04/12/2012

Alô, Felipão! Kaká volta a jogar, faz golaço, e Real Madrid goleia o Ajax

Capitão do mistão merengue, brasileiro manda recado em forma de boa atuação para técnico da Seleção. Líder, Borussia Dortmund bate o City

O mistão do Real Madrid parecia mais o time principal. Já classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa como segundo do Grupo D, o time merengue poupou alguns titulares para enfrentar o Ajax no Santiago Bernabeu, pela última rodada. Melhor para Kaká. Ao lado de Cristiano Ronaldo e Modric, ele voltou a começar um jogo após 34 dias, recebeu a braçadeira de capitão da equipe e teve boa atuação na vitória por 4 a 1, com direito a golaço em forma de recado para Felipão, apresentado há uma semana como novo técnico da seleção brasileira.
Kaka comemora gol do Real Madrid contra o Ajax (Foto: Agência Reuters)Como em 2006: Kaka repete golaço que fez contra a Croácia, na Copa do Mundo (Foto: Agência Reuters)
Foi o 28º gol de Kaká em jogos da Liga dos Campeões da Europa, ultrapassando Rivaldo e se tornando o maior artilheiro do Brasil no torneio. Cristiano Ronaldo e Callejón, duas vezes, também deixaram os seus nesta quarta-feira. O gol de CR7, o sétimo dele sobre o Ajax na história da competição, ainda quebrou recorde: ninguém nunca havia balançado a rede tantas vezes sobre uma mesma equipe neste campeonato. Boerrigter descontou para os holandeses.
O Real terminou com 11 pontos, três atrás do Borussia Dortmund. Já o Ajax, apesar da derrota, foi beneficiado com a derrota do Manchester City para o líder por 1 a 0. Com o resultado, os holandeses se mantiveram em terceiro lugar da chave, com quatro pontos, e garantiram a classificação para a Liga Europa.
No próximo dia 20 de dezembro, a Uefa irá sortear os confrontos das oitavas de final. O primeiro de cada grupo só poderá enfrentar os segundos colocados - desde que ele não seja do mesmo país. Haverá uma nova cerimônia antes das quartas de final para definir os futuros duelos.
CR7 e Kaká se entendem bem, e Modric faz a festa
Mesmo sem ambição na rodada, o mistão do Real queria mostrar vontade. Comandados por Modric, Kaká e Cristiano Ronaldo, os donos da casa não deram chance para a equipe holandesa. A rede balançou logo aos sete minutos, com Benzema em impedimento escorando cruzamento de Kaká. O bandeira salvou o Ajax no lance, e quatro minutos depois foi a vez da trave ajudar no chute à queima-roupa de Coentrão.
Mas a insistência não demorou a dar resultados. Aos 12 minutos, Modric fez um desarme de carrinho e armou o contra-ataque com um lançamento milimétrico para Benzema. Em posição duvidosa, o atacante saiu livre na área, mas teve dificuldade no domínio. Com o goleiro e dois zagueiros fechando seu ângulo, ele usou a cabeça, esperou a chegada de CR7 e só rolou para a conclusão certeira do craque português.
Destaque do primeiro tempo, Modric foi fundamental também para o segundo gol, aos 28. Com outro lançamento espetacular, dessa vez do campo de defesa, ele encontrou Callejón por trás da zaga holandesa. O meia dominou com estilo, com o bico da chuteira, e finalizou no cantinho, e a bola ainda bateu na trave antes de entrar. O massacre só não foi maior porque Vermeer não deixou. O goleiro defendeu as conclusões de Khedira e Modric no fim da etapa, e ainda contou com a sorte numa cobrança de falta de CR7, que desviou na barreira, mas não saiu muito da rota do arqueiro, que já tinha se jogado para o lado.
Pressionado, o Ajax curiosamente teve maior posse de bola nos primeiros 45 minutos, com 56% contra 44% do Real. Mas com passes de lado, o time pouco foi ao ataque e apareceu mais no primeiro tempo por um lance bizarro de Eriksen: após receber lançamento na esquerda, ela ganhou no corpo de Khedira e tinha uma avenida para avançar até a área. Só que a empolgação atrapalhou: na passada, ele se enrolou com a bola, que bateu em sua perna e parou, enquanto ele continuou a correr.
Cristiano Ronaldo Benzema gol Real Madrid (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo e Benzema: português foi agradecer o passe para o primeiro gol do Real (Foto: Reuters)
Kaká faz golaço, mas cansa e é substituído
Se o primeiro tempo já tinha sido bom para Kaká, que se entendeu bem com Cristiano Ronaldo pela esquerda, deu drible entre as pernas e arriscou lançamentos, a etapa final foi ainda melhor. Logo aos quatro minutos, o brasileiro recebeu de CR7 na entrada da área e chutou colocado, a bola beliscou a trave e entrou no cantinho de Vermeer, que sequer teve reação. Golaço que lembrou o que ele fez contra a Croácia, pela Copa do Mundo de 2006.
O placar quase virou goleada aos dez minutos. Varane surgiu pela direita e cruzou para Benzema, livre na pequena área, mas o atacante errou a cebaçada. E a punição veio em forma de gol do Ajax. Quatro minutos depois, Blind fez um lançamento para Hoesen na área. Adán saiu mal do gol, socou a bola nos pés de Boerrigter, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.
O gol acordou o até então sonolento Ajax, que cresceu no jogo e esteve muito perto de fazer o segundo. Mas a má pontaria não ajudou. Aos 22, Hoesen recebeu sozinho na área, mas concluiu por cima da meta merengue. Sete minutos depois, foi a vez de Eriksen obrigar Adán a fazer grande defesa. Visivelmente cansado no decorrer da etapa final, Kaká foi substituído por José Rodríguez.
O Real passou por um período de pressão do Ajax, mas suportou as investidas dos holandeses até o fim. Nos minutos finais, Morata e Callejón, crias da base merengue, ainda mostraram fôlego e ampliaram o marcador. Após grande jogada de Morata pela lateral do campo, ele cruzou na medida para Callejón, sozinho, cabecear e definir a tranquila goleada.
Borussia Dortmund faz o feijão com arroz e bate o Manchester City
No outro duelo da chave, o Borussia Dortmund confirmou seu favoritismo contra o lanterna Manchester Cit. Jogando em casa, no Westfalenstadion, os anfitriões jogaram para o gasto e venceram por 1 a 0, com gol de Schieber, aos 12 minutos do segundo tempo. A equipe alemã terminou a fase de grupos com 14 pontos. Já o time inglês, que ainda tinha esperança de terminar em terceiro para garantir uma vaga na Liga Europa, amargou o último lugar com só três pontos.
 Julian Schieber comemora gol do Borussia contra o Manchester City (Foto: Agência Reuters) Julian Schieber comemora gol do Borussia contra o Manchester City: vitória simples (Foto: Agência Reuters)
Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário