27/10/2012

FPF vai divulgar tabela e regulamento do Paraibano 2013 no próximo dia 5

Competição será disputada em três fases, sendo dois octogonais e um cruzamento olímpico. Início está marcado para o dia 6 de janeiro

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) programou para o próximo dia 5 de novembro a divulgação da tabela e do regulamento do Campeonato Estadual de 2013. A fórmula de disputa foi definida em reunião realizada nesta sexta-feira, na sede da entidade.
Segundo a assessoria de imprensa da FPF, a data foi escolhida baseando-se na determinação do Estatuto do Torcedor de que tabela e regulamento sejam divulgados 60 dias antes do início da competição. O Paraibano começa no dia 6 de janeiro.
Reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano 2013 (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
O Estadual será disputado em três fases: dois octogonais e um cruzamento olímpico. Na primeira fase, Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo-PB, Cruzeiro de Itaporanga, CSP, Nacional de Patos, Paraíba de Cajazeiras e Treze se enfrentam todos contra todos em jogos de ida e volta. Os dois últimos são rebaixados e os dois primeiros se classificam para o cruzamento olímpico.
A segunda fase será disputada entre os seis primeiros colocados da primeira fase, mais Campinense e Sousa, que só entram neste momento da competição por estarem representando o Estado no Campeonato do Nordeste. Novamente, os oito times jogam todos contra todos em partidas de ida e volta. Os dois primeiros se classificam para o cruzamento olímpico.
Se pelo menos um ou mesmo os dois primeiros colocados da primeira fase estiverem novamente entre os primeiros da segunda fase, o terceiro ou até o quarto colocado da segunda fase são “convidados” para integrar a fase final. São estes quatro que se cruzam em semifinais e finais para decidir quem será o campeão paraibano.
Na fase final, o 1º colocado da primeira fase encara o 2º da segunda e o 2º da primeira duela contra o 1º da segunda, em jogos de ida e volta. O detalhe é que os times classificados na primeira fase levam vantagem de jogar a segunda partida em casa e por dois resultados iguais. Assim, Campinense e Sousa (que não jogam a primeira fase) já entram na disputa sabendo que, caso cheguem à fase final, não terão vantagem, quaisquer que sejam seus adversários.
Conhecidos os dois vencedores dessas semifinais, estes disputam mais duas partidas para decidir quem fica com o título de campeão paraibano de 2013.
O Campeonato Paraibano tem 34 datas no calendário (14 na primeira fase, 14 na segunda e seis na fase final). Com o patrocínio de uma montadora de automóveis, já tem uma premiação estabelecida. Campeão e vice receberão um carro 0km. Outros dois carros 0km serão sorteados, sendo um entre os torcedores do Litoral e do Brejo e outro entre os torcedores do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário