09/03/2013

Juniores: Fluminense vence o Botafogo na final e conquista a Taça Guanabara

 

Marcos Junior sai do jogo machucado, e Zé Lucas faz gol do título. Andrey defende pênalti, mas não evita a derrota do Alvinegro na decisão do turno

A novidade no regulamento do Campeonato Carioca determinou os finalistas da Taça Guanabara de juniores, mas não foi necessária na decisão. O Fluminense, mesmo jogando pelo empate por ter a melhor campanha do turno, não precisou da vantagem para superar o Botafogo. Com um time mais experiente, formado por muitos jogadores com passagem pelos profissionais e encorpado por Marcos Junior e Rafinha, o Tricolor venceu por 1 a 0 na tarde deste sábado, em Moça Bonita (veja os lances no vídeo ao lado). Fernando ainda perdeu um pênalti, defendido por Andrey, mas o atacante Zé Lucas marcou o gol do título. Se ganhar também a Taça Rio, o Flu será o campeão direto do estadual.
O Botafogo, que já havia perdido para o Fluminense pelo mesmo placar na fase de classificação, sentiu os desfalques de dois titulares. Sem o meia Octávio, um dos destaques, e o zagueiro Cazu, ambos expulsos na semifinal, a equipe alvinegra teve atuação fraca, mal foi ao ataque e ofereceu pouca resistência para a segunda conquista da base tricolor em 2013. Em fevereiro, a equipe sub-18 foi campeã no Catar num torneio com grandes equipes da Europa.
O Flu estreia na Taça Rio no domingo do dia 17, quando recebe o Audax às 15h30m (de Brasília), em Xerém. Já o Botafogo joga no próximo sábado, no mesmo horário, diante do Quissamã no Caio Martins.
Fluminense campeão da taça guanabara Sub 20 (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)Capitão, volante Willian recebe troféu de campeão da Taça Guanabara (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)
Wellington Carvalho cria uma chance de cada lado
A maior experiência dos jogadores do Flu pesou no primeiro tempo. O time atuou mais solto e teve o domínio da partida, mas sentiu a falta de Pablo, artilheiro da equipe com seis gols e que está com uma lesão no joelho direito. Marcos Junior, caindo pelas pontas, não teve chance de gol. A oportunidade de ouro tricolor caiu nos pés de um zagueiro: Wellington Carvalho recebeu sozinho na área na sobra de um escanteio, mas girou mal o corpo e chutou para fora.
O camisa 3 do Flu voltou a aparecer no fim da etapa, mas dessa vez ajudando o Botafogo. Desfalcado, o Alvinegro pouco conseguiu criar, com exceção de jogadas de bola parada. Mas teve a melhor oportunidade da final após uma falha do zagueiro. Ele se jogou na área para cortar um cruzamento de Vinicius, mas errou. A bola ainda ficou na área, e Leanderson salvou o Tricolor num chute à queima-roupa de Yhuinho. No rebote, Vinicius ficou com o gol aberto, mas conseguiu errar a mira e concluir pela linha de fundo.
Fluminense comemora gol sobre o Botafogo - Sub 20 (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)Zé Lucas comemora o gol de cabeça que garantiu o título tricolor (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)
Marcos Junior sai machucado, e Fernando perde pênalti
Precisando marcar para ser campeão, o Botafogo mexeu no ataque logo nos primeiros minutos do segundo tempo e apostou em Lukinhas e Paulo Ricardo. Mas a dupla pouco apareceu no jogo, assim como todo o time. Melhor para o Fluminense, que levou susto quando Marcos Junior se machucou sozinho e deixou o campo para a entrada de Gustavo Scarpa. Mesmo sem o camisa 11, o Tricolor pressionou, e Zé Lucas, até então apagado, virou herói.
Primeiro, ele sofreu o pênalti que Fernando desperdiçou. Andrey, que já havia defendido duas penalidades na semifinal, voltou a salvar o Botafogo. Mas logo depois o atacante usou a cabeça para marcar após cruzamento. O clima esquentou depois de uma entrada de sola do zagueiro Kerlyson sobre Biro Biro, que rendeu só um cartão amarelo, mas criou um princípio de confusão entre os jogadores. O Alvinegro usou sua última alteração para colocar mais um atacante em campo, Falque. Mas, com o controle do jogo, o Flu segurou com tranquilidade o placar até o fim.
Marcos Junior, Fluminense x Botafogo - Sub 20 (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)Marcos Junior em ação na final: atacante deixou o jogo machucado (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)
Confira as escalações:
Fluminense: Leanderson, Igor Julião, Wellington, Gustavo Paes e Ronan; Willian, Rafinha, Biro Biro (Emerson) e Fernando (Luiz Fernando); Zé Lucas e Marcos Junior (Gustavo Scarpa). Técnico: Marcelo Veiga
Botafogo: Andrey, Rafael Reis, Igor Rabelo, Kerlyson e Patrick; Andreazzi, Emerson (Lukinhas), Fernandes e Gegê; Vinicius (Paulo Ricardo) e Yguinho (Falque). Técnico: Anthoni Santoro

Fonte: GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário