22/12/2012

Sousa minimiza poderio dos grandes e quer brigar pelo título em 2013

Clube sertanejo quer repetir fórmula de sucesso que o lhe fez forte nos últimos anos e promete entrar no Paraibano para voltar a ser campeão

Aldeone Abrantes, presidente do Sousa (Foto: Jefférson Emmanoel) 
Aldeone Abrantes, presidente do Sousa: a meta é surpreender mais uma vez os clubes maiores
(Foto: Jefférson Emmanoel)
Todo ano é a mesma história. Os “grandes” se reforçam com grandes jogadores, inflacionam a folha e prometem títulos. O Sousa, caladinho, monta um time modesto e, invariavelmente, termina desbancando alguém e brigando pelos títulos.
Foi assim em 2012, quando o Dinossauro chegou ao vice-campeonato estadual eliminando o poderoso Treze, em pleno Amigão. Aliás, o Galo sofreu. Foram três derrotas seguidas na segunda fase do Campeonato Paraibano, incluindo as duas do mata-mata das semifinais.
É bem verdade que o título não veio. Mas o vice-campeonato garantiu o time sertanejo na Série D (foi a primeira vez que disputou a competição, lançada pela CBF em 2009) e, principalmente, na Copa do Nordeste do próximo ano.
- Foi um ano muito bom para o Sousa. Mostramos a nossa força e valorizamos a marca. Agora é pensar em representar bem a Paraíba e continuar surpreendendo - diz o eterno presidente, o vereador reeleito Aldeone Abrantes.
O Sousa vai entrar nas competições para brigar por títulos"
Aldeone Abrantes
O problema é que, para 2013, o Sousa não deve contar com um forte aliado: o fator surpresa. Ninguém mais cai nas lamentações de Aldeone, que volta e meia define o Sousa como “time pequeno”.
A realidade agora é outra e o próprio gerente de futebol do clube, Rafael Abrantes (irmão do presidente), trata de reposicionar o clube no cenário futebolístico.
- O Sousa vai entrar nas competições para brigar por títulos. Não tem como ser diferente, a torcida vai cobrar mais. O jogador que vem para o clube sabe dessa responsabilidade - avisa o dirigente.
Essa nova fase do Dinossauro reflete diretamente na folha de pagamento, que para 2013 terá um aumento de 50% em relação a este ano - passando de R$ 120 mil para R$ 180 mil mensais.
- Não tem como ser diferente. O jogador sabe que o Sousa vai disputar uma competição importante (a Copa do Nordeste) e acaba pedindo mais. Também sabe que será mais cobrado - emenda Rafael Abrantes.
Elenco do Sousa - Paraibano 2013 (Foto: Adriano Gonçalves / Jornal da Paraíba) 
(Arte: Adriano Gonçalves / Jornal da Paraíba)
Em relação ao elenco, a diretoria tratou de manter alguns destaques de 2012, como o zagueiro Alisson, o lateral Camilo, o volante Misso e o atacante Josivan. Ainda assim, as perdas foram muitas - a começar pelo goleiro Genivaldo, que veio para a Série D e preferiu voltar para o Botafogo.
Mas a ausência mais sentida pelos torcedores sousenses talvez seja a do meia Esquerdinha, o grande maestro do time no Campeonato Paraibano. Ele foi vendido a um grupo de investidores e hoje está no Boa Esporte.
Para o lugar dele veio Robertinho, que já passou por CSP e Auto Esporte, e jogou com o técnico Reginaldo Sousa no futebol pernambucano. A dupla espera reeditar o sucesso, mas sem contar com o fator surpresa.
Reginaldo Sousa comandou o time no título estadual de 2009
Ele foi o responsável pela última grande façanha do Sousa, o título paraibano de 2009. Por isso mesmo, o técnico Reginaldo Sousa se sente em casa no Marizão. E quando recebeu o convite do presidente Aldeone Abrantes para voltar ao clube, não pensou duas vezes.
- Teremos um ano muito importante para o clube. Além do Campeonato Paraibano, vamos estrear na Copa do Nordeste. Por isso o trabalho aumenta e a responsabilidade também. Quero muito ser bicampeão pelo Sousa - frisou o treinador campeão paraibano pelo time sertanejo em 2009, que entra no lugar de Suélio Lacerda, comandante da equipe no vice-campeonato paraibano deste ano e na Série D.
E mal retornou, Reginaldo Sousa já demonstra que não esqueceu a filosofia do clube. Tanto que já avisou que pretende trabalhar com vários jogadores das categorias de base.
- São jogadores que têm identificação com a torcida e são patrimônios do Sousa. Além do mais, o clube sempre se notabilizou por revelar bons valores - disse o treinador, que a princípio integrou dez juniores no elenco principal para 2013.
Reginaldo Sousa, técnico do Sousa (Foto: Divulgação)Campeão em 2009, Reginaldo Sousa quer ser bicampeão pelo time sertanejo (Foto: Divulgação)
As promessas da vez são o zagueiro Leandro (22 anos), os laterais Toty (21) e Dênis (19), os meias Alisson Costa (19) e Wallison (18), além do atacante Cléber (21). Dessa mesma safra de jogadores está Josivan, que é um dos três remanescentes do título de 2009, ao lado do goleiro reserva Danilo e do lateral Camilo.
- É muito bom trabalhar com um treinador que olha para as categorias de base. Espero ir bem para merecer mais oportunidades no time - disse o jogador.
Sousa vice-campeão paraibano de 2012 (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba) 
Sousa é o atual vice-campeão paraibano de 2012(Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
Para Camilo, disputar a Copa do Nordeste é um sonho antigo da cidade, mas que a meta é brigar por mais um título estadual.
- Estou aqui há mais tempo e sei da cobrança da torcida. O Sousa entra sempre para brigar por títulos e não será diferente no Campeonato Paraibano. Mas antes disso, temos que pensar em representar bem o Estado na Copa do Nordeste - avaliou.
Na competição regional, o Dinossauro estreia no dia 20 de janeiro enfrentando o Sport, na Ilha do Retiro. Depois, ainda encara Confiança (dia 23) e o Fortaleza (dia 27).

Fonte: Globoesporte.com/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário