09/11/2013

Atlético-PR, a sensação do futebol brasileiro em 2013




O Atlético-PR vive um momento que nem seus torcedores imaginavam. O clube se encontra na final da Copa do Brasil, depois de desclassificar o Grêmio, e agora enfrentará na final o Flamengo. No Campeonato Brasileiro é o segundo colocado. São 13 pontos atrás do líder Cruzeiro, quase considerado campeão. Mas todo esse processo para chegar onde está se deve a um fator: A desistência do estadual em 2013.

Além de ter bons jogadores. Uma boa comissão técnica. A equipe mostra que está mais inteira que as restantes para o final dessa temporada. Um dos maiores problemas do futebol brasileiro é o calendário, o excesso de jogos. Na Europa é assim no início da temporada. Clubes jogando de quarta a domingo, porém, da metade para o final, o ritmo de jogos no meio de semana diminuem, dando mais tempo de descanso aos jogadores. No futebol brasileiro ocorre o contrário. Do meio da temporada para o final que os jogos se intensificam.

Tudo isso contribui para a queda de rendimento. Tudo isso contribui para a queda na qualidade dos jogos. O Atlético-PR usou o estadual como os clubes europeus fazem na pré-temporada. Entrou em campo em alguns jogos, como se tivesse apenas fazendo amistosos. Quando o campeonato brasileiro iniciou, o “Furacão” ainda estava pegando ritmo de jogo. Enquanto outros clubes já estavam quase no pico do ritmo. Hoje, o processo é inverso. Todos os outros clubes estão desgastados e o Atlético voando.

Eis uma tática inovadora da diretoria do furacão, que está dando certo. Podemos pegar como exemplo o Botafogo, que no meio da temporada estava voando, líder do campeonato brasileiro, mas com o desgaste físico, perdeu jogadores importantes, perdeu jogos importantes, e hoje amarga a 4ª colocação no Brasileiro, podendo até ficar de fora da Libertadores.

É mais do que necessária uma mudança no calendário do futebol brasileiro. O Bom Senso FC veio justamente para brigar por isso. E aos poucos, ao que aparenta, vai conseguindo colher os frutos. O que o torcedor não quer é pagar caro um ingresso e ver seu time jogar tão mal. É questão de ser inteligente, se o espetáculo é de qualidade a casa vai lotar. O que o Atlético fez foi estratégico. Agiu com bom senso. Agora colhe os frutos. 

Foto: Cristiane Mattos/Futura Press
Blog do Carlos Matos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário