21/06/2013

Dois micro-ônibus da Fifa são apedrejados em protesto em Salvador


Dois micro-ônibus da Fifa foram apedrejados por manifestantes na noite desta quinta-feira, no bairro do Campo Grande, em Salvador. Em frente ao Hotel da Bahia, onde membros da entidade máxima do futebol estão hospedados, os veículos foram depredados. O prédio também teve a fachada danificada.
A Polícia de Choque logo chegou ao local para conter o protesto. Usando bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, além da cavalaria, os oficiais entraram em confronto com os manifestantes, que ateavam fogo em objetos na rua.
Desde o início da tarde, a manifestação toma conta de ruas do centro da capital baiana em bairros próximos à Arena Fonte Nova, que recebe Nigéria x Uruguai na noite desta quinta. O protesto, inicialmente pacífico, teve início no bairro do Campo Grande e se alastrou pelas Avenidas Joana Angélica, Centenário, além do Dique do Tororó, Politeama e Barris. No Rio Vermelho, o transporte oficial da Fifa que levava jornalistas do hotel Íbis para o estádio foi interrompido preventivamente a partir de 14h.

ônibus da fifa apedrejado em salvador (Foto: Imagens/TV Bahia)Ônibus da fifa foram apedrejados em Salvador (Foto: Imagens/TV Bahia)
No Dique, no fim da tarde, os manifestantes tentaram romper a barreira policial e entrar no perímetro de segurança determinado pela Fifa, mas foram contidos pela Polícia de Choque e Polícia Militar. Na Avenida Centenário e na Rua João das Botas, no Centro, ônibus foram incendiados. Diversas lojas da Avenida Sete (centro de comércio popular de Salvador) foram depredadas, e ruas foram pichadas.
Apesar de toda a confusão no Centro, os torcedores que acessaram a Fonte Nova pela região de Brotas (zona que fica na direção oposta àquela em que ocorriam os protestos) não enfrentaram problemas. A chegada à arena foi tranquila e marcada por forte esquema de segurança.
ônibus da fifa apedrejado em salvador (Foto: Imagens/TV Bahia)
Manifestação chegou à frente do hotel onde membros da Fifa estão hospedados (Foto: Imagens/TV Bahia)
GE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário