14/10/2012

Vettel vence na Coreia e vira líder; Massa aperta Alonso e chega em 4º

Alemão da RBR conquista terceira vitória seguida e supera espanhol da Ferrari na classificação do Mundial a quatro etapas do fim. Bruno Senna é 15º

A quatro etapas do fim, a temporada 2012 da Fórmula 1 tem um novo líder. Neste domingo, Sebastian Vettel venceu o GP da Coreia do Sul - 16ª etapa do campeonato - e desbancou Fernando Alonso, que liderava a classificação desde o GP da Europa, oitava prova do ano. O alemão da RBR venceu a terceira corrida seguida e virou o jogo sobre o piloto da Ferrari: chegou aos 215 pontos e agora está seis à frente do espanhol, terceiro colocado em Yeongam (Confira a classificação completa). Mark Webber completou a dobradinha da RBR no circuito asiático.
Dessa vez, Felipe Massa não subiu ao pódio como no Japão. Porém, novamente fez uma bela prova, mostrando estar em franca ascensão. Largando da sexta posição, ultrapassou Kimi Raikkonen (Lotus) na primeira volta, ganhou a posição de Lewis Hamilton (McLaren) durante a prova e chegou em quarto. De quebra, apresentou um ritmo mais forte que Alonso durante toda a corrida. No fim, chegou a dar um calor no espanhol, fazendo a escuderia Ferrari pedir para pegar mais leve, e mostrando que teria condições de lutar pelo pódio, caso o companheiro de time não estivesse na briga pelo título. Com os carros da Williams sem apresentar um bom rendimento, Bruno Senna ficou apenas com a 15ª colocação, logo atrás de seu parceiro, Pastor Maldonado. Mas não sem antes tentar um bote no venezuelano nas voltas finais.
Depois de ser surpreendido e perder a pole para Webber no sábado, Vettel rapidamente deu o troco. Ultrapassou o companheiro de RBR logo na primeira curva e, em seguida, passeou para cruzar a linha de chegada 10s à frente do australiano. Sem ameaçar os carros da equipe austríaca em nenhum momento, Alonso completou o pódio, a 15s de Vettel.
A luta pelo título continua no dia 28 de outubro com o GP da Índia, 17ª etapa da temporada. A corrida no Circuito Internacional de Buddh está marcada para as 7h30 (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Primeira volta movimentada
Foi uma primeira volta de tirar o fôlego, com intensas disputas na estreita pista de Yeongam. Apesar de estar na parte suja da pista, Vettel largou melhor que Webber e tomou a ponta na primeira curva. Apesar do companheiro de RBR estar na briga pelo título, o australiano aliviou: nas curvas seguintes, tentou dar o troco no alemão, mas sem sucesso.
Foi uma primeira volta de tirar o fôlego, com intensas disputas na estreita pista de Yeongam. Apesar de estar na parte suja da pista, Vettel largou melhor que Webber e tomou a ponta na primeira curva. Apesar do companheiro de RBR estar na briga pelo título, o australiano aliviou: nas curvas seguintes, tentou dar o troco no alemão, mas sem sucesso.
Logo atrás, Hamilton, Alonso, Raikkonen e Massa protagonizaram belos duelos, e os quatro carros praticamente ficaram lado a lado. Melhor para a dupla da Ferrari: Alonso ganhou a terceira posição de Hamilton, enquanto Massa tomou o quinto lugar de Raikkonen.
No pelotão intermediário, Button penou com a dupla da Sauber. Foi tocado pelo seu futuro companheiro de McLaren, Sergio Pérez, na primeira curva. Na sequência, foi acertado em cheio por Kobayashi, e deixou a corrida. Com a asa dianteira danificada, o japonês precisou ir para os boxes e caiu para o fim do pelotão e, voltas depois, ainda foi punido com drive through. Nico Rosberg também foi tocado no incidente e abandonou a prova na volta seguinte.
Partindo de 17º, Bruno fez uma excelente largada: conseguiu desviar da batida, ganhou mais duas posições e completou a primeira volta em 12º. Só não ganhou mais posições que Daniel Ricciardo, da STR, que pulou de 21º para 15º. Já Grosjean, o “maluco da primeira volta” cumpriu o prometido. Foi extremamente cauteloso, não mudou de linha na largada e não se envolveu em nenhum acidente.
Com a Mercedes de Rosberg parada na saída da curva 3, a direção de prova não permitiu o uso da asa móvel até conseguir remover o carro, o que aconteceu na 10ª volta. Isso dificultou as ultrapassagens, promovendo poucas ultrapassagens no início da corrida.
Com a asa móvel liberada, os duelos voltaram a aparecer, com destaque para as brigas entre Ricciardo e Senna pela 13ª posição e Schumacher e Di Resta pelo 10º lugar. Enquanto isso, Vettel imprimia uma boa sequência de voltas e abriu boa vantagem sobre Webber na ponta.
Se Grosjean passou ileso na primeira volta, quase bateu nos boxes. Ao sair dos pits, quase acertou a Force India de Hulkenberg.
A primeira rodada de pit stops não provocou mudanças no pelotão da frente. Hamilton foi o primeiro a parar, na 13ª volta. Uma passagem depois, foi a vez de Webber, Massa e Raikkonen fazerem seus pits. Na sequência, Vettel e Alonso foram aos boxes. Vettel voltou na ponta com tranquilidade, seguido de Webber, Alonso e Hamilton. Massa e Raikkonen retornaram atrás de Pérez, que ainda não havia parado, e precisaram ultrapassar o mexicano para assumir a quinta e a sexta posições, respectivamente.
Na 20ª volta, Grosjean e Maldonado, pilotos que mais se envolveram em confusão na temporada, fizeram belo duelo pelo oitavo lugar. O francês da Lotus levou a melhor.
Logo depois, foi a vez de Massa e Hamilton disputarem posição, mistura que rendeu muita confusão em 2011. Dessa vez, ambos saíram inteiros do duelo, e o brasileiro se deu melhor, assumindo a quarta posição. Com problemas para imprimir um bom ritmo com a McLaren, Hamilton ainda sofreu pressão de Raikkonen. O finlandês usou a asa móvel na reta e passou o britânico. Mas o piloto da McLaren deu o troco sem DRS nem nada na curva 4 e recuperou a quinta posição com uma linda manobra. A briga se estendeu por mais seis voltas, até Hamilton parar nos boxes pela segunda vez. O piloto perdeu tempo no pit em razão de um problema no pneu dianteiro.
Massa aproveitou o duelo entre Raikkonen e Hamilton para abrir vantagem na quarta colocação. Com uma boa sequência de voltas, era mais rápido que Alonso e se aproximava do espanhol. Mais à frente, Vettel passeava. Na 28ª volta, a vantagem para o segundo colocado, Webber, era de nove segundos.
Vettel estava tão tranquilo na liderança que parece até ter relaxado. Na 35ª volta, o alemão se distraiu, freou tarde na curva 3 e deu uma forte fritada que desgastou o pneu dianteiro direito. Com medo da queda de rendimento, a RBR logo chamou o piloto para os boxes e antecipou o segundo pit stop. Massa também realizou sua parada, enquanto Webber e Alonso visitaram os boxes algumas voltas antes.
Hamilton e o tapete verde
Um duelo triplo roubou a cena na 39ª volta. Com pneus desgastados, Hamilton sofria investidas de Grosjean e fechava a porta. Hulkenberg se aproveitou da briga e tomou as posições dos dois, subindo para a sexta posição. E a luta para segurar o francês da Lotus de nada adiantou. O britânico precisou para novamente nos boxes em razão da intensa degradação dos compostos. Voltou no meio do pelotão e precisou ultrapassar os carros da STR para voltar À zona de pontuação. De tanto buscar atalhos para ganhar posições, o britânico acabou se enroscando com um objeto inusitado: um pedaço de grama sintética que cobria uma área de escape da pista. Hamilton seguiu até o fim da prova com o tapete enganchado em seu carro e ainda precisou segurar a pressão de Pérez – que o substituirá na McLaren em 2013 – na volta final.
Depois do susto durante a corrida, Vettel voltou mais atento da segunda parada. Mesmo assim, não pôde ficar tranquilo até receber a bandeirada. Por causa de um grande desgaste do pneu dianteiro, precisou diminuir o ritmo, administrou a vantagem e recebeu a bandeirada do cantor coreano PSY, oito segundos à frente de Webber. Alonso completou em terceiro, seguido por Massa, Raikkonen e Hulkenberg. Grosjean, Vergne, Ricciardo e Hamilton completaram os dez primeiros.

Confira a classificação final do GP da Coreia do Sul (55 voltas):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1h36m28s651
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 8s200
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 13s900
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 20s100
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 36s700
6 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 45s300
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 54s800
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 1m09s500
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m11s700
10 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m19s600
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1m20s000
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m24s400
13 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m29s200
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1m34s900
15 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 1m36s900
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
19 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
20 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 2 voltas
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m42s037
Não completaram:
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 17ª volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 17ª volta
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 2ª volta
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1ª volta

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