13/10/2012

Inscrições para o Bolsa Atleta começam na próxima semana

                
O Governo do Estado demonstra sensibilidade com os desportistas com a volta do Bolsa Atleta”, disse José Marco.

 Começam no dia 19 deste mês, as inscrições do programa Bolsa Atleta, que contemplará financeiramente atletas e paratletas da Paraíba. O edital foi publicado no Diário Oficial desta quinta feira (11) e confirma que os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) que fica na avenida Epitácio Pessoa, 1457, 3º andar, no bairro dos Estados, das 14h às 17h.

O secretário titular da Sejel, José Marco, destacou a publicação do edital de convocação do Bolsa Atleta como o início de um novo tempo para o esporte da Paraíba. “Agora que o edital foi publicado oficialmente, esperamos que os atletas e paratletas façam suas inscrições no período divulgado. O Governo do Estado demonstra sensibilidade com os desportistas com a volta do Bolsa Atleta”, disse José Marco.

Para o presidente da comissão do programa, Antônio Meira, só terá o direito quem realmente estiver enquadrado com o que manda a lei. “Quem não obedecer aos pré-requisitos não será contemplado. Aproveito a oportunidade para convocar os atletas e paraatleas para fazer suas inscrições”, concluiu. Ele lembrou que o término das inscrições será no dia 19 de novembro.

De acordo o decreto de número 33.328 de 21 de setembro de 2012, existem quatro tipos de bolsas para beneficiar os atletas e paratletas: a bolsa de rendimento internacional, a bolsa de rendimento nacional,  a bolsa institucional e a bolsa estudantil.

Copa Paraíba: CSP contrata três novos reforços


João Pessoa, PB - O Centro Sportivo Paraibano (CSP), que atualmente lidera a Copa Paraíba Sub-21, contratou nesta semana três novos jogadores que irão reforçar o time nos próximos jogos a serem disputados na capital paraibana e na cidade de Capina Grande.

Segundo as informações do treinador do Tigre, Ramiro Sousa, os atletas que se apresentaram ao clube durante esta semana já estão legalizados e aptos a enfrentar o Botafogo na partida de domingo (14) a ser disputada no Estádio da Graça em João Pessoa.

Os atletas contratados são os seguintes: o zagueiro Sueliton que já defendeu o próprio CSP e que ultimamente estava atuando no futebol paulista pelo Mogi Mirim resolveu voltar a vestir a camisa alviazulina. O goleiro Vladimir que também já atuou pelo Tigre em outras temporadas, acaba de retornar a casa e o meio campista Juninho que durante a Série A do Campeonato Paraibano deste ano defendeu a equipe do Sousa, passando agora a atuar no futebol pessoense.

Na tarde desta sexta-feira (12), o elenco se deslocou até ao Estádio do Santos que fica localizado no Conjunto Ernesto Geisel, onde realizou um treino tático.

Na manhã deste sábado (13), o grupo volta ao mesmo local, onde será realizado um coletivo apronto e segundo Ramiro Sousa, logo após o término dos trabalhos, todos os atletas a serem selecionados para enfrentar o Belo, sairão direto do campo dito para o local da concentração.

Vavá e Brasão são destaques no treino do Treze

                                     
“Parece que o ar cearense, está trazendo bons ventos para os galistas”, segundo o fisicultor Alexandre Duarte, após o segundo coletivo da semana no CETEN, em todos que se encontram no local citado.
Na quinta-feira (11) de ampla movimentação na grande Fortaleza para os “pupilos” de Vilar: no matinal, 85 minutos de um bom físico-técnico, onde o preparador físico Alexandre Duarte, deu um grande dinamismo no anaeróbio com diversos exercícios, principalmente no Circuitt-Trainning; já ao vespertino com o comando do técnico Marcelo Vilar, foram 60 minutos de bola rolando para um objetivo e feliz coletivo.
Nas quatro linhas, muita determinação, alegria, comprometimento e pontaria certeira do ataque, final 5 x 0 para os titulares, gols de Brasão (2), Vavá (2) e Cristian.
Vilar, tentando ao máximo possível encaixar taticamente seu time, para que diante o perigoso Guarany, o Galo consiga uma grande vitória.
Dois esquemas táticos trabalhados e com ótimos resultados: 1.4.4.2 e 1.4.3.3 > Beto, Aderlan, Tiago Gasparetto, Adalberto e Assis (Celico); Vágner Rosa (Léo Oliveira), Evérton César, Júlio Zabotto (Vavá) e Cristian; Rodrigo Pardal e Brasão (Ney Mineiro). Delegação galista, deixa o CETEN ás 07h00 desta 6ª feira (12) e vai para a cidade de Tianguá (CE), que fica a 88 km de Sobral, lá ficará hospedada no Serra Grande Hotel e treinará até domingo (14) no Estádio Municipal local.

Botafogo e CSP estão prontos para a decisão da liderança


Encerrados os treinos, os times de Botafogo e CSP estão prontos para a partida deste domingo, às 16h, no estádio da Graça, em João Pessoa, em jogo que vale a liderança da Copa Paraíba Sub 21.
O Botafogo teve uma mudança certa, com a saída do meia Alexon e a entrada de Diego. Com isso, o treinador Pedro Manta colocar em ação, praticamente, a mesma base do jogo passado.
O time do Botafogo conta com Jailson, Deleon, Valdo, Mailson e Leo; Sadan, Jacson, Janeilson e Diego; Rafael e Claudio.
O CSP também tem alteração na equipe, já que, Peo não vai poder atuar. O volante está punido pelo terceiro cartão amarelo.  O treinador Ramiro Sousa ainda não definiu o substituto e garante que tem Felipe, Michel e Fernando para a posição.
O time CSP deve ser formado com Ferreira, Jailton, Welington, Suelinton e Carioca; Fernando, Donatas, Rafael Formiga, Anderson Paraíba; Soares e Hélio.

FPF deixa Treze fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior

FPF deixa Treze fora da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Foto: Divulgação
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na noite desta quarta-feira os grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, porém, não incluiu o Treze. O fato chama a atenção porque o Galo foi campeão da Taça Paraíba sub-19, o que lhe garantiria a vaga no certame paulista, de acordo com os critérios da Federação Paraibana de Futebol.
O representante da Paraíba na competição será justamente o vice-campeão, o Botafogo-PB, que está no grupo da cidade de Louveira, com Audax, Bahia e Criciúma.
Caso já está sendo discutido pelo conselho da entidade paulista.
A assessoria de imprensa da Federação Paraibana de Futebol informou que já enviou as documentações necessárias para que o Treze participe da competição. Além disso, os paraibanos afirmaram que a FPF-SP concedeu ao Estado o direito de ter dois representantes na maior competição de categorias de base do Brasil.
Por outro lado, especula-se que o Treze poderia estar sendo vítima de um boicote. O presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, é braço direito de José Maria Marin, mandatário da CBF e que, atualmente, briga na justiça pela exclusão do clube paraibano na Terceira Divisão.

Equipe @Vozdatorcida

Jogador que atuou no Paraíba de Cajazeiras é preso acusado de furto

          

Giovanni Antônio da Silveira Silva é acusado de subtrair alguns objetos de dentro de um carro que teria se envolvido em um acidente na BR-230

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na manhã deste sábado, sob a acusação de furto, um jogador que atuou no futebol paraibano no primeiro semestre deste ano. Trata-se do zagueiro Giovanni Antônio da Silveira Silva, que participou da campanha do Paraíba de Cajazeiras na disputa do Estadual deste ano. Antes de jogar pela equipe cajazeirense, o atleta já tinha defendido as cores do Treze, entre os anos de 2006 e 2007.
Segundo informações repassadas pela PRF, dois carros teriam se envolvido em um acidente na BR-230, nas proximidades do município de Ingá, no Agreste do Estado, e um desses veículos acabou sendo abandonado no local do acidente. Momentos após este fato, o atleta teria passado pelo local e, aproveitando a falta de movimento, teria subtraído algumas ferramentas e também um pneu de estepe do interior do automóvel acidentado.
Só que um pedestre presenciou toda a cena e comunicou através do telefone aos policiais. No posto da PRF localizado na entrada do município de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, o jogador foi abordado e o delito foi confirmado. Giovanni, que estava acompanhado de familiares na hora da abordagem, foi encaminhado para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, onde prestou esclarecimentos e, após o pagamento de fiança, acabou sendo liberado.

Cobrado até pela família em casa, treinador analisa relação com a torcida, acha que povo ainda ama a Seleção e diz que ninguém sonha ter a profissão

Mano Menezes Seleção entrevista (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Mano com a Seleção na Polônia: menos de dois anos para a Copa (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
O próprio Mano Menezes reconhece: ninguém sonha ser treinador de futebol. Para aqueles que fogem a esta regra, ele está no posto mais cobiçado. E também o mais cobrado. De questionamentos de familiares a vaias na arquibancada, Mano tem menos de dois anos para comandar a Seleção na Copa do Mundo em casa. Recentemente, ouviu gritos de "burro" e pedidos por Luiz Felipe Scolari em jogos no Brasil. Em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM na Polônia, o treinador garante que as vaias não o abalaram para a sequência do planejamento até 2014.
- É uma situação obviamente desconfortável. Mas é preciso conviver. Técnico que nunca foi chamado de burro não é técnico de futebol. É técnico de outra coisa - disse.
Em Breslávia, local do amistoso de terça-feira contra o Japão, Mano conversou por 40 minutos com o GLOBOESPORTE.COM. A entrevista foi realizada no hotel onde o time está concentrado, dois dias antes da goleada por 6 a 0 sobre o Iraque, em Malmo, na Suécia. Nela, o técnico fez uma análise da profissão que abraçou e chegou a uma conclusão:

- A gente não fala, mas ninguém tem sonho de ser técnico de futebol. Tem de ser jogador ou atleta de qualquer outra modalidade. Ninguém começa a vida pensando ser treinador de futebol, depois chegar à Seleção e ser campeão do mundo. Objetivamente não temos esses sonhos.

Mano Menezes Seleção entrevista (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Mano evita fazer previsão sobre onde estará em 13/7/2014, data da final da Copa  (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Confira abaixo a íntegra da entrevista exclusiva com Mano Menezes. Ele fala também sobre Neymar, da relação com a torcida e que é cobrado até em casa.

Como imagina que será seu dia 13 de julho de 2014 (data da final da Copa)?

O futebol está tão imediatista que não penso nisso. Não é possível. Temos tanta coisa para fazer até lá que temos de estar focados. Se não vamos nos perder nesse emaranhado de decisões que precisamos tomar de forma correta para chegarmos bem da maneira que queremos na Copa do Mundo.

Ser técnico da Seleção numa Copa do Mundo é algo que você sonhou?
É obvio que você não pensa. A gente não fala, mas ninguém tem sonho de ser técnico de futebol. Tem de ser jogador ou atleta de qualquer outra modalidade. Ninguém começa a vida pensando ser treinador de futebol, depois chegar à Seleção e ser campeão do mundo. Objetivamente não temos esses sonhos. Mas quando você começa um trabalho que vai culminar numa Copa, especialmente em nosso país, é óbvio que pensa terminar campeão do mundo. Mas como já disse, ainda não estamos pensando nisso. Temos muita coisa para fazer até lá.

Você não conhece ninguém que tinha o sonho de ser técnico?
Todos os meninos da minha idade que tinham sonhos relacionados ao futebol queriam ser jogador. Mas claro que podem ter virado técnico. Ou por não ter tido uma carreira grandiosa ou por ter tido e depois ter enveredado nessa profissão. Ser treinador acaba sendo uma consequência do futebol.

Diante disso, você se sente realizado por ser técnico de futebol?

Sim. É ótimo poder construir alguma coisa, montar equipes vencedoras, principalmente num país onde o futebol é uma paixão. É algo muito gratificante.

Mano Menezes no jogo entre Brasil e Iraque (Foto: Mowa Press)Técnico orienta a Seleção durante a goleada de 6 a 0 sobre o Iraque, na última quinta (Foto: Mowa Press)
É triste saber que a felicidade de treinador dura pouco?
Futebol é um segmento da vida, por isso a felicidade eterna não existe. Temos momentos felizes, sim, mas são breves. Você vence uma partida e já termina pensando na outra. Quando você ganha um Campeonato Brasileiro, uma Libertadores, uma Copa do Mundo e continua trabalhando no mesmo lugar, certamente dali a cinco dias a exigência é a mesma. Mas mesmo assim tenho certeza que vale a pena. Os momentos de felicidade são breves, mas intensos.

Você acha que a atuação do treinador está superdimensionada?
A dimensão do cargo de técnico de futebol ficou muito maior nos últimos anos. E a maior prova disso é que você vê direcionado para os mesmos nomes a confiança e a possibilidade de dirigir os grandes clubes. E porque circunstancialmente aumentaram muito as obrigações de um técnico. É preciso se envolver diretamente no trabalho para que ele seja bem sucedido. E em consequência disso, nós somos muito valorizados na hora da vitória, e aceitamos isso com mais naturalidade porque é gostoso ouvir elogios, mas na mesma proporção somos muito criticados e apontados como culpados em caso de derrota. São os dois lados da moeda. Eu diria hoje, sem medo de errar, que montar taticamente uma equipe é a parte menos difícil do trabalho de um técnico. O mais complicado é lidar com a mídia esportiva, quase gerenciar a carreira dos jogadores, que hoje, com staffs, se tornaram verdadeiras estrelas e empresas, se relacionar com os dirigentes, com o público...

É notável que mesmo nos momentos mais complicados da Seleção você tem mantido uma frieza que não tinha na época de clube. O que mudou?

A intimidade com o jogador no clube é muito maior. O tempo de convivência e a proximidade te permitem ir além em determinadas situações, porque a aceitação daquilo será melhor e no dia seguinte você está na relação para consertar o que houve de errado. Na Seleção, por outro lado, você faz uma partida ou duas na sequência e depois vai se encontrar novamente dali 60, 90 dias. Nesse período sem convivência não é possível corrigir atritos. A atuação é diferente. Mas eu não faço nada premeditado em relação a isso. Nem é possível premeditar tanto, porque toda hora acontece algo novo que muda toda a situação, como um gol aos 20 segundos.

Mas em relação às críticas do torcedor você também tem mantido a calma. Você não acha que o próprio torcedor quer ver um pouco de ira em você?

O fato de não estar satisfeito pode produzir diversas reações. E eu nunca estou satisfeito quando acho que as minhas equipes estão produzindo abaixo do que eu acho que elas podem. Mas o fato de eu estar insatisfeito não me dá o direito de ser mal-educado, grosseiro e desrespeitar o torcedor, embora eu ache que muitas vezes ele é injusto. Mas isso é uma questão pessoal. Técnico que nunca foi chamado de burro não é técnico de futebol. É técnico de outra coisa. Então é preciso estar preparado para isso sem perder o equilíbrio, porque você vai continuar trabalhando no jogo e não poder deixar de enxergar soluções. Mas claro que não é bom. Imagina você (jornalista) escrevendo e alguém no seu ouvido te chamando de burro e gritando nome de outro profissional. É uma situação obviamente desconfortável. Mas é preciso conviver.

Penso que o povo brasileiro continua amando a Seleção da mesma maneira. Se não tivesse amor, a torcida não iria aos hotéis onde a Seleção está, não iria com dez mil pessoas ver um treinamento, não lotaria estádio. Isso é amor... O salário de estrelas dos jogadores também criou um distanciamento da realidade das pessoas normais. Isso vale para os técnicos também. Mesmo assim, acho que o amor continua."
Mano Menezes
Muitos dizem que o povo perdeu o amor pela Seleção. Como o treinador pode ajudar na recuperação desse sentimento?
Bom, eu penso que o povo brasileiro continua amando a seleção brasileira da mesma maneira. E o fato de ter alguma reação diferente disso, que caminhe na direção contrária, é circunstancial, como sempre foi. Se não tivesse amor, a torcida não iria aos hotéis onde a Seleção está, não iria com dez mil pessoas ver um treinamento, não lotaria estádio. Isso é amor. As outras questões estão ligadas à alteração do mundo. Hoje há uma confusão na cabeça do torcedor, que ora vê um time só com jogadores que atuam no Brasil, como no Superclássico, depois vê a equipe completa, mas com mudanças por conta da relação com os clubes. Tudo isso atrapalha. O salário de estrelas dos jogadores também criou um distanciamento da realidade das pessoas normais. Isso vale para os técnicos também. Mesmo assim, acho que o amor continua.

Para a Copa do Mundo de 2014 é necessário que o Brasil faça campanha parecida como fez Portugal na Eurocopa de 2004?

O brasileiro sempre teve esse comportamento em relação à seleção brasileira nas grandes competições. Principalmente na Copa do Mundo. Não acho, portanto, que seja necessária uma campanha na mesma proporção que Portugal fez.

Você costuma ligar para outros treinadores e trocar experiências?
Costumo conversar com aqueles técnicos que tenho mais afinidade. Mas não tenho o hábito de perguntar o que acham da equipe, o que poderiam propor como alteração, porque essas decisões do futebol exigem muito conhecimento do dia a dia. E o adversário não pode saber de nada. Até por isso 70% do que acontece no futebol, da essência dele, ninguém fala. Só falamos os 30% que podem. Por isso nossas entrevistas são tão parecidas e as respostas também. Não é porque não temos inteligência para falar melhor. É porque realmente não podemos falar.

Certa vez, o Parreira disse que em 2006 ele olhava para os consagrados Ronaldo, Ronaldinho, Cafu, Roberto Carlos e não via mais empolgação neles, por eles já terem conquistado tudo na carreira. Essa é uma vantagem que você tem, ter um grupo sem tantas conquistas e que quer a Copa do Mundo?
Olha, eu não vou dizer que eu queria ter os problemas que o Parreira teve porque seria um desrespeito com os atletas de agora. Mas existem momentos e momentos. Há compensações por ter no grupo jogadores consagrados e existem pequenos problemas. Ao mesmo tempo em que eles podem se acomodar por terem conquistado quase tudo, eles estão muito bem preparados para momentos grandiosos, em que é preciso impor respeito. O futebol, como na vida, tem os dois lados.

Mano Menezes Seleção entrevista (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Para Mano, povo brasileiro segue apaixonado pela Seleção  (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

O esporte de alto nível está cada dia mais exigente. É saudável?

Não. O esporte de alto nível é agressivo há muito tempo. Seja qual for a modalidade. Não é uma questão ligada proporcionalmente à saúde. Saúde é outra coisa. Esporte de alto nível te dá compensações financeiras, mais do que nunca, mas proporcionalmente ao ganho tem um desgaste muito grande em todos os aspectos.

Principalmente no lado psicológico...
Existe uma seleção natural de quem suporta e de quem não suporta. Esses vão ficando no meio do caminho. Mesmo que demonstrem capacidade técnica, vão sucumbindo à pressão, porque não é só a sua mãe e sua família, por exemplo, que tem sonhos em relação à Seleção, a minha mãe e a minha família também tem.

Você é muito cobrado em casa, Mano?

Por todos. A maioria respeito, claro, mas tem uns da família que querem saber porque vai esse ou aquele na convocação. São as mesmas dúvidas e perguntas do torcedor.

Por falar em cobrança, você é questionado nas ruas como é nos estádios?
Não tenha dúvida que tem uma diferença muito grande. E é importante mesmo dizer isso. A maioria das pessoas que encontro nas ruas dá força. E por isso falo que a questão do amor pela Seleção ainda está intacta. O que acontece é que muitas vezes fica fácil se esconder na multidão, porque você é anônimo. Mas eu continuo pensando que a maioria dos brasileiros é dos que pensam com a razão.

Para encerrar, Mano, independentemente do que aconteça daqui por diante, é possível dizer que a cara da sua Seleção é a cara do Neymar?
Não gostaria de colocar sobre os ombros do Neymar mais essa responsabilidade, de ele ser "o cara" da Seleção. Eu sempre digo que acredito muito no trabalho das equipes. E só é possível ganhar uma Copa do Mundo tendo uma grande Seleção. Nela, claro, alguns jogadores se destacam individualmente, mas isso é consequência de uma grande equipe. E o Neymar está entre eles. Mas tudo isso só vale se fizermos uma ótima Copa do Mundo. Do contrário, não vai valer absolutamente nada.

Paraibano 2013 vai ter nova forma de disputa e prêmio para os finalistas

No Conselho Arbitral, a FPF anunciou o contrato de dois anos com uma grande montadora de carros. Uma nova fórmula também foi definida

Reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Reunião do Conselho Arbitral do Campeonato
Paraibano 2013 aconteceu nesta quinta-feira
(Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
O Campeonato Paraibano 2013 vai sofrer mudanças na fórmula de disputa. Isto porque, com a volta da Copa do Nordeste, Campinense e Sousa (representates paraibanos no campeonato regional) só poderão entrar na competição na segunda fase. E depois de muita discussão na sede da Federação Paraibana de Futebol, numa reunião que começou na noite de quinta e durou várias horas, chegou-se a uma fórmula para lá de complicada.
A boa notícia, contudo, é que na oportunidade a FPF anunciou um contrato de patrocínio de R$ 560 mil de uma grande montadora de veículos que promete investir o valor ao longo de dois anos.
A primeira fase do Paraibano vai contar com oito equipes (Auto Esporte, Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Cruzeiro-PB, CSP, Nacional de Patos, Paraíba e Treze), que participarão de um octogonal em jogos de ida e volta. Os dois últimos estarão rebaixados e os quatro primeiros fazem as semifinais e depois a final desta primeira fase. Sendo que os dois finalistas já estarão na fase final da competição.
Os quatro semifinalistas da primeira fase (incluindo aí os finalistas que já estão na fase final geral) se juntam a Sousa e Campinense e fazem um hexagonal. Os dois primeiros colocados desta nova fase também vão para a fase final.
Se pelo menos um ou mesmo os dois finalistas da primeira fase estiverem novamente entre os primeiros da segunda fase, o terceiro ou até o quarto colocado da segunda fase são “convidados” para integrar a fase final. São estes quatro que se cruzam em semifinais e finais para decidir quem finalmente será o campeão paraibano.

Patrocínio

Pela primeira vez na história do Campeonato Paraibano os campeões terão direito a prêmios. Isto graças ao patrocínio de uma grande montadora de veículos, que ao longo de dois anos vai investir R$ 160 mil em propaganda na mídia e R$ 400 mil em premiação.
A FPF, contudo, informou por meio de sua assessoria de imprensa que como na opinião da entidade os clubes já têm seus próprios patrocinadores, a premiação não será em dinheiro. Assim, o campeão e o vice vão ganhar um carro 0km. Outros dois carros seriam sorteados entre os torcedores paraibanos.

12/10/2012

Cruzeiro do Brejinho enfrenta Verdão no estádio Dominção de olho na liderança isolada da Chave A do Ruralzão 2012


O Cruzeiro do Brejinho jogará neste proximo domingo(14/10), no estádio Domingão em São José do Sabugi, em jogo válido pelo Campeonato Ruralzão 2012,  enfrentando a forte equipe do Verdão do Talhado.
As duas equipes dividem a liderança da Chave A com treze pontos, e o Cruzeiro irá aproveitar que estará jogando em casa para conseguir mais uma vitoria e assumir a liderança isolada.
O Cruzeiro tem no comando tecnico o trenador Nino, que está muito confiante na vitoria de sua equipe, para que o Cruzeiro continue nessa grande campanha que vem realizando nesta competição e consiga o tão sonhado titulo de campeão do Ruralzão.
Se o Cruzeiro for campeão será a terceira equipe de São José do Sabugi a conseguir esse feito, já que o Central do Riacho da Serra foi Bi-campeão em 98/99, e o Tiradentes tambem do Riacho da Serra foi campeão em 2001.

www.esportesaojosedosabugi.blogspot.com, para o valeesportenoar.blogspot.com

Ídolo do Botafogo da Paraíba pode trocar clube pelo Sousa


Após ser eleito vereador, Aldeone Abrantes faz planos para o dinossauro


Após se reeleger para mais um mandato na Câmara de Vereadores do município homônimo, o presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, passa a concentrar agora todas as atenções para o planejamento da equipe visando a temporada 2013. E o mandatário alviverde já declarou que as prioridades são manter o técnico Suélio Lacerda no comando do time e repatriar o goleiro Genivaldo - ídolo botafoguense - que chegou a declarar que pensou em largar o futebol, após ser preterido do clube alvinegro da estrela vermelha na Copa Paraíba.

Aldeone, que se afastou da presidência do clube por causa do pleito municipal, vai reassumir o cargo na próxima semana, onde iniciará os contatos para a formação do elenco.

- Vou aproveitar para descansar um pouco, porque tive que trabalhar muito durante as eleições. Agora vou voltar a me dedicar ao Sousa, para tentar montar um time forte para 2013, onde esperamos fazer uma boa campanha no Campeonato no Nordeste e no Paraibano - disse Aldeone.

O dirigente afirmou que a primeira providência da diretoria será a negociação com o técnico Suélio Lacerda, que fez um bom trabalho à frente do clube nesta temporada. Suélio assumiu o posto depois que Neto Maradona trocou o Dinossauro pelo Botafogo durante o Campeonato Paraibano, onde terminou como vice-campeão. O resultado classificou o time para a Série D do Brasileiro deste ano (onde foi eliminado pelo Baraúnas nas oitavas de final) e para a Copa do Nordeste de 2013.

Com relação aos jogadores que foram dispensados após a disputa da Série D, Aldeone disse que alguns deles interessam e podem retornar no próximo ano.

O dirigente citou especialmente o nome do goleiro Genivaldo, que, depois de ser preterido pelo Botafogo, chegou a declarar que pensou em abandonar o futebol.

Outro que deverá fazer parte do elenco, é o meia-atacante Esquerdinha, que deixou o Dinossauro e acertou seu empréstimo ao Boa Esporte de Minas Gerais para a disputa da parte final da Série B do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Folha do Sertão

11/10/2012

Brasil goleia Iraque por 6 X 0, Hulk marca mais um e Kaká reestreia com uma boa atuação

Além de boa atuação do meia do Chelsea, apoiador do Real marca uma vez e sai aplaudido pela torcida. Neymar faz um golaço e também se destaca


Se no começo de carreira Oscar era chamado de "novo Kaká", nesta quinta-feira, o meia do Chelsea provou mais uma vez que correspondeu às expectativas e criou identidade própria. Abençoado pelo craque do Real Madrid como camisa 10 da Seleção, o garoto comandou o Brasil na goleada por 6 a 0 sobre o Iraque, no estádio Swedbank, em Malmo, na Suécia. Ele (2), Kaká, Hulk, Neymar e Lucas marcaram.
Muito embora tenha tido uma atuação destacada, comprovando seu bom momento com Mano Menezes e também no futebol inglês, Oscar contou com a ajuda do seu mestre. Kaká, de volta à seleção brasileira depois de mais de dois anos, deu suas arrancadas, participou de gol e deixou a sua marca. Aliás, o grupo todo comemorou com o meia do Real Madrid, em abraço coletivo.
-  É bom conviver com jogadores novos, estou muito feliz. Fiz um gol, participei bem do jogo e saio feliz. O jogo vem celebrar essa alegria. O Mano testou uma forma de jogar e, independentemente do adversário, levei da melhor forma possível com a importância de jogar bem. Daqui para frente é só melhorar – disse Kaká, que não marcava pela Seleção desde 7 de junho de 2010, contra a Tanzânia, em amistoso antes da Copa do Mundo.
Oscar e Kaká comemoram gol do Brasil contra o Iraque (Foto: AFP)Kaká e Oscar comemoram um dos gols da seleção brasileira (Foto: AFP)
Ao ser substituído por Lucas no segundo tempo, Kaká teve o que mereceu: aplausos. Os mesmos que foram direcionados a Neymar pouco depois. O craque do Santos fez um golaço. Na partida desta quinta-feira, porém, o atacante teve uma atuação muito mais cerebral, de criar, pensar o jogo, buscar a bola, do que de atacar com veemência, partindo para o drible. Resultado: participou bem como "armador".
O placar da partida, claro, não assustou ninguém. Afinal, o Iraque é apenas o 80º colocado no ranking da Fifa. Nem mesmo Zico, sorridente no primeiro tempo. O ídolo do Flamengo e da Seleção é o atual comandante dos iraquianos. Os torcedores do time asiático, aliás, o adoram. Por vários momentos, os torcedores gritaram seu nome.
Malmo ou Bagdá?

Brasil comemora gol contra o Iraque (Foto: Mowa Press)Jogadores vibram com a boa atuação no duelo
contra o Iraque, em Malmo (Foto: Mowa Press)
Acostumada e calejada pela recente pressão dos próprios brasileiros, a Seleção pouco se importou com o caldeirão formado pelos iraquianos no estádio Swedbank. Maioria, a torcida do Iraque fez Malmo parecer Bagdá. Só que o time de Mano Menezes jogou com a mesma tranquilidade que se estivesse no Maracanã. Nos bons tempos.
Kaká, Oscar, Neymar e cia não se assustaram com a vibração dos rivais em cada lance, fosse um chute, uma ameaça de contra-ataque ou um desarme, e construíram um ambiente ainda mais tranquilo para o Brasil dentro de campo. Antes de sair o primeiro gol, a Seleção cadenciou bem o jogo e não deu espaços para o Iraque.
O Brasil tentou primeiro em jogada ensaiada de escanteio, com David Luiz chegando como surpresa. Algo que foi treinado à exaustão na Polônia. Depois de os jogadores reclamarem duas vezes por a bola estar murcha, a Seleção se encontrou ainda mais em campo. E Oscar começou a brilhar com seu futebol simples e objetivo.
Aos 21 minutos, Neymar deu lindo passe em profundidade para o camisa 10 tocar na saída do goleiro. Com a vantagem no placar, o time verde e amarelo se soltou ainda mais. Foi aí que Kaká apareceu. Aos 27 minutos, o meia do Real Madrid recebeu de Neymar na esquerda, levou até a linha de fundo e cruzou para outro gol de Oscar.
Na comemoração, os três se abraçaram na grande área, uma cena que muitos torcedores esperam ver na Copa do Mundo de 2014. A partir daí, mais do que antes, só deu Brasil. David Luiz, o homem surpresa da bola parada, quase ampliou, Kaká também e Paulinho surgiu aos 45 minutos para acertar o travessão.
Bem-vindo de volta, Kaká!
Kaká no amistoso do Brasil x Iraque (Foto: Mowa Press)Kaká em ação pela seleção brasileira na partida desta quinta-feira, contra o Iraque (Foto: Mowa Press)
A etapa final não poderia começar melhor para a seleção brasileira. Principalmente para Kaká. Aos dois minutos, o meia do Real Madrid avançou em contra-ataque, bem ao seu estilo, entrou na área e chutou de perna esquerda para fazer o terceiro gol do Brasil. Ele estava fora da Seleção desde a Copa do Mundo de 2010, quando o Brasil foi eliminado pela Holanda nas quartas de final.
E como forma de celebrar o seu retorno, todos os jogadores foram comemorar com ele na linha de fundo. Depois, os reservas também o abraçaram. Antes disso, o último gol de Kaká com a camisa do Brasil tinha sido em amistoso pré-Copa, na goleada por 5 a 1 sobre a Tanzânia, no dia 7 de junho de 2010.
Neymar amistoso Brasil x Iraque (Foto: Mowa Press)Neymar também deixou a sua marca na partida
diante da equipe de Zico (Foto: Mowa Press)
Aproveitando o bom momento do time na partida, até David Luiz se arriscou como atacante. E quase fez um belo gol aos cinco minutos, passando por três adversários e batendo rasteiro. O goleiro Noor, no entanto, fez ótima defesa. Ele, aliás, salvou o Iraque por várias vezes, com intervenções muitas vezes complicadas.
Se o zagueiro não conseguiu fazer um gol de atacante, Hulk fez. O jogador do Zenit ampliou aos dez minutos, após ótima jogada individual e chute de esquerda: 4 a 0. A elasticidade no placar, obviamente, fez o time de Mano Menezes diminuir o ritmo. O Iraque ainda quase chegou para marcar, mas se atrapalhou na hora da conclusão.
Mas ainda faltava o gol de Neymar. E ele surgiu em grande estilo. Aos 30, o atacante recebeu dentro da área pelo lado esquerdo e bateu colocado de perna direita. Um golaço. Na comemoração, dedo na boca em homenagem ao filho Davi Lucca. Quatro minutos depois, o camisa 11 deu bom passe para Lucas na entrada da área. O apoiador do São Paulo tirou um adversário do lance e finalizou para fazer o sexto.
BRASIL 6 X 0 IRAQUE
Diego Alves, Adriano, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho (Fernando), Ramires (Sandro), Kaká (Lucas) e Oscar (Giuliano); Neymar e Hulk (Thiago Neves). Noor Sabri, Samal Saeed, Ali Hussein (Ahmed Ibrahim), Salam Shaker e Basem Abbas; Khaldoun Ibrahim, Muthana Khalid (Jalal Hasan), Hamady Ahmad e Nashat Akram (Alaa Abdul Zahra); Ahmed Yasin (Mustafa Karim) e Younis Mahmoud (Amjad Radhi).
Técnico: Mano Menezes Técnico: Zico
Gols: Oscar, aos 21 e 27 minutos do primeiro tempo; Kaká, aos dois minutos do segundo tempo, Hulk, aos dez minutos do segundo tempo, Neymar, aos 30 minutos do segundo tempo, Lucas, aos 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos:Al Hussein (Iraque)
Árbitro: Martin Hansson (Suécia)
Auxiliares: Magnus Sjöblom (Suécia) e Per Brogevik (Suécia)
Local: Sweedbank, em Malmo, na Suécia
Público: 14.147 pagantes

FPF vai sugerir que segunda fase do Paraibano 2013 tenha seis times

                                 

                             

Forma de disputa do Estadual terá que sofrer mudanças por causa da Copa do Nordeste. Campinense e Sousa já estão automaticamente classificados

A reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano 2013 vai
acontecer no final da tarde desta quinta-feira. No entanto, a Federação
Paraibana de Futebol (FPF) já adiantou qual será a sua proposta para a
forma de disputa da competição, que deve ter mudanças por causa da Copa
do Nordeste, que vai acontecer justamente durante a primeira fase do
Estadual.

Por normas homologadas pela CBF, Campinense e Sousa (times paraibanos

que estarão na competição regional) só entrarão no Paraibano já
classificados para a segunda fase. Com base nisso, segunda a assessoria
de imprensa da FPF, a entidade vai sugerir que a fase classificatória se
inicie com os outros oito participantes. Os dois piores seriam
rebaixados e os quatro que fizerem melhor campanha passam para a próxima
fase.


Neste momento, Campinense e Sousa entrariam para formar um hexagonal.
Os seis times se enfrentariam em jogos de ida e volta, com os dois
melhores passando para a terceira fase e se juntando ao campeão da
primeira fase.


No triangular final, entretanto, a FPF sugere duas possibilidades. Uma é
com jogos de ida e volta e a outra jogos só de ida, sendo que cada um
faria um jogo em casa (neste caso, haveria sorteio para decidir quem
faria mais jogos em casa). Havendo empate em números de pontos ou saldo
de gols, o critério de desempate seria a campanha da segunda fase.


Essa proposta informada pela assessoria da FPF vai ser apresentada no
Conselho Arbitral desta tarde, mas sugestões dos clubes também serão
ouvidas e consideradas. A escolha da forma definitiva deve ser feita ao
final da reunião de hoje.

Veja os resultados desta quarta pelas Séries A e D e três estaduais

                  

Fluminense segura pressão inicial e vence Bahia por 2 a 0. Galo perde e se complica na luta pelo título. Com triunfo, São Paulo fica perto do G-4

Campeonato Brasileiro: (29ª rodada)

Cruzeiro 2 x 0 Portuguesa
Ponte Preta 2 x 1 Náutico

Figueirense 3 x 1 Atlético-GO

Botafogo 0 x 2 Santos

Bahia 0 x 2 Fluminense

Vasco 0 x 2 São Paulo

Corinthians 3 x 2 Flamengo

Internacional 3 x 0 Atlético-MG

Campeonato Brasileiro Série D: (Semifinal - jogo de volta)

Sampaio Corrêa 1 x 0 Baraúnas

*Com o resultado, o Sampaio Corrêa está na decisão da Série D

Copa Paulista: (Primeira fase - 19ª rodada)


Capivariano 3 x 2 Ferroviária

Ituano 2 x 2 Penapolense

Grêmio Osasco 3 x 3 Rio Claro

Audax 1 x 1 Botafogo-SP

Noroeste 1 x 1 Paulista

São Carlos 0 x 0 Atlético Sorocaba

América-SP 1 x 1 XV de Piracicaba

Velo Clube 1 x 0 Palmeiras B


Copa Rio: (Primeira rodada - Fase de grupos)


Resende 0 x 2 Bangu

Audax Rio 0 x 1 Goytacaz

Nova Iguaçu 0 x 1 Americano

Macaé 1 x 0 Olaria


Campeonato Catarinense Segunda Divisão: (Nona rodada)


Caxias-SC 1 x 2 XV de Outubro

Hercílio Luz 0 x 0 Imbituba
Biguaçu 2 x 1 Concórdia
Porto-SC 1 x 2 Tubarão
Juventus-SC 1 x 3 Guarani

10/10/2012

BARRA È CAMPEÂO DO CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DO JUNCO DO SERIDÓ

Chegou ao seu final o Campeonato Intermunicipal do Junco do Seridó na grande decisão o Barra Futebol Clube de Juazerinho venceu o Cruzeiro do Junco.
  O Seridó ficou em terceiro lugar, Gremio ficou com a quarta colocação.
Ednaldo do Barra foi o artileiro com 06 Gols
.
A competição organizada pela Ligajuncoense de futebol, presidente Alexandre Barros.

Noticias Chico do Radio

NOTICIAS DA LSD

A Liga Santaluziense de Desportos convida os representantes das equipes de futebol que estão recebendo os convites para uma reunião para debater assuntos sobre o Campeonato Municipal 2012, a reunião será dia 15 de outubro as 19 horas na casa de Malaquias
                                                    
                                       


Estão recebendo convites o Bahia de Cicera, Monte Santo de Manoelzinho, Independente de Everaldo , Oficina de Gero, Sabugy sub 20, Cruzeiro de Gilmar, Portuguesa de Babalú, Nove de Setembro de Carlinhos.



Noticias Chico do Radio

Falta de respeito à data Fifa desfalca Brasileirão de 22 jogadores e quatro árbitros


O diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elíseo, já afirmou que só será possível parar o Campeonato Brasileiro nas datas reservadas às seleções pela Fifa se mudar o eixo do sol. O absurdo do calendário brasileiro agrava-se a cada mês.

Neste, são 22 jogadores convocados por oito seleções sul-americanas, nove da brasileira, quatro da uruguaia, três da argentina, dois da peruana, um da paraguaia, chilena, colombiana e boliviana (veja a lista abaixo).


E não é só. Ontem, Arnaldo Ribeiro falou sobre os desfalques de árbitros.

São quatro ao todo.

Héber Roberto Lopes está escalado para Equador x Chile, Leandro Pedro Vuaden para Argentina x Uruguai. Por isso, não foram incluídos no sorteio.

Além deles, Sandro Meira Ricci será quarto árbitro em Equador x Chile e Péricles Bassols fará o mesmo papel em Argentina x Uruguai.

Os desfalques de árbitros não param aí. Wílson Luiz Seneme está machucado e fora da escala por tempo indeterminado. Paulo César Oliveira e Marcelo Lima Henrique não foram sorteados.

Citados acima estão sete dos dez árbitros brasileiros do quadro da Fifa.

Os demais são Evandro Rogério Roman, que pediu dispensa por não passar no teste físico, Francisco Carlos Nascimento, escalado para Sport x Grêmio, e Ricardo Marques Ribeiro, escalado na terça-feira para Joinville x São Caetano, pela Série B.

Por isso, a rodada terá apenas um dos dez árbitros Fifa do país.

VEJA ABAIXO A LISTA DOS DESFALQUES

SELEÇÕES NACIONAISARGENTINA - Martínez (Corinthians), Guiñazú (Internacional), Barcos (Palmeiras)

BOLÍVIA - Marcelo Moreno (Grêmio)

BRASIL - Victor (Atlético Mineiro), Jéfferson (Botafogo), Paulinho (Corinthians), Thiago Neves (Fluminense), Fernando (Grêmio), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Lucas (São Paulo), Dedé (Vasco)

CHILE - Marcos González (Flamengo)

COLÔMBIA - Valencia (Fluminense)

PARAGUAI - Victor Cáceres (Flamengo)

PERU - Cachito Ramírez (Corinthians) e Paolo Guerrero (Corinthians)

URUGUAI - Lodeiro (Botafogo), Victorino (Cruzeiro), Loco Abreu (Figueirense), Forlán (Internacional)

ÁRBITROS FIFAHéber Roberto Lopes - Apita Equador x Chile

Sandro Meira Ricci - Quarto árbitro em Equador x Chile

Leandro Pedro Vuaden - Apita Argentina x Uruguai

Péricles Bassols - Quarto árbitro em Argentina x Uruguai

Paulo César Oliveira - Perdeu o sorteio para Raphael Claus em Bahia x Fluminense

Marcelo de Lima Henrique - Perdeu o sorteio para Paulo Henrique Godoi Bezerra em Ponte Preta x Náutico

Wilson Luiz Seneme - Machucado

Evandro Rogério Roman - Pediu dispensa por não ser aprovado nos testes físicos

Ricardo Marques Ribeiro - Série B - Joinville x São Caetano

Francisco Carlos Nascimento - Série A - Sport x Grêmio

CLUBES MAIS DESFALCADOS: Corinthians - 4, Internacional - 3, Botafogo - 2, Flamengo - 2, Fluminense - 2,
Grêmio - 2, Atlético Mineiro - 1, Cruzeiro - 1, Figueirense - 1, Palmeiras - 1, Santos - 1, São Paulo - 1 e Vasco - 1

Caso Treze: ministro do STF intima partes para apresentarem defesas

Luiz Fux vai decidir se leva o caso a uma das Turmas do Tribunal. Na ação, a CBF questiona a inclusão do time paraibano em caráter liminar na Série C

Ministro Luiz Fux (Foto: Divulgação / STF)Ministro Luiz Fux deu um prazo de dez dias para as
partes apresentarem defesas (Foto: Divulgação / STF)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, deu um prazo de 10 dias para que Rio Branco-AC, Treze, Federação Paraibana de Futebol e Superior Tribunal de Justiça Desportiva se manifestem em relação ao recurso da CBF que questiona a inclusão do time paraibano em caráter liminar na Série C do Campeonato Brasileiro. Luiz Fux é o relator e vai decidir agora se leva o caso a uma das Turmas do STF, conforme solicita a entidade máxima do futebol brasileiro.
O processo estava parado há mais de um mês, porque os ministros do STF estão julgando o Caso do Mensalão. No final de agosto, o relator havia decidido de forma monocrática pela manutenção da liminar da juíza da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Ritaura Rodrigues. A CBF, então, recorreu da decisão e quer que o caso seja julgado por mais ministros.
Para chegar a decisão se leva ou não o caso para análise de uma das Turmas do Tribunal, Fux solicitou ainda informações da juíza de Campina Grande.
Na ação, a CBF alega que a liminar da Justiça paraibana que mantém o Treze na competição ofende a autonomia organizacional e de funcionamento da entidade desportiva e ferem as decisões da Corte do STF.
No despacho, proferido no dia 15 de agosto, Fux entendeu que não existe nenhum descumprimento por parte da 1ª Vara Cível de Campina Grande. Segundo ele, “o que se tem, por certo, é controvérsia relacionada a incidentes de execução decorrentes do cumprimento do acordo extrajudicial firmado entre CBF e STJD.” Por causa disso, ele determina que não há motivos para uma reclamação por parte da entidade.
Enquanto isso, o Treze segue na competição. O Galo ocupa, atualmente, a oitava colocação da tabela, com 16 pontos conquistados em 15 jogos. O próximo confronto do time paraibano é contra o lanterna do campeonato, Guarany de Sobral, às 20h30 de segunda-feira, no Estádio do Junco.

Entenda o caso

No ano passado, o Rio Branco, após ter o seu estádio interditado pelo Ministério Público, acionou a Justiça Comum e acabou desclassificado da competição. Um acordo posterior com a CBF, no entanto, permitiu o retorno do clube.
Como ficou na quinta colocação da Série D, o Galo da Borborema se sentiu prejudicado e, por isso, ingressou com uma ação pedindo a vaga junto ao STJD, onde foi derrotado por unanimidade. Sem saída, o alvinegro paraibano 'apelou' para a Justiça Comum e conseguiu uma liminar, expedida pela juíza da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Ritaura Rodrigues, para disputar o campeonato. A liminar em seguida foi mantida pelo desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, do TJ da Paraíba.
Para completar, uma série de recursos de Rio Branco e CBF com o objetivo de derrubar a liminar foram indeferidos tanto pelo TJ da Paraíba como pelo STJ. Como a CBF insistia em não incluir o Treze e chegou a marcar o início da competição sem o clube, uma nova liminar foi expedida pela Justiça da Paraíba, desta vez assinada pelo juiz substituto Falkandre Queiroz.
Nela, o juiz aumentava a multa contra a CBF, multava também donos de estádios que permitissem a realização de jogos da Série C antes de colocar o Galo na tabela e ainda autorizava a intervenção policial para evitar que os jogos acontecessem. Foi neste segundo momento que o Treze entrou na competição (mas como mais um, e não no lugar do Rio Branco).
Então, o Treze conseguiu mais uma liminar, novamente da juíza Ritaura Rodrigues. A magistrada dobrava a multa para R$ 200 mil diários caso a entidade máxima do futebol brasileiro não excluísse o Rio Branco e ainda remeteu uma cópia dos autos do processo ao Ministério Público denunciando o presidente da entidade máxima do futebol, José Maria Marin, e o diretor jurídico, Carlos Eugenio Lopes. Os dois poderiam ser enquadrados no crime de desobediência.

Paraíba de Cajazeiras já negocia com reforços para a próxima temporada


                               

Equipe sertaneja já está mantendo contatos com atletas e o novo treinador já está praticamente acertado. Os treinamentos começam em novembro

O Paraíba de Cajazeiras deu o pontapé inicial e parece ser o primeiro clube do Estado que saiu em busca de contratações para a temporada 2013. Segundo o gerente de futebol do Tricolor Sertanejo, Silva Baiano, os contatos com alguns atletas já foram inciados e também existem negociações bastante avançadas com um provável novo treinador. No entanto, os nomes desses prováveis contratados estão sendo mantidos em sigilo.
- Com o treinador nós já estamos praticamente acertados. É um profissional experiente que já teve passagens por clubes daqui do Nordeste e precisamos de mais alguns detalhes para anunciar o nome. Os jogadores também vêm sendo procurados e estamos mantendo contato com alguns deles, mas só podemos confirmar após o término de alguns campeonatos que eles estão disputando, como a Série D do Brasileiro - explicou o dirigente cajazeirense.

Até agora, o Paraíba já abriu as conversas com 12 jogadores que atuam em equipes do interior dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A possibilidade de contar novamente com alguns atletas que fizeram parte do grupo deste ano também vem sendo estudada pela diretoria do Paraíba. De certo mesmo é que a pré-temporada da equipe deve começar já no mês de novembro.

- Eu vou começar a conversar com o presidente para definir essa questão do começo da pré-temporada. Já está certo que vai ser em novembro, mas a data exata nós ainda não sabemos, mas vamos agilizar isso para que o time possa logo começar os treinos - acrescentou Silva Baiano.

O time de Cajazeiras vem de uma boa campanha no Estadual deste ano quando, em sua primeira participação na primeira divisão, conseguiu conquistar a quinta colocação. Para 2013, a preparação sertaneja deve ter um ingrediente a mais, já que, com o acesso do Atlético de Cajazeiras para a elite paraibana, a cidade vai viver um clima bastante empolgante com a realização dos clássicos locais.

Diretoria do Esporte-P vai lançar edital para eleições na próxima terça


                                          


Eleições internas do clube seriam em setembro, mas foram adiadas por conta das eleições municipais. Apenas um candidato manifestou interesse

A Junta Governativa do Esporte de Patos programou para a próxima
terça-feira o lançamento do edital para as eleições internas que vão
apontar a nova diretoria do clube. O pleito aconteceria ainda em
setembro, mas foi adiado por conta das disputas eleitorais para vereador
e prefeito. As informações são de Francisco Adriano, que é membro da
Junta Governativa do Alvirrubro.

Segundo Adriano, os últimos detalhes sobre datas de inscrição das

chapas e da própria realização do pleito ainda serão definidos em uma
reunião da diretoria. O encontro para o lançamento do edital acontece às
18h da terça, no Sindicato dos Bancários, em Patos.

- Ainda não tem chapa inscritas. Vamos lançar um edital com o grupo

atual para definir sobre as eleições na semana que vem - resumiu
Francisco Adriano.

Até o momento, o único que já manifestou publicamente o interesse em

concorrer ao cargo de presidente do clube foi Marcos César. A propósito,
o adiamento da eleição, que aconteceria ainda em setembro, se deu
porque o candidato esteve envolvido nas eleições municipais de Alagoas.

Marcos Cesar é um velho conhecido dos torcedores. Ele já foi presidente

do Esporte nos anos de 2010 e 2011. Segundo o candidato, ele só deixou a
presidência no ano passado por causa da oportunidade de emprego em
Alagoas.

- Eu sempre gostei do Esporte e quero vê-lo em momentos gloriosos.

Vamos tentar fazer isso na nossa administração. Tive que deixar o time
por causa do emprego que consegui em Alagoas, mas estou voltando para
Patos e quero voltar a primeira divisão - disse o candidato.

08/10/2012

Em reunião, diretoria do Treze decide manter elenco até o final da Série C

Gerente de futebol, Josimar Barbosa disse que clube não fará dispensas e tratou de desmentir os boatos sobre uma possível saída de Marcelo Vilar

Josimar Barbosa (Joba), gerente de futebol do Treze (Foto: Divulgação / Treze)Joba garante que diretoria alvinegra não vai mais
fazer dispensas (Foto: Divulgação / Treze)
Em reunião realizada no início da tarde desta segunda-feira, para avaliar a participação do time na Série C do Brasilerão, a diretoria do Treze decidiu não dispensar nenhum jogador, como chegou a ser cogitado após a goleada por 5 a 1 sofrida para o Paysandu no último final de semana. A diretoria alvinegra também tratou de desmentir os boatos de que Marcelo Vilar estaria ameaçado no cargo de treinador do time.
- Marcelo Vilar segue sim conosco. Como também todo o grupo. Quanto às dispensas, elas já aconteceram e foram aquelas que vocês divulgaram na semana passada - disse o gerente de futebol do clube, Josimar Barbosa, se referindo às saídas do goleiro Danilo e dos laterais Walber e Augusto.
Após mais um resultado negativo, a terceira derrota seguida, passou a correr boatos de que Marcelo VIlar poderia deixar o cargo, o que foi prontamente negado pelo supervisor de futebol, Gil Baiano.
Marcelo Vilar, técnico do Treze (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Marcelo Vilar teve seu cargo assegurado pela
diretoria (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
Com a derrota para o Paysandu, o Treze caiu para a oitava posição do Grupo A, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, que tem Cuiabá e Guarany de Sobral. O time cearense é o próximo adversário do Galo, que já começa nesta segunda a se preparar para o confronto.
- Estamos retomando os treinamentos nesta segunda-feira à tarde no Estádio Presidente Vargas, já visando este jogo com o Guarany de Sobral, decisivo para as pretensões de permanência do Treze no campeonato - concluiu Joba.
Para escapar da degola, o Galo precisa vencer dois dos três jogos que ainda lhe restam, contra Guarany, Águia de Marabá e Luverdense, sendo dois deles fora de casa. O detalhe é que dos sete jogos que o time fez longe de Campina Grande, perdeu todos.

Guia contra a degola: Verdão precisa de reta final de campeão para não cair

Segundo matemático Tristão Garcia, com 46 pontos um time não corre risco de rebaixamento. Para isso, Palmeiras deve ganhar dois a cada três pontos

Restam 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e a situação na parte de baixo da tabela começa a dar sinais de definição sobre quais times serão rebaixados. Sport, Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO vão precisar de um desempenho muito bom para mudar o panorama. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, idealizador do site Infobola, o risco de rebaixamento é para lá de alto para os integrantres do Z-4: 79% para Sport e Palmeiras, 98% para o Figueirense e 99% para o Atlético-GO.

O caminho até a zona de conforto é longo. De acordo com Tristão, para uma equipe não correr qualquer risco de ser rebaixada, é preciso chegar a 46 pontos. Desde a implantação do atual formato do Brasileirão, com 20 times e quatro degolados, já houve quem se salvasse com 42 (Atlético-GO, em 2010) e também quem caísse com 45 (Coritiba, em 2009). Com 26 pontos e em 18º lugar, o Palmeiras precisa ganhar 20 pontos em 30 para não dar sopa ao azar. Isto significa trocar o desempenho de equipe que briga para não cair por um de time que luta pelo título.
- O Palmeiras vai ter que jogar como um campeão. Precisa fazer (uma média de) dois pontos por jogo, que é o que a gente projeta no início do campeonato para quem vai levar o título. No momento, só dois times têm desempenho assim: o líder Fluminense, que tem seis pontos de folga em relação a esta meta, e o Atlético-MG, que com a goleada de sábado chegou exatamente a este aproveitamento - explicou o matemático.
A história mostra a torcedores dos integrantes do Z-4 que é possível sair de situações desesperadoras. Em 2009, ao fim da 28ª rodada, o Fluminense segurava a lanterna, com 22 pontos. Em seus últimos 10 jogos naquele ano, o Tricolor ganhou 24 de 30 pontos e conseguiu a salvação, com 46.
classificacao_2012_Z4_29 (Foto: infoesporte)
Dentre as equipes que aparecem fora do Z-4, o Coritiba, com 32 pontos, é a mais ameaçada, com 15% de risco de rebaixamento. O Coxa, por sinal, joga exatamente contra o Palmeiras nesta quinta-feira, na Fonte Luminosa. Se vencer fora de casa, o time paranaense dará passo largo para escapar da zona perigosa e, de quebra, vai afundar um rival direto na briga.
Mais acima na tabela, Ponte Preta, Santos, Bahia, Flamengo, Portuguesa, Cruzeiro, Náutico e Corinthians têm, se somados seus percentuais, 30% de risco de rebaixamento. Curioso é notar a situação do Flamengo, que está à frente de Bahia e Santos na tabela de classificação, mas tem risco maior (6%, contra 4% dos rivais). Tristão explica:
- O perfil do Flamengo é mais fraco que o do Bahia no momento. O Bahia vem jogando muito mais forte que o Flamengo (reação do time no segundo turno). Não pego simplesmente a média geral, é algo ponderado, os últimos seis jogos no traçado do perfil têm peso maior.
Ano passado, a 10 rodadas do fim, o Atlético-MG abria a zona de rebaixamento, com os mesmos 27 pontos que tem hoje o Sport. O Galo ganhou 18 de 30 pontos, chegou a 45 e escapou da degola, em 15º lugar. Em 2011, o primeiro salvo foi o Cruzeiro, com 43.