08/11/2013

Vaga na Libertadores: Sul-Americana e Copa do Brasil agitam os 'secadores'



A possibilidade de um clube brasileiro conquistar a Copa Sul-Americana neste ano fará mobilizar o exército dos secadores de plantão. Caso Ponte Preta ou São Paulo, que se enfrentam em uma das semifinais do torneio, conquiste o título, estará classificado para a Libertadores de 2014, eliminando assim uma das vagas destinadas à competição pelo Campeonato Brasileiro. Ou seja, o tal G4 viraria G3.
No cenário atual, são os torcedores de Botafogo, Goiás e Grêmio aqueles que mais torcerão contra as equipes brasileiras. A fé dessa galera estará depositada no paraguaio Libertad ou no argentino Lanús, que jogam a outra semifinal da Sul-Americana. Caso um destes conquiste o torneio continental, o G4 no Brasileirão é mantido.
Segundo números do matemático Tristão Garcia, os gremistas possuem 72% de chances de garantir a vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro. O Botafogo tem 69% e o Goiás 53%.
No entanto, há também uma situação onde até mesmo com um título brasileiro na Sul-Americana o G4 será preservado. Isso ocorre se o Atlético-PR conquistar a Copa do Brasil sobre o Flamengo. O rubro-negro do Paraná é outro clube que ganhará torcida extra neste fim de ano.
A explicação é que como ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR (que hoje possui 88% de chances de ir à Libertadores pelo Nacional) abriria uma vaga em caso de título da Copa do Brasil.
Só que o G4 ainda pode virar G5. Este cenário só ocorrerá em caso de título do Atlético-PR na Copa do Brasil, com Lanús ou Libertad conquistando a Copa Sul-Americana. Assim, a vaga restante no Campeonato Brasileiro passaria ao quinto colocado. Neste ponto até mesmo o torcedor do Vitória (que está com 10% de chances de ir à Libertadores) passaria a acreditar um pouco mais.
Confira as combinações possíveis:
Copa Sul-Americana             Copa do Brasil          Brasileirão
Ponte Preta ou São Paulo      Flamengo                    G3
Ponte Preta ou São Paulo      Atlético-PR                  G4
Lanús ou Libertad                  Flamengo                   G4
Lanús ou Libertad                  Atlético-PR                  G5


Lancenet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário