29/04/2012

Botafogo faz 3 no Vasco e vai decidir Estadual contra o Flu

O Botafogo não deu chance para o Vasco e venceu o rival por 3 a 1, no Engenhão, neste domingo, na final da Taça Rio --segundo turno do Estadual. Com a conquista, a equipe agora vai disputar a final do campeonato com o Fluminense, vencedor do primeiro turno. Serão dois jogos nos dois próximos domingos.

já o Vasco não vence o segundo turno desde 2004. Neste ano, o time também foi vice da Taça Guanabara ao perder para o Fluminense por 3 a 0.
Os gols da decisão foram marcados pelo atacante uruguaio Loco Abreu, ambos no primeiro tempo, e pelo meia Maicosuel, na etapa final. Aos 3min, o camisa 13 teve assistência de Márcio Azevedo e, aos 45min, de Fábio Ferreira. Já o camisa 7 aproveitou uma rápida cobrança de falta para marcar no contra-ataque.

Aos 35min da etapa final, Carlos Alberto descontou, após tabelar com Rodolfo. Foi o primeiro gol desde que o meia retornou ao time cruz-maltino.
Cada equipe teve um desfalque importante por contusão. O Vasco não contou com o zagueiro Dedé (pela quinta partida seguida no ano), enquanto o Botafogo jogou pela primeira vez sem Renato.

O time de General Severiano teve como característica principal no duelo a velocidade, especialmente pelo lado esquerdo do ataque. Já a equipe cruz-maltina optou por ter o controle de bola, embora tenha finalizado pouco.
A última decisão do Estadual do Rio entre Botafogo e Fluminense foi em 1975. Na ocasião, em um triangular com o Vasco, o time tricolor foi campeão.

O JOGO

O Botafogo surpreendeu logo no início da decisão e abriu o placar aos 3min. Foi um lance rápido, após cobrança de lateral do lado esquerdo do ataque que pegou a defesa do Vasco desprotegida. Márcio Azevedo recebeu a bola e cruzou rasteiro para Loco Abreu, sem marcação na área, que finalizou com tranquilidade.

Não foi apenas na jogada do primeiro gol que o Botafogo demonstrou velocidade. O time alvinegro utilizou bem as laterais do campo e parecia mais ligado em lances de bola parada do que o rival. O lado esquerdo, com Maicossuel e Márcio Azevedo, foi o mais explorado pela equipe de Oswaldo Oliveira.

O Vasco valorizou a posse de bola, mas não conseguiu levar muito perigo à meta de Jefferson no primeiro tempo. Criou o primeiro lance ofensivo aos 8min, com Eder Luis, e depois somente aos 44min, novamente com Eder Luis. Nas duas chances o atacante chutou para fora e não assustou o camisa 1 rival.

Nos minutos finais da primeira etapa, quando o Vasco já havia equilibrado o confronto, o time de Cristóvão Borges foi castigado. Elkenson cobrou falta na segunda trave e Fábio Ferreira, de cabeça, deu uma bela assistência para Loco Abreu, que ampliou o marcador.

Na etapa final, Cristóvão Borges fez duas mudanças para melhorar a marcação do Vasco no meio de campo. Tirou Alecsandro e Felipe e colocou Juninho e Allan. Logo aos 2min o time acertou o travessão do Botafogo em chute de Fellipe Bastos, mas os erros cometidos eram os mesmos da primeira etapa.

Para piorar a situação do Vasco, o Botafogo ampliou aos 8min. Após rápida cobrança de falta, Maicosuel foi lançado nas costas de Fábio Ferreira. O jogador avançou pelo campo de ataque e bateu na saída de Fernando Prass. O terceiro tento fez o time de General Severiano se fechar na defesa.

Já os atletas do Vasco demonstraram muito nervosismo. O time passou a abusar das faltas e ao mesmo tempo não conseguiu pressionar o Botafogo. Com 25min, a torcida já gritava "olé" e comemorava o título.
O Vasco ainda conseguiu diminuir aos 35min. Em lance bonito entre Carlos Alberto e Rodolfo, o meia finalizou com estilo, na saída de Jefferson, e diminuiu o placar. Mas o duelo já estava no final e o Botafogo segurou o resultado, garantindo vaga na final.

O Vasco, vice-campeão do Brasileiro-2011, também foi vice dos dois turnos do Estadual do Rio. Agora se concentra na Libertadores, onde terá duelo com o argentino Lanús pelas oitavas de final. O primeiro duelo é dia 2, em São Januário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário