07/03/2018

Sabugy F.C., clube mais tradicional do vale e um dos mais antigos da PB

O Sabugy Futebol Clube da cidade de Santa Luzia é o clube mais tradicional do Vale do Sabugi e um dos mais antigos da Paraíba, fundado em 09 de abril de 1923, o clube já conquistou muitos títulos e teve passagem pelo clube grandes jogadores a exemplo do atacante Didi da cidade de Parelhas que chegou ao Corinthians-SP, Stuttgart da Alemanha e vários outros clubes de maior e menor porte no Brasil e em outros países.
No ano 1992 o clube filiou-se a Liga Santaluziense de Desportos e a Federação Paraibana de Futebol como clube amador, em 1996 filiou-se a LFPP(Liga de Futebol Profissional da Paraíba), em 2004 mais uma filiação, desta vez na Liga Patoense de Futebol.
O grande sonho de ver o clube profissionalizado foi em 2005, tornou-se clube profissional filiado a FPF e CBF (Confederação Brasileira de Futebol), inda hoje é o primeiro clube não só de Santa Luzia filiado e totalmente regularizado junto a entidade máxima do futebol paraibano e brasileiro.
Disputou quatro vezes o Campeonato Paraibano Segunda Divisão, jogando uma vez em São José do Sabugi no ano de 2005 e três vezes em patos em 2014/2015 e 2016, sempre joga fora de Santa Luzia por falta de um estádio adequado para o nível da competição e agora luta para ter seu estádio reformado e apto a mandar seus jogos em casa e com apoio de sua torcida.
Títulos do clube
Base:
Campeão Municipal Sub-17 e Sub-20;
Campeão do Seridosao Sub-15;
Campeão Regional Sub-15 e Sub 17 em Patos;
Campeão Paraibano Sub-20;
Principal:
Campeão Municipal;
Campeão da Copa do Vale;
Campeão da Copa Integração;
Campeão da Copa Rádio AM Parelhas;
Campeão da Copa RN/PB;
Campeão da Copa do Sertão;
Campeão Paraibano da Liga de Futebol Paraibano.
Todo esse histórico mostra ser um clube tradicional de muitos títulos amadores em competições locais e regionais e dois títulos estaduais, sendo um sub 20 a outro no principal que foi da Liga de Futebol profissional da Paraíba.
A diretoria do clube através de seu presidente Malakias Filho está engajado na luta para que tenha seu estádio a altura de mandar seus jogos pelas competições estaduais promovidas pela FPF, chegou a hora de todos derem sua contribuição, o clube é um patrimônio do município e merece que todos se mobilizem.

Com Cruzeiro do Brejinho e Grêmio da Malhada jogando pelo empate, semifinais do Ruralzão Urbano serão no próximo final de semana

Cruzeiro do Brejinho

O Ruralzão Urbano de Santa Luzia que é organizado e coordenado pelo desportista Malakias Filho chegou as sua semifinais e serão realizadas no próximo final de semana.
No sábado o Cruzeiro do Brejinho que representa o município de São José do Sabugi enfrentará o Pelotas que representa São Mamede, partida que terá inicio ás 15:30h no estádio Machadão em Santa Luzia.
Grêmio da Malhada
Já no domingo será a vez do clássico do Junco do Seridó entre Grêmio da Malhada e Botafogo do Bom Jesus, partida também com inicio ás 15:30h e o Grêmio a um empate da grande final.
Botafogo do Bom Jesus
Serão dois grandes jogos que envolverão as quatro melhores equipes da competição e os desportistas de todo Vale do Sabugi terão um final de semana de muito futebol no estádio Machadão que a muitos anos é a praça esportiva da região que sempre é palco para jogos de diversas competições locais, regionais e estaduais, é um estádio que pertence ao Sabugy Futebol Clube e que merece ser reformado para que em breve o Sabugy volte a disputar jogos das competições profissionais da FPF em seu próprio estádio e sua cidade.
Pelotas do município de São Mamede