Antes mesmo da festa de abertura, de a tocha chegar ao Estádio Olímpico, do  desfile das delegações ou do show do ex- Beatle Paul McCartney, na  sexta-feira, os brasileiros já tiveram sua primeira alegria nos Jogos  Olímpicos. Em busca da inédita e tão sonhada medalha de ouro, a seleção  brasileira feminina de futebol - comandada por Marta e Cristiane -  estreou com goleada por 5 a 0 sobre Camarões e deu o pontapé inicial da  delegação brasileira com o pé direito nos Jogos de Londres. 
 Marta,  com duas bolas na rede, e Cristiane, que tornou-se a maior artilheira da história do torneio olímpico, com 11 gols, foram os destaques do  Brasil. O jogo foi no Millenium Stadium, em Cardiff, País de Gales, já  que a competição de futebol não será concentrada somente em Londres. O  palco é o mesmo da estreia do futebol masculino, nesta quinta-feira, às  15h45m, contra o Egito. O SporTV transmite a partida ao vivo, e o  GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. 
 Com a  vitória, o Brasil assumiu a liderança do Grupo E. Com três pontos, tem a mesma pontuação da Grã-Bretanha – que venceu mais cedo a Nova Zelândia  -, mas um saldo de gols melhor. 
 Sustos e gols 
 Antes de a bola rolar, dois sustos. Ao entrar em campo, as brasileiras usavam o  uniforme antigo da seleção, ainda com a faixa verde na altura do peito.  Outra surpresa foi a ausência de Cristiane. Voltando de lesão e ainda  sem ritmo, a artilheira das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos  começou no banco e deu lugar a Thaisinha. 
 Com a  bola rolando, outro susto. As africanas surpreenderam e tomaram a  iniciativa do jogo. A pressão inicial, que durou quatro minutos e rendeu dois escanteios para Camarões, até deu a impressão de que as  brasileiras teriam um jogo duro pela frente. Ledo engano. Aos seis  minutos, o Brasil já estava na frente. Com maestria, Francielle cobrou  falta sofrida por Fabiana na entrada da área e contou com a colaboração  da goleira Ngo Ndom. 
 Três  minutos depois, a seleção ampliou. Após escanteio, a zagueira Renata  Costa subiu mais alto do que a defesa de Camarões e cabeceou forte,  porém em cima de Ngo Ndom. A fraca goleira africana, no entanto, demorou uma eternidade para levantar os braços e viu a bola passar a  centímetros de sua cabeça. Falha grosseira: 2 a 0. 
 Cristiane entra, e dupla com Marta brilha 
 A  goleada se desenhava, e o segundo gol brasileiro em apenas nove minutos  de jogo deixou a impressão de que as brasileiras comemorariam uma chuva  de gols ainda na primeira etapa. Mais uma vez, ledo engano. A seleção  brasileira pisou no freio e diminuiu o ritmo, enquanto as africanas não  esboçaram qualquer poder de reação. 
 Na volta do intervalo, o técnico Jorge Barcellos trocou Thaisinha por Cristiane. E a substituição surtiu o efeito esperado e mudou o ritmo brasileiro,  uma vez que o time brasileiro parecia satisfeito com o resultado, mas  Cristiane, não. 
 Cheia de disposição, a atacante reeditou a dupla infernal com Marta e participou dos três gols brasileiros da segunda etapa. De quebra, tornou-se a  maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos. 
 O show  começou aos 25. Cristiane fez boa jogada pela esquerda e cruzou para  Marta, que foi derrubada na área. Na cobrança, a camisa 10 - que até  então tinha atuação discreta - bateu com força, no meio do gol, e  ampliou para o Brasil. 
 Aos 34, a dupla brasileira voltou a aprontar. Marta achou Cristiane livre na  área. A artilheira driblou a goleira e fez um bonito gol - seu 11º em  Jogos Olímpicos. Cristiane, agora, é a maior goleadora em Olimpíadas de  todos os tempos, superando a alemã Birgit Prinz. 
 Aos 41,  uma pintura para fechar o caixão de Camarões. Cristiane arrancou da  intermediária, passou por duas adversárias, driblou a goleira e  retribuiu cruzando na medida para Marta, que só teve o trabalho de  empurrar para a rede: 5 a 0.
As brasileiras voltam a campo no sábado, às 10h30m (de Brasília), quando enfrentam a Nova Zelândia. Já Camarões terá a Grã-Bretanha pela frente, no mesmo dia.
Brasil 5
Andreia, Bruna, Erika, Renata Costa, Fabiana, Franciele, Formiga, Ester, Maurine, Marta, Thaisinha.
As brasileiras voltam a campo no sábado, às 10h30m (de Brasília), quando enfrentam a Nova Zelândia. Já Camarões terá a Grã-Bretanha pela frente, no mesmo dia.
Brasil 5
Andreia, Bruna, Erika, Renata Costa, Fabiana, Franciele, Formiga, Ester, Maurine, Marta, Thaisinha.
 Camarões 0
Ngo Ndom; Manie, Ejangue, Meffoumetou, Nchout; Bella, Feudjio, Beyene, Yango; Ngono Mani e Onguene.
Ngo Ndom; Manie, Ejangue, Meffoumetou, Nchout; Bella, Feudjio, Beyene, Yango; Ngono Mani e Onguene.
Nenhum comentário:
Postar um comentário