01/12/2012

Oeste vence o Icasa por 2 x 0 e conquista o primeiro título nacional de sua história

Oeste vence o Icasa por 2 x 0 e conquista o primeiro título nacional de sua história
O Oeste venceu o Icasa na tarde deste sábado e conquistou o primeiro título nacional de história, o mais importante nos 92 anos de trajetória do clube. A finalíssima do Brasileiro da Série C terminou 2 x 0, com gols de Wanderson, aos 10 minutos do primeiro tempo, e Dezinho, aos 18 da etapa final. Como o primeiro jogo acabou sem gols, o Rubrão ganhou o direito de erguer a taça de campeão brasileiro da Série C no Estádio dos Amaros, em Itápolis, onde a sua torcida comemorou bastante a conquista. É o segundo título do clube de Itápolis em dois anos, já que em 2011 os rubro-negros do Oeste Paulista foram campeões do Torneio do Interior, competição promovida pela Federação Paulista de Futebol que envolve times da hinterlândia do Estado.

Já o Icasa ficou com o vice-campeonato e perdeu a oportunidade de ser o segundo time cearense a levantar um troféu em competição nacional, já que o Guarany de Sobral foi campeão da Série D em 2010.


O jogo começou pegado e com avanços dos dois times ao ataque. Aos 4 minutos, Thiago Baiano fez jogada de linha de fundo e cruzou na área. A zaga do Oeste errou ao tentar afastar e o goleiro Jailson teve de fazer a defesa. Aos 6, a resposta do Rubrão. Serginho cobrou falta de longe e a bola passou com perigo por cima do gol icasiano.


Aos 9 minutos, a abertura do placar. Wanderson fez grande jogada pelo lado esquerdo, cortou para o meio e chutou no contrapé do goleiro João Paulo, que ainda tocou na bola mas sem conseguir evitar o gol dos donos da casa. Aos 13, quase a ampliação do  marcador. Cruzamento longo da direita para a esquerda e Serginho se esforçou para cabecear e quase balançar as redes novamente.


Aos 28, Carlinhos avançou pela esquerda e mandou a bomba para nova intervenção de Jailson. O Icasa lutava muito para entrar de novo no jogo.


Depois dos quinze minutos, o Icasa tentava chegar em lances de bola parada, mas sem sucesso. Já o Oeste passou a esperar o rival para encaixar algum contragolpe. Além disso, o Rubrão tentava o segundo gol nas bolas de falta do canhoto Piauí. Aos 37, a cobrança mais perigosa. Piauí bateu um miniescanteio da direita do ataque e a bola passou pelo goleiro João Paulo para explodir na trave.


Aos 40, um sinal de que o Icasa não havia morrido. Naylhor tabelou pelo meio e soltou a bomba de fora da área, exigindo boa defesa do goleiro Jailson. Aos 44, Thiago Baiano fez boa jogada pelo lado direito, cortou para a perna esquerda e soltou a bomba por cima do gol do Oeste.


SEGUNDO TEMPO


Logo no primeiro minuto da etapa final, Wanderson cobrou falta em que parecia que iria cruzar e quase surpreendeu o goleiro João Paulo, que se esticou todo para colocar a corner e evitar o segundo do Rubrão. Depois da cobrança do escanteio, Eduardo cabeceou no gol para nova grande defesa de João Paulo.


Aos 7 minutos, a resposta do Icasa. Éder arriscou de longe e obrigou Jailson a se colocar no chão e espalmar para o lado. Aos 8, um repeteco. Éder chutou de novo de fora e Jailson novamente espalmou.


Aos 15, o zagueiro Eduardo aproveitou cruzamento da direita e, no segundo pau, tentou cabecear no contrapé de João Paulo, mas a bola foi para fora. Aos 18, o desafogo. Piauí cobrou falta na área e Dezinho raspou de cabeça para balançar as redes e fazer vibrar a torcida presente nos Amaros.


Aos 19, de novo Éder deu trabalho ao goleiro Jailson. Uma bomba de fora da área e o arqueiro do Rubrão espalmou para escanteio novamente, naquele que era um duelo particular entre o meia do Icasa e o goleiro do Oeste. Aos 23, foi a vez de Canga chutar de fora da área e mais uma vez Jailson espalmar para fora.


Depois disso, e com a saída do meia Éder, substituído, o Icasa caiu de rendimento e passou a alçar bolas na área para tentar uma sobrevida. Mas quem chegou com mais perigo foi o Oeste, que, aos 40, criou mais uma boa chance através de cobrança de falta de Piauí. Carlinhos ainda tentou duas vezes em chutes de fora da área, mas nada que modificasse o placar final do jogo.


FICHA TÉCNICA

Oeste-SP x Icasa-CE
Série C 2012 - Final - jogo de volta
Local: Estádio dos Amaros, em Itápolis (SP)
Data: 1 de dezembro de 2012, sábado
Horário: 17 h (hora de Brasília-DF)
Árbitro: Dewson Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Marcio Gleidson Dias e Lucio Silva de Dias (PA)
Oeste: Jailson; Dedê (Everton Dias - 30/2T), Eduardo, Dezinho e Piauí; Dionísio, Alex Silva, Wanderson (Marcibnho Beija-Flor -19/2T)  e Liger; Jheimy(Samuel/intervalo) e Serginho. Técnico: Luiz Carlos Martins.

Icasa: João Paulo; Naylhor, André Turatto (Rossini-22/2T) e Gilberto; Thiago Baiano, Da Silva, Índio , Elanardo, Éder (Gustavo-31/2T) e Carlinhos; Canga. Técnico: Francisco Diá

Gols:

Oeste : Wanderson(10/1T)

Cartões Amarelos

Oeste: Wamderson (12/1T), Eduardo (13/2T), Jaílson (36/2T)
Icasa: Carlinhos (19/1T), Da Silva (39/2T)
 
Fonte: Serie C

Nenhum comentário:

Postar um comentário