28/07/2012

Londres 2012: Seleção feminina de vôlei vacila, sofre, mas inicia com vitória a busca pelo bi

Brasil desperdiça vantagem de oito pontos no quarto set, mas derrota a estreante Turquia por 3 sets a 2 no seu primeiro jogo em Londres 2012

 
A seleção brasileira feminina de vôlei sofreu muito mais do que deveria em sua estreia nos Jogos de Londres. O Brasil teve a partida na mão no quarto set, quando chegou a abrir oito pontos, mas vacilou muito e deixou a Turquia levar a partida para o tie-break. Menos mal para as comandadas do técnico José Roberto Guimarães que o nervosismo pesou para o lado turco no quinto set. Com muitos erros do adversário, as atuais campeãs olímpicas conseguiram uma sofrida vitória por 3 sets a 2 (25/18, 23/25, 25/19, 25/27 e 15/12).
Com dois pontos, o Brasil é o terceiro colocado do Grupo B, atrás de China e Estados Unidos, ambos com três pontos. A Turquia somou um ponto, enquanto Coreia do Sul e Sérvia ainda não pontuaram. As quatro melhores equipes avançam para a próxima fase. A seleção americana volta a jogar na segunda-feira, às 12h45m (de Brasília), contra as americanas, consideradas as favoritas da competição.
Brasil x Turquia, Vôlei, Olimpiadas (Foto: Agência Reuters)Jogadoras do Brasil comemoram um ponto durante a vitória deste sábado (Foto: Agência Reuters)
Apesar de não ter feito nenhum ponto, Natália foi quem mais teve o que comemorar neste sábado. A ponteira, que não jogava desde agosto de 2011, fez sua estreia olímpica entrando três vezes em quadra para sacar.
O jogo
Nas arquibancadas, o duelo era bom. A torcida verde-amarela era maior, mas espalhada em pequenos grupos. Cantando, os turcos também faziam barulho. Mas em quadra foi o Brasil quem começou melhor se aproveitando de sua maior experiência.
Da equipe brasileira que entrou como titular neste sábado, apenas a levantadora Fernandinha não havia sido campeã olímpica. Contra uma seleção estreante nos Jogos, o Brasil aproveitou para abrir uma boa vantagem no início. Após uma sequência de 8 pontos a 1, as brasileiras fizeram 13/6 em uma largadinha de Paula Pequeno. A Turquia até ensaiou uma reação, diminuindo para 14/10 após ataque de Darnel. Mas as brasileiras retomaram o domínio, chegaram ao set point após três erros de ataque do adversário, e Jaqueline atacou na diagonal para fazer 25/18.
Sheilla, Brasil x Turquia, Vôlei, Olimpiadas (Foto: Agência AP)Maior pontuadora do jogo, Sheilla tenta bloquear o
ataque de Darnel (Foto: Agência AP)
Antes de começar o segundo set, um torcedor gritou "Vai, Corinthians", ato repetido por outros em seguida. Mas foram os turcos que viraram um "bando de loucos" durante a parcial. Em um bloqueio de Ozsoy, a Turquia ficou na frente pela primeira vez no jogo, fazendo 6/5. O duelo seguiu equilibrado até o fim. Dois erros bobos do Brasil mantiveram as turcas em vantagem na reta final, e Ozsoy apareceu bem mais uma vez para decidir o set. Primeiro em um ataque, para fazer 24/23. Depois, o ataque de Tandara bateu em seu bloqueio e caiu no fundo da quadra para empatar o confronto em 1 set a 1. As turcas ficaram enlouquecidos em quadra, assim como a torcida na arquibancada.
A torcida brasileira reagiu bem ao set perdido e passou a ser bem mais atuante, inclusive vaiando os saques turcos. O Brasil respondeu bem e até começou melhor, abrindo 4/1, mas diminuiu o ritmo e viu a Turquia virar e fazer 9/6 com Ozsoy. Zé Roberto não perdeu a calma, nem na hora de reclamar da arbitragem. Não precisava. Fernanda Garay, que havia entrado no lugar de Paula Pequeno, e Fabiana apareceram bem no bloqueio, e a seleção fez uma sequência de 7 pontos a 1 para assumir o comando da partida 15/11. Em um ace de Thaisa, as brasileiras fecharam a parcial com 25/19.
Durante alguns momentos, o quarto set teve cara de treino para o Brasil. A Turquia parecia entregue em quadra e a seleção chegou a abrir oito pontos de vantagem em um ataque errado de Polen Uslupehlivan (18/10). Mas as brasileiras ficaram confiantes demais. Desconcentradas, viram a equipe adversária sair de 19/11 para 22/22. As comandadas de Zé Roberto ainda tiveram um match point a seu favor, mas o bloqueio de Jaqueline não conseguiu parar o ataque de Toksoy. Quando a situação foi a contrária, primeiro Jaqueline atacou para fora, e depois Toksoy conseguiu o bloqueio para fazer 27/25 para as turcas.
O tie-break foi marcado pelo nervosismo dos dois lados. Especialmente das jogadoras turcas. Por isso mesmo, o Brasil conseguiu ficar na frente durante todo o set, mas sem nunca abrir uma grande vantagem. Sheilla explorou o bloqueio para chegar ao match point (14/11), mas pisou na linha na hora de sacar no lance seguinte e desperdiçou mais uma chance de fechar o jogo. Por sorte, não fez falta. Dundar errou o saque na sequência e deu a vitória à equipe brasileira, com 15/12 no último set.

Nenhum comentário:

Postar um comentário