11/08/2012

Esquiva critica país da bola: 'Em 2012, a família Falcão superou o futebol'

Irmãos Esquiva e Yamaguchi levam 2 medalhas em Londres - prata e bronze. Esporte nº 1 do Brasil foi vice no masculino e não subiu ao pódio no feminino

Esquiva Falcão medalha de prata (Foto: AP)Esquiva mostra a sua medalha de prata (Foto: AP)
O país do futebol viu mais uma vez o esporte número 1 dos brasileiros bater na trave. O tão sonhado ouro olímpico da Seleção Brasileira não veio no masculino, nem no feminino. Enquanto isso, outras modalidades menos populares garantem a melhor participação do país nas Olimpíadas, pelo menos no número de medalhas (já são 16 garantidas). Só o boxe vai levar para casa três metais, e dois deles vão para uma mesma família. Após a prata na categoria médio (até 75kg), Esquiva Falcão criticou com bom humor o alto investimento no futebol, em detrimento dos outros esportes.
- Posso dizer: em 2012, a família Falcão superou o futebol. Ficou na frente deles no quadro de medalhas. O Brasil valoriza muito o futebol e esquece de outros esportes, como judô, esgrima. Esportes que dão muito mais medalhas. O boxe tem dez categorias. A prata do futebol vale a mesma coisa que a minha. E o futebol tem milhões - comentou o pugilista, que também comemorou a medalha de bronze do irmão Yamaguchi na categoria meio-pesado.
Esquiva Facão e Yamaguchi Falcão boxa (Foto: Montagem sobre foto da Reuters)Esquiva e Yamaguchi: família Falcão leva duas medalhas para casa (Foto: Montagem sobre foto da Reuters)
Neste sábado, o time de Mano Menezes, Neymar e cia. caiu diante do México, por 2 a 1, e teve que amargar mais uma decepção olímpica. A Seleção pentacampeã do mundo mais uma vez não conseguiu seu primeiro título olímpico. Já as meninas, comandadas por Marta, nem ao pódio foram. Elas foram eliminadas nas quartas de final, diante do Japão. No somatório, duas medalhas para a família Falcão (uma de prata e uma de bronze) contra uma medalha para o futebol brasileiro (uma de prata).

neymar medalha prata brasil x mexico (Foto: Reuters)Com cara de poucos amigos, Oscar, Neymar e Hulk
recebem a medalha de prata (Foto: Reuters)
Elogio e emoção fenomenal
Esquiva teve outro motivo para comemorar após a prata nas Olimpíadas de Londres. O capixaba de 22 anos viu em uma rede social que o ex-jogador e maior artilheiro de Copas do Mundo, Ronaldo Fenômeno, comemorou sua conquista, sugerindo um duelo entre Esquiva e Anderson Silva, o "Spider", campeão mundial do peso-médio de MMA.
- Nunca imaginei isso na minha vida. Ele escreveu meu nome. Ele sabe que Esquiva Falcão existe - se emocionou o pugilista.
Educado, Anderson Silva respondeu prontamente ao Fenômeno: "Estou fora dessa. Prefiro ficar na torcida pelos irmãos Esquiva Falcão e Yamaguchi Falcão". E concluiu com a hashtag #boasortefamiliafalcao.
Melhor campanha do boxe em Olimpíadas

Em 2012, o boxe brasileiro conseguiu sua melhor campanha em Olimpíadas. O país conquistou três medalhas nos Jogos de Londres. A prata de Esquiva, e os bronzes de Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão. Antes, a trajetória mais vitoriosa havia sido nos Jogos da Cidade do México, em 1968, quando Servílio de Oliveira foi bronze no peso-mosca.

joaohenrique.facilblog.com, para o valeesportenoar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário