ficar de fora da Libertadores.

É mais do que necessária uma mudança no calendário do futebol brasileiro. O Bom Senso FC veio justamente para brigar por isso. E aos poucos, ao que aparenta, vai conseguindo colher os frutos. O que o torcedor não quer é pagar caro um ingresso e ver seu time jogar tão mal. É questão de ser inteligente, se o espetáculo é de qualidade a casa vai lotar. O que o Atlético fez foi estratégico. Agiu com bom senso. Agora colhe os frutos. 

Foto: Cristiane Mattos/Futura Press
Blog do Carlos Matos 

Torcida recebe Ponte Preta no Majestoso com faixas, festa e ovação a 'heróis' após eliminar o Vélez Sarsfield na Argentina pela Sulamericana



Um grupo de aproximadamente 500 torcedores encerrou com mais uma bonita festa o capítulo mais feliz da história da Ponte Preta. Na chegada do elenco ao Estádio Moisés Lucarelli, na noite desta sexta-feira, os fanáticos fizeram uma recepção digna de campeões. Com fogos, faixas e bandeiras, gritaram os nomes dos principais responsáveis pela classificação às semifinais da Copa Sul-Americana, conquistada com uma vitória épica por 2 a 0 sobre o Vélez Sarsfield, na noite de quinta, em Buenos Aires. 
A recepção começou para valer bem antes do desembarque da Ponte no Brasil. Alguns torcedores passaram horas em frente ao Majestoso organizando a festa. O grupo aumentou no início da noite, com a colocação de faixas no portão de entrada do estádio e o uso de bandeiras para animar os presentes.
Torcedores recepcionam time da Ponte Preta no Moises Lucarelli (Foto: Marcos Ribolli)Torcedores recepcionam time da Ponte Preta no Moises Lucarelli: festa para o elenco (Foto: Marcos Ribolli)
Na chegada dos jogadores, êxtase total. O ônibus da Macaca parou no meio da torcida. Sem espaço, os atletas demoraram dez minutos para descer e foram exaltados. O técnico Jorginho, o goleiro Roberto e os meias Adrianinho e Elias tiveram os nomes gritados com mais força, assim como o zagueiro Diego Sacoman, que fez as pazes com a massa após as falhas no Brasileirão.
 Alguns atletas não vieram com a delegação de ônibus. O zagueiro Betão ficou em São Paulo, assim como o atacante Rildo, um dos destaques da vitória por 2 a 0 sobre o Vélez Sarsfield, nesta quinta-feira, no José Amalfitani, em Buenos Aires.
A festa, apesar de intensa, não durou muito. Ao saírem do ônibus, os jogadores, cansados e com saudade dos familiares após um mês fora devido às viagens para Santa Catarina e Argentina, foram para dentro do estádio, pegaram seus carros e partiram. Empolgada com a presença dos ídolos, a torcida também quebrou alguns limites, ao se despedir de Baraka com vários "tapas de carinho" no carro do volante. A torcida seguiu no local por mais alguns minutos.
Enquanto a torcida festeja, a Ponte já pensa no Brasileiro. Neste sábado, o elenco se reapresenta para o último treino antes da partida contra o Vitória, domingo, às 17h, em Campinas. Se vencer, a Macaca pode acabar a rodada fora da zona de rebaixamento. Basta que Vasco e Fluminense, rivais diretos contra a degola, não passem por Santos e Corinthians.
Torcedores recepcionam time da Ponte Preta no Moises Lucarelli (Foto: Marcos Ribolli)Uendel desce do ônibus nos braços dos torcedores: mais uma festa alvinegra (Foto: Marcos Ribolli)
GE

Com gol polêmico, ASA derrota Avaí em Arapiraca e segue respirando na Série B



O ASA ainda está vivo na Série B do Brasileirão. Quase desenganado pela matemática, o Alvinegro se encheu de brios na 34ª rodada e derrotou o Avaí por 1 a 0 nesta sexta-feira, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, chegando aos 29 pontos. A partida, que ficou paralisada por dez minutos durante o segundo tempo após uma queda de energia, foi decidida com um gol polêmico. No entanto, o atacante Lúcio Maranhão, autor do tento, garantiu, após o confronto, que não estava impedido.
- Não estava. Tive a oportunidade, toquei com tranquilidade e nosso time venceu. Apesar de muitos não acreditarem, vamos lutar até o final do campeonato para manter o ASA na Série B - declarou o centroavante, que balançou a rede aos 52 minutos da etapa final.
O Avaí ficou nos 53 pontos, mas segue na quinta colocação na tabela, beneficiado pela derrota do Paraná para o Boa Esporte por 3 a 2, em Varginha. O Alvinegro segue na lanterna, mas diminuiu para sete a diferença em relação ao ABC, primeiro clube fora da zona do rebaixamento.
Os dois times voltam a jogar na próxima terça-feira, às 21h50m (de Brasília). O ASA recebe o Guaratinguetá no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, e o Avaí encara o Ceará no Estádio Castelão, em Fortaleza.
ASA x Avaí, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)Com um toque por cobertura, Lúcio Maranhão marca o gol do ASA (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
Goleiro do ASA se destaca no primeiro tempo
A partida começou em alta velocidade, com o Avaí avançando suas peças e criando duas excelentes oportunidades. Na primeira, o meia Cléber Santana experimentou de longe, e Marcão fez uma bela defesa, espalmando para fora. Na segunda, o atacante Márcio Diogo dominou na área, se livrou dos marcadores e chutou por baixo, dando um susto no goleiro do ASA. O Alvinegro só acordou aos 10 minutos, após falta cobrada pelo meia Diego Rosa que passou muito perto do gol. Na sequência, o atacante Diego Clementino foi lançado na área do Avaí, ajeitou e tocou na saída do goleiro. A bola entrou, mas o árbitro paulista Raphael Claus percebeu que o jogador havia concluído com o braço, anulou a jogada e advertiu o "espertinho".
O Avaí voltou a carga aos 36 minutos, outra vez com Cléber Santana. O meia recebeu a bola na intermediária, cortou para a direita e finalizou rasteiro: bem colocado, Marcão salvou o ASA mais uma vez. O Leão continuou em cima e quase mordeu o adversário numa conclusão de Beto, que recebeu passe de Márcio Diogo e bateu de canhota: o arqueiro do ASA defendeu e, no rebote, Márcio perdeu a melhor chance da primeira etapa, chutando por cima.
ASA x Avaí, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)Meia do Avaí, Cléber Santana domina a bola no campo ofensivo (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
'Ao apagar das luzes', ASA vence com gol polêmico
O Avaí voltou para a etapa final criando mais uma boa chance, com Márcio Diogo. O atacante fez fila pela esquerda, driblou três e, na área, chutou na saída de Marcão, acertando a rede pelo lado de fora. A bela jogada iludiu o torcedor sobre a qualidade da partida no segundo tempo. Os times caíram de produção, passaram a apenas rondar a área adversária e outra boa jogada só surgiu aos 20 minutos, com o atacante Beto, do Avaí, que recebeu de costas, virou e bateu cruzado, obrigando Marcão a fazer mais uma boa defesa.
Para piorar, aos 33 minutos, parte dos refletores do estádio apagou e o jogo foi paralisado. Dez minutos depois, o duelo foi reiniciado e o ASA quase marcou com Diego Rosa, que pegou sobra na área e fuzilou para o gol: Thiago fez uma bela defesa, mas não esperava a surpresa que viria na sequência. Lançado entre os zagueiros por Diego Rosa, o centroavante Lúcio Maranhão recebeu sem marcação, em posição duvidosa, e tocou na saída do goleiro do Avaí aos 52 minutos: 1 a 0 para o ASA e fim de jogo em Arapiraca.

GE/AL 

Ceará e Sport se enfrentam hoje no Castelão lutando pelo acesso à Série A



Mesmo separados por seis pontos na tabela da Série B, Ceará e Sport podem ser considerados adversários diretos na briga pelo acesso à elite do futebol nacional. Neste sábado, os dois clubes nordestinos duelam na Arena Castelão, às 16h20m (da capital cearense) e 17h20m (de Brasília), pela 34ª rodada. Os pernambucanos, com 56 pontos, almejam até mesmo o empate pela permanência no G-4. O Vovô, por outro lado, quer justamente encostar nos quatro primeiros, mantendo vivo o sonho do acesso.
Sport x Ceará (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
No primeiro turno, Sport venceu Ceará na Ilha do Retiro (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
A vitória por 3 a 1 contra o Atlético-GO, na última rodada, fora de casa, deu novo ânimo ao Ceará. O Alvinegro chegou aos 50 pontos e, neste sábado, terá o importante retorno de Mota. O atacante cumpriu suspensão e formará o quarteto ofensivo junto a Lulinha, Magno Alves e Léo Gamalho. Outro que está de volta é o volante João Marcos, ausente no duelo contra o Atlético-GO. Para o treinador Sérgio Soares, apenas a vitória interessa no confronto em casa.
- Restam três pontos para chegarmos aos quatro primeiros, mas essa competição está muito acirrada. Temos um elenco forte e tenho total confiança nos jogadores - afirmou.
Depois de encarar os pernambucanos em casa, o Vovô ainda terá pela frente o Avaí, novamente no Castelão, o Guaratinguetá, fora, o Palmeiras, no Pacaembu, e o Joinville, novamente na capital cearense. No primeiro turno, o Sport acabou levando a melhor e venceu por 2 a 1, na Ilha do Retiro. Agora, Alvinegro de Porangabuçu quer dar a resposta com o apoio da torcida.
Até o empate serve
O Sport entra em campo neste sábado em busca dos três pontos para alcançar duas "conquistas": ficar ainda mais perto da vaga na Série A e colocar um fim às pretensões do Ceará de entrar no G-4. Apesar de perseguir vitória em Fortaleza, o técnico Geninho já garantiu que um empate não será de todo ruim e ajudará nos objetivos rubro-negros na Série B.
- Será um jogo complicado e buscaremos a vitória, mas temos que saber que o Sport precisa jogar com inteligência. Temos 56 pontos e, nesta fase final, o importante é pontuar. Até porque um empate praticamente tira o Ceará da disputa pelo acesso - destacou o técnico Geninho.
Com 56 pontos e atualmente na terceira colocação da Série B, o Sport quer se manter longe das derrotas - a última foi na 30ª rodada, quando foi derrotado pelo América-MG no Recife. Em caso de revés, o Leão seguirá no G-4, mas ficará ameaçado de perder terreno nas próximas rodadas já que a disputa pelo grupo de acesso está embolada com a participação de seis equipes: Ceará, Paraná, América-MG, Joinville, Avaí e Icasa.
A arbitragem será de Marcelo de Lima Henrique (RJ - FIFA). Ele terá Dibert Pedrosa Moisés e Jackson L. Massarra dos Santos, ambos do Rio de Janeiro, como assistentes.

GE

08/11/2013

Atletas de São José do Sabugi estarão se enfrentando neste domingo no Estádio Domingão no amistoso entre Escolinha de Futebol Parelhas e Escola Aliança de Santa Luzia



Neste domingo será realizado dois jogos no Estádio Domingão em São José do Sabugi, será nas categorias sub 15 e sub 17, irão se enfrentar a Escola de Futebol Parelhas comandada por Geová e Ricardo e Escola Aliança de Santa Luzia que é comandada por Riva, e os torcedores e desportistas de São José do Sabugi e região estão convidados a prestigiarem esses dois jogos.
A Escolinha de Futebol Parelhas é a atual campeã da Copa dos Municípios nas duas categorias, que foi realizada na cidade de Parelhas.
O jogo terá inicio ás 7:00 horas da manhã. e terá cobertura do Portal Esporte São José do Sabugi e do Programa Panorama Esportivo da Rádio Rural de Parelhas através do repórter Antonio Januario.
Na categoria sub 17 quatro jogadores de São José do Sabugi estarão se enfrentando, o goleiro Bebeto e o lateral esquerdo Kaike defendem a Escolinha de Futebol Parelhas enquanto que Danilo de Eguinaldo e Segundo de Jacinta vão está defendendo a Escola Aliança de Santa Luzia.
No sub 15 da Escola Aliança tem alguns jogadores que defenderam o São José Sub 15 na Copa Paraiba e vão reencontrar com a torcida São Joseense que apoiou o São José durante a competição.

Postado por: João Henrique

Portal Esporte São José do Sabugi

Candidato de oposição à CBF sai nas próximas semanas, afirma Andrés Sanchez


Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, afirmou nesta sexta-feita ao GloboEsporte.com que "nas próximas semanas" será anunciado um candidato do grupo de oposição para concorrer à presidência da CBF. As eleições serão em abril ou maio de 2014. Quem ganhar assume um ano depois.
- Temos de definir logo, porque a partir de janeiro é preciso começar a trabalhar, a fazer campanha - afirmou o dirigente de 49 anos, ex-diretor de seleções da CBF e hoje responsável pelas obras da Arena Corinthians.
Embora ainda não se assuma como candidato, Andrés admite que é um dos prováveis nomes deste grupo.
- Pode ser eu, pode ser outro, vamos definir isso em breve - disse.
Tudo aponta para que o candidato da situação seja Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol e vice da CBF.
O grupo de oposição tem como líderes as federações de futebol de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia. Embora se digam opositores da gestão de José Maria Marin, todos votaram pela aprovação das contas de 2012 da entidade, em abril deste ano.
- É muito difícil concorrrer contra o poder estabelecido, mas nossa obrigação é tentar - afirmou Andrés.
- Temos o apoio de algumas federações e alguns clubes, vamos tentar outros ainda. Certamente haverá um candidato de oposição. Isso eu posso afirmar que vai ter - emendou.

GE 

Presidente do Sousa afirma ser contra mudanças no Paraibano 2014, e afirma ter consultado o STJD



O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, afirmou na tarde desta sexta-feira que é totalmente contra a forma de disputada sugerida pelo Nacional de Patos para o Campeonato Paraibano do próximo ano. Aldeone, foi além e disse que já consultou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) onde, segundo ele, conseguiu constatar que tal mudança no regulamento seria ilegal.
- Sou totalmente contra essa ideia. Isso não existe. Já consultei o STJD e descobri que mudança no regulamento é ilegal - garantiu o sempre polêmico dirigente sousense.
Aldeone Abrantes, presidente do Sousa (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Aldeone Abrantes, presidente do Sousa (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/PB)
Sobre a questão do rebaixamento na competição do próximo ano, o mandatário ainda desabafou e disse que Nacional e Esporte de Patos é que deveriam cair para a 2ª divisão, já que pediram para não participar do Campeonato Paraibano, assim como também já tinha sugerido o presidente do Auto Esporte.
- Na minha opinião, os rebaixados devem ser os times de Patos. Já que eles pediram para sair e não vão mais disputar nenhuma partida, vão ter que ficar com essa parte ruim de disputar o Campeonato Paraibano - acrescentou Aldeone Abrantes.
Após a contratação do treinador Paulo Júnior, a diretoria do Dinossauro começa a voltar o planejamento para a contratação do elenco que vai disputar o Campeonato Paraibano. Apesar de não ter divulgado nenhuma contratação, o time deve ser apresentado no dia 5 de dezembro, quando vai inciar sua pré-temporada, no Estádio Marizão.

GE/PB 

Dirigente do Nacional propõe nova fórmula de disputa e volta de Nacional e Esporte ao Paraibano 2014



Surge uma nova alternativa para que os times de Patos possam voltar a participar do Campeonato Paraibano de 2014. Nesta sexta-feira, um dos membros da diretoria do Nacional de Patos e ex-presidente do clube, José Ivan, revelou que está tentando modificar a forma de disputa do Estadual para que seu clube, assim como o Esporte de Patos, possam voltar a figurar na elite do futebol paraibano. Segundo a proposta, os clubes seriam divididos em dois grupos, um do Sertão e outro do Litoral, como forma de diminuir os gastos e viabilizar a participação dos times patoenses.
Dessa forma, Nacional e Esporte de Patos ficariam em um grupo junto com Sousa e Atlético de Cajazeiras. Do outro lado, Campinense, CSP, Santa Cruz de Santa Rita e Auto Esporte formariam a outra chave. Os dois melhores classificados avançariam para a fase decisiva, enquanto os piores de cada grupo seriam rebaixados para a 2ª divisão.
- Dessa forma, nós só teríamos gastos com viagens para as cidades aqui por perto, o que já ia ajudar muito nas despesas. Além desse aspecto, que iria possibilitar que os times aqui de Patos voltassem para a disputa, cada jogo seria um clássico daqui do Sertão. O que iria trazer o torcedor para campo e tornar a competição muito mais atrativa - comentou José Ivan.
José Ivan disse que ainda esta semana deve se reunir com a diretoria do Esporte para discutir a proposta. Além disso, presidente de outros clubes do estado, assim como Eduardo Medeiros, do Treze, devem ser procurados pelo Nacional para intermediar o pedido junto à Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Na última segunda-feira, Nacional e Esporte de Patos entregaram um documento pedindo afastamento da disputa do Paraibano de 2014. As diretorias das duas equipes alegaram que não teriam condições financeiras de arcar com os custos referentes à montagem e manutenção dos elencos. Após esse fato, a Federação já divulgou uma nova tabela, excluindo os times da Morada do Sol da disputa.

GE/PB 

CSP contrata ex atacante do Campinense para o Paraibano 2014



O atacante Sidney, 24 anos, ex-Campinense, é o um dos reforços do CSP para a disputa do Campeonato Paraibano de 2014. 
O atleta jogou esse ano a segunda divisão do paraibano pelo time do Sport Campina.
Em entrevista ao PB Esportes, Sidney, falou inicialmente sobre a expectativa de participar da primeira divisão do Campeonato Paraibano pelo time do CSP.

Fonte: PB Esportes

Atleta da Escolinha de Futebol Parelhas vai para o Moji Mirin-SP



Jadson(a direita)
O garoto Jadson de apenas 15 anos, que é  atleta formado para o futebol na Escolinha de Futebol Parelhas, comandado por Geová e Ricardo acaba de ser aprovado na equipe do Mogi Mirim Sub 15 de São Paulo, Jadson já se encontra na cidade de Moji Mirin treinando na equipe sub 15, esse é fruto de um ano de trabalho bem realizado pelos professores Geova e Ricardo da Escolinha de Futebol Parelhas, que apesar da falta de apoio vem batalhando e com muito esforço já conseguiu mandar alguns garotos para o estado de São Paulo, Jadson é mais um que segue em busca de um sonho que todo atleta tem, que é seguir sua carreira no futebol, parabéns Jadson que deus de tudo de bom e que consiga realizar seu sonho.
O Moji Mirin é uma equipe que disputa a 1ª divisão do Campeonato Paulista e a 3ª do Brasileiro, e tem como presidente o tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira que é Rivaldo, e tem uma grande estrutura, maior que muitos times grandes do Brasil, digo por que o atleta Rodolfo aqui de São José do Sabugi jogou no Moji Mirin e sempre fala da grande estrutura que o clube tem.
O atleta Jadson é da cidade de Currais Novos, e trabalhou durante dez meses na Escolinha de Futebol Parelhas com os professores Geová e Ricardo, que tem um trabalho sério, a prova desse grande trabalho todos já estão vendo, alguns garotos já indo para clubes de São Paulo e em breve com certeza irá mais garotos. 

Postado por: João Henrique

Portal Esporte São José do Sabugi 

Juventos vence Parceiros em amistoso society no campo Caapoazinho



Ontem a tarde foi realizado um jogo amistoso no Campo Society Caapoazinho em São José do Sabugi entre as equipes do Parceiros do presidente Robério e o Juventos de Jayrton, o Juventos levou a melhor e venceu por 8 X 3.
O Juventos jogos e venceu com a seguinte relação de atletas:Ítalo(Goleiro), Segundo, Kael, Genilson Alemão, Jayrton, Felipe, Ciçero e Pequeno, ja o Parceiros jogou com a seguinte formação: José, Danilo, Jeferson, Paulo Cesar, Eron, Heldão, Roberio e Hyago.
Informações repassadas por Jayrton(Presidente do Juventos).

Postado por: João Henrique

Portal Esporte São José do Sabugi 

Vaga na Libertadores: Sul-Americana e Copa do Brasil agitam os 'secadores'



A possibilidade de um clube brasileiro conquistar a Copa Sul-Americana neste ano fará mobilizar o exército dos secadores de plantão. Caso Ponte Preta ou São Paulo, que se enfrentam em uma das semifinais do torneio, conquiste o título, estará classificado para a Libertadores de 2014, eliminando assim uma das vagas destinadas à competição pelo Campeonato Brasileiro. Ou seja, o tal G4 viraria G3.
No cenário atual, são os torcedores de Botafogo, Goiás e Grêmio aqueles que mais torcerão contra as equipes brasileiras. A fé dessa galera estará depositada no paraguaio Libertad ou no argentino Lanús, que jogam a outra semifinal da Sul-Americana. Caso um destes conquiste o torneio continental, o G4 no Brasileirão é mantido.
Segundo números do matemático Tristão Garcia, os gremistas possuem 72% de chances de garantir a vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro. O Botafogo tem 69% e o Goiás 53%.
No entanto, há também uma situação onde até mesmo com um título brasileiro na Sul-Americana o G4 será preservado. Isso ocorre se o Atlético-PR conquistar a Copa do Brasil sobre o Flamengo. O rubro-negro do Paraná é outro clube que ganhará torcida extra neste fim de ano.
A explicação é que como ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR (que hoje possui 88% de chances de ir à Libertadores pelo Nacional) abriria uma vaga em caso de título da Copa do Brasil.
Só que o G4 ainda pode virar G5. Este cenário só ocorrerá em caso de título do Atlético-PR na Copa do Brasil, com Lanús ou Libertad conquistando a Copa Sul-Americana. Assim, a vaga restante no Campeonato Brasileiro passaria ao quinto colocado. Neste ponto até mesmo o torcedor do Vitória (que está com 10% de chances de ir à Libertadores) passaria a acreditar um pouco mais.
Confira as combinações possíveis:
Copa Sul-Americana             Copa do Brasil          Brasileirão
Ponte Preta ou São Paulo      Flamengo                    G3
Ponte Preta ou São Paulo      Atlético-PR                  G4
Lanús ou Libertad                  Flamengo                   G4
Lanús ou Libertad                  Atlético-PR                  G5


Lancenet 

Copa do Vale: São José enfrentará a Sociedade do Junco amanhã no Estádio Machadão em Santa Luzia



O São José Futebol Clube de São José do Sabugi joga neste sábado(09/11) no Estádio Machadão em Santa Luzia contra a equipe da Sociedade do Junco do Seridó, o jogo é válido pela semifinal da Copa do Vale 2013 e terá inicio ás 15:30 horas.
O São José joga por dois resultados iguais para garantir vaga na final por ter ficado em primeiro no Grupo B, o segundo jogo da semifinal será sexta-feira(15/11), feriado nacional.
O Portal Esporte São José do Sabugi estará amanhã no Estádio Machadão em Santa Luzia dando total cobertura a essa partida.
A outra partida da semifinal entre no domingo entre Portuguesa de Areia de Baraunas e Seleção de Várzea.
Postado por: João Henrique

Portal Esporte São José do Sabugi

Treze define lista com 14 nomes e novo técnico avalia renovações



Em entrevista à Rádio Clube AM, nesta quinta-feira (07), o novo técnico do Treze, o gaúcho Leandro Campos, confirmou que recebeu uma lista com 14 nomes do atual elenco galista.
É a base que a diretoria quer contar para a temporada de 2014, a qual o Galo vai disputar a Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Brasileiro da Série C.
O treinador avisou que desde o final de semana vem mantendo contatos diários com o presidente Eduardo Medeiros e o vice Hênio Azevedo.
Campos endossou a intenção da diretoria de permanecer com a base e sublinhou que inclusive já trabalhou com boa parte dos atletas.
- Em 2004 nós já trabalhamos com Cristian, pelo Ituano-SP, na Série B do Campeonato Brasileiro. O próprio Jardson (Sapé) foi nosso jogador no ABC de Natal. Outros jogadores eu conheço de jogar contra e de assistir jogos. Primeiramente nós estamos definindo a renovação de contrato desse atletas que tiveram um bom desenvolvimento dentro da Série C. Posteriormente vamos delinear as necessidades básicas da equipe. Isso está sendo bem planejado, sem nenhum atropelo - comentou Leandro.
O Paraibaonline teve acesso a suposta lista de jogadores colocada para avaliação do treinador.
Nela estão os nomes dos goleiros Beto e Éder, dos zagueiros Pitty, Negretti e Marco Tiago, além dos laterais Hudson, Júnior Barbosa e Ramon Zanardi; dos volantes Sapé, Rodrigo Celeste e Escobar, dos meias Rafael Chorão e Cristian, e do atacante Túlio Renan.
As ausências de Birungueta e Téssio, revelações do Treze e que foram formados na base do clube, podem significar o interesse da diretoria em negociar os jogadores. Ambos teriam despertado o interesse de equipes do exterior.
O técnico Leandro Campos confirmou ainda que desembarca em Campina Grande entre terça e quinta-feira da próxima semana para conhecer a estrutura do Galo da Borborema.


Fonte: Esportes PB

TV Esporte Interativo transmitirá os primeiros jogos de Diego Costa na Seleção Espanhola


Depois de longa polêmica e de uma disputa entre Brasil e Espanha para ver quem ficava com o jogador, o atacante Diego Costa recebeu nesta quinta-feira sua primeira convocação pela seleção espanhola. O atleta do Atlético de Madrid foi um dos 23 nomes chamados pelo técnico Vicente del Bosque para os amistosos diante de Guiné Equatorial, em Malabo, e África do Sul, em Johannesburgo, nos próximos dias 16 e 19, 

Brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa, atualmente com 25 anos, tem sido um dos principais nomes do futebol europeu neste início de temporada. Ele divide a ponta da tabela de artilheiros do Campeonato Espanhol com Cristiano Ronaldo, com 13 gols em 12 jogos disputados, superando, entre outros, Lionel Messi. 
A TV Esporte Interativo transmitirá esses dois jogos.

Nascido no interior do Sergipe, Diego Costa nunca jogou profissionalmente no Brasil. Foi ainda garoto para a Europa, passando por Portugal antes de chegar à Espanha em 2007. Como conseguiu a nacionalidade espanhola e nunca defendeu a seleção brasileira em partidas oficiais (esteve apenas em amistoso realizado em março), o atacante atraiu o interesse do técnico Vicente del Bosque.

O técnico Luiz Felipe Scolari chegou a antecipar a sua convocação para os amistosos da seleção brasileira agora em novembro, abrindo a chance de levá-lo também para a Copa de 2014, mas a opção do jogador foi mesmo pelos atuais campeões europeus e mundiais. Ao anunciar sua escolha pela Espanha, Diego Costa revelou que iria defender o país em que se sentia "valorizado".

Felipão criticou duramente a atitude de Diego Costa, dizendo que ele estava "dando as costas para um sonho de milhões, o de representar a nossa seleção pentacampeã em uma Copa do Mundo no Brasil". Mas o atacante de 25 anos não se abalou com as pressões e manteve a decisão de defender a Espanha. Assim, foi convocado nesta quinta-feira para jogar pela seleção espanhola.
Fonte: Esporte Interativo 

São José é campeão da Copa Libertadores Feminina 2013

O São José venceu nesta quinta-feira por 3 a 1 o Formas Íntimas, da Colômbia, e se sagrou campeão da Copa Libertadores Feminina 2013. Foi a segunda vez que o time paulista conquistou o torneio continental.
Na final disputada em Foz do Iguaçu, a equipe brasileira teve a chance de abrir o placar logo aos oito minutos, mas Giovânia desperdiçou cobrança de pênalti. O castigo veio logo em seguida, quando Diana Ospina abriu o placar a favor das colombianas.
Mesmo após o susto, o São José teve forças para reagir rapidamente e chegou ao empate, através de Priscilinha.  E não demorou para conseguirem a virada! Um minuto e meio depois, Danielli cobrou falta e marcou o segundo.
Na etapa final, a zagueira Gislaine ampliou para 3 a 1 e praticamente "matou" a partida. Mesmo tendo jogado quase todo o segundo tempo com uma jogadora a menos, devido a expulsão de Giovânia, o time paulista conseguiu segurar o resultado até o apito final e festejar o título.

Ogol.com.br 

Copa do Nordeste 2014 tem duração ampliada


Imagem: Divulgação.

"Atendendo a pedidos de federações de alguns estados, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por ampliar a duração da Copa do Nordeste 2014. Com a mudança, a final deve acontecer no dia 30 de março, ao invés de 23 de fevereiro, como previsto inicialmente.

Apesar disso, o número de jogos foi mantido e serão realizados em 12 datas. A diferença é que o intervalo entre as partidas será maior, facilitando a logística para os clubes, que também estarão disputando os estaduais". (Tribuna do Ceará).

O Botafogo (PB) está no Grupo D, ao lado do Sport Club do Recife, Náutico (PE) e Guarany de Sobral (CE). O time da Maravilha do Contorno, após a conquista da Série D, confirmou a permanência da comissão técnica para a próxima temporada, bem como a base do vitorioso time de 2013 para as disputas da Copa do Nordeste 2014.

De acordo com a programação do Botafogo, a pré-temporada deverá ter início no dia 10 de dezembro, até lá, a diretoria estará tentando negociar a renovação de contrato de alguns atletas que se destacaram defendendo o clube no Campeonato Brasileiro da Série D, além da busca por reforços, haja vista que em 2014 o calendário do Alvinegro da Estrela Vermelha estará repleto de competições, por exemplo, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Paraibano e Campeonato Brasileiro da Série C, este programado para o segundo semestre de 2014.

Por Fábio Fernandes

Confira a lista com todos os campeões brasileiros, após a unificação de titulos reconhecidos pela CBF



Ano Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Torneios entre Campeões(1)
1959 Bahia Bahia

1960 São Paulo Palmeiras

1961 São Paulo Santos

1962 São Paulo Santos

1963 São Paulo Santos

1964 São Paulo Santos

1965 São Paulo Santos

1966 Minas Gerais Cruzeiro

1967 São Paulo Palmeiras(2) / São Paulo Palmeiras(3)

1968 Rio de Janeiro Botafogo(2) / São Paulo Santos(3)

1969 São Paulo Palmeiras
Paraná Grêmio Maringá
1970 Rio de Janeiro Fluminense

1971 Minas Gerais Atlético Mineiro

1972 São Paulo Palmeiras

1973 São Paulo Palmeiras

1974 Rio de Janeiro Vasco da Gama

1975 Rio Grande do Sul Internacional

1976 Rio Grande do Sul Internacional

1977 São Paulo São Paulo

1978 São Paulo Guarani
Minas Gerais Atlético Mineiro
1979 Rio Grande do Sul Internacional

1980 Rio de Janeiro Flamengo

1981 Rio Grande do Sul Grêmio

1982 Rio de Janeiro Flamengo
Rio de Janeiro America
1983 Rio de Janeiro Flamengo

1984 Rio de Janeiro Fluminense

1985 Paraná Coritiba

1986 São Paulo São Paulo

1987 Pernambuco Sport(4)

1988 Bahia Bahia

1989 Rio de Janeiro Vasco da Gama Rio Grande do Sul Grêmio
1990 São Paulo Corinthians Rio de Janeiro Flamengo Rio Grande do Sul Grêmio3
1991 São Paulo São Paulo Santa Catarina Criciúma São Paulo Corinthians
1992 Rio de Janeiro Flamengo Rio Grande do Sul Internacional
1993 São Paulo Palmeiras Minas Gerais Cruzeiro
1994 São Paulo Palmeiras Rio Grande do Sul Grêmio
1995 Rio de Janeiro Botafogo São Paulo Corinthians
1996 Rio Grande do Sul Grêmio Minas Gerais Cruzeiro
1997 Rio de Janeiro Vasco da Gama Rio Grande do Sul Grêmio
1998 São Paulo Corinthians São Paulo Palmeiras
1999 São Paulo Corinthians Rio Grande do Sul Juventude
2000 Rio de Janeiro Vasco da Gama Minas Gerais Cruzeiro São Paulo Palmeiras
2001 Paraná Atlético Paranaense Rio Grande do Sul Grêmio Rio de Janeiro Flamengo
2002 São Paulo Santos São Paulo Corinthians Pará Paysandu
2003 Minas Gerais Cruzeiro Minas Gerais Cruzeiro
2004 São Paulo Santos São Paulo Santo André
2005 São Paulo Corinthians São Paulo Paulista
2006 São Paulo São Paulo Rio de Janeiro Flamengo
2007 São Paulo São Paulo Rio de Janeiro Fluminense
2008 São Paulo São Paulo Pernambuco Sport
2009 Rio de Janeiro Flamengo São Paulo Corinthians
2010 Rio de Janeiro Fluminense São Paulo Santos
2011 São Paulo Corinthians Rio de Janeiro Vasco da Gama
2012 Rio de Janeiro Fluminense São Paulo Palmeiras
(1) Competições realizadas entre vencedores de diferentes torneios do Brasil (Campeonatos estaduais, regionais ou nacionais). 1969: Torneio dos Campeões da CBD; 1978: Copa dos Campeões da Copa Brasil (CBD); 1982: Torneio dos Campeões da CBF; 1990 e 1991: Supercopa do Brasil (CBF); 2000 a 2002: Copa dos Campeões (CBF).
(2) Em 1967 e 1968, foram realizados dois campeonatos brasileiros. Esta colocação refere-se ao torneio denominado na época de Taça Brasil.
(3) Em 1967 e 1968, foram realizados dois campeonatos brasileiros. Esta colocação refere-se ao torneio denominado na época de Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
(4) Campeonato Brasileiro de 1987: O Sport-PE é o único clube reconhecido como campeão brasileiro de 1987 pela CBF (entidade máxima do futebol brasileiro). O Flamengo é considerado como campeão brasileiro pelo próprio clube, por sua torcida e por parte da imprensa.4 5 6 , tendo esta posição sido corroborada pelo Clube dos 13 em 1987, porém sendo duvidoso afirmar que todos os membros do Clube dos 13 mantiveram essa posição após 1987, como é evidenciado por exemplo pela postura do São Paulo Futebol Clube no referente à "Taça das Bolinhas". Ambos os clubes (Flamengo e Sport-PE) são citados como campeões brasileiros no site oficial da FIFA, na parte "Classic Clubs";7 8 porém, segundo a própria FIFA, esta parte de seu site não expressa a opinião da entidade.[carece de fontes] Em 1988, a FIFA declarou que esperava que a CBF homologasse Sport-PE e Guarani como campeão e vice do Campeonato Brasileiro de 1987.9 A responsabilidade, no caso em questão, é da CBF, sendo que em estrita obediência à sentença judicial, a citada entidade reconhece como único campeão de 1987 o Sport Club do Recife, apesar da mesma entender que o reconhecimento do titulo de campeão nacional de 1987 também ao Flamengo não iria contrariar os limites da coisa julgada, com a CBF demonstrando assim que não concordava com a decisão judicial e que a acatava apenas pela obrigação de fazê-lo.10 11 12 13 14 Alegando que a própria FIFA recomendaria o não-envolvimento da Justiça Comum no futebol, o Flamengo solicitou à FIFA que interviesse no caso e punisse o Sport-PE, porém a FIFA resolveu não interferir no caso por não interferir em disputas sobre títulos nacionais, e não deu nenhuma punição ao Sport-PE por ele ter acionado a Justiça comum.15 16 Em 28 de junho de 2012, foi divulgado um manual no qual tanto o Flamengo quanto o Sport-PE constavam como campeões de 1987, mas a CBF informou, através do seu departamento de comunicação, que houve um engano no material enviado à gráfica e que a entidade cumpriu a decisão judicial no sentido de revogar a divisão do título brasileiro de 1987 entre Flamengo e Sport.17 Em 1987, o Flamengo conquistou o Módulo(Grupo) Verde18 que ao lado do Módulo Amarelo integrou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 1987. Era um campeonato só com 32 clubes dividido em dois módulos de 16.19 Em 1987, o Flamengo conquistou o Módulo(Grupo) Verde20 Em 3 de setembro de 1987, portanto antes do início da competição, a CBF defendia que o campeão brasileiro deveria sair de um quadrangular entre os dois primeiros dos Módulos Verde e Amarelo, embora o Clube dos 13 defendesse que este quadrangular deveria apenas definir os representantes do país na Libertadores.21 Em 9 de setembro de 1987, o Jornal do Brasil publicou a tabela do Módulo (Grupo Verde), tabela na qual este era tratado como "Grupo Verde"; ou seja, antes de iniciados os jogos, já estava estabelecido que o Módulo Verde seria apenas um dos Módulos da divisão principal, junto ao Módulo Amarelo.18 Conforme contagem oficial da CBF, o Módulo Verde de 1987, vencido pelo Flamengo, não conta nem como título de Campeonato Brasileiro nem como título independente do Campeonato Brasileiro, mas apenas como 1 dos 2 Módulos da Divisão Principal do Campeonato Brasileiro de 1987.

Fonte: Pt.wikipedia.org  com Portal Esporte São José do Sabugi