11/06/2013

Seleção de 2013 tem média de idade similar à de 2002, e jovem de 20 anos

 

Luiz Felipe Scolari retornou à seleção brasileira em novembro do ano passado. Rapidamente iniciou a montagem de uma nova “família”. Tudo em busca do título da Copa de 2014. E uma semelhança chama a atenção de cara ao se comparar o time de Felipão que venceu o Mundial de 2002 e o time que vai disputar a Copa das Confederações, agora em 2013: a média de idade.
Em 2002, a média de idade era de 26,3. E os extremos daquele time eram o lateral-direito Cafu, com 32 anos, e o meia-atacante Kaká, com 20. Felipão também era bem mais novo. Tinha 51. Em 2013, os números são bem parecidos. O mais “idoso” é o goleiro Julio César, do Queens Park Rangers, com 33. E o novato? O garoto Bernard, do Atlético-MG, também com 20 anos.
E o garoto sabe muito bem da responsabilidade que é defender a Seleção. Mesmo tão jovem Bernard afirmou que tem aprendido com os companheiros ao longo das últimas semanas de treinos com o time canarinho.
- É o único lugar que o amistoso vale três pontos. Tem que ter um desejo de estar sempre ganhando. Seleção é um clima diferente. Lógico que sabemos que precisa ter o desejo de vencer sempre. Fui convocado pela primeira vez no ano passado. Deu para sentir esse clima. São momentos que vamos passando e servem de amadurecimento – afirmou o jogador do Galo.
Cafu com a taça da Copa do Mundo 2002 (Foto: Getty Images) 
Cafu era o mais velho do elenco quando ergueu a taça da Copa do Mundo, em 2002 (Foto: Getty Images)
Outro dado chama atenção. Em 2002, dois times dominaram a lista com três jogadores cada: São Paulo (Belletti, Rogério Ceni e Kaká) e Corinthians (Ricardinho, Dida e Vampeta). Agora, em 2013, dois clubes também cederam três atletas cada para o grupo formado por Felipão: Atlético-MG (Réver, Bernard e Jô) e Fluminense (Diego Cavalieri, Jean e Fred).
Último jogador a se juntar ao grupo, o atacante Jô, convocado para a vaga de Leandro Damião, cortado por conta de uma lesão muscular, comentou a presença de vários jogadores do Atlético-MG.
- É uma situação bacana ter mais de um jogador de sua equipe. Facilitar o entrosamento em várias situações – disse o jogador do Galo.
Neste sábado, a partir das 15h (de Brasília), o Brasil vai treinar na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. No domingo, o time canarinho vai enfrentar a França, no estádio do tricolor gaúcho. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário