12/07/2013

Jogando no Ginásio da AABB-SP, o Corinthians é campeão paulista de Futsal




Pode esquecer as jogadas espetaculares, os passes impossíveis e os dribles desconcertantes. Nada disso entrou no repertório da final da Liga Paulista de futsal, nesta sexta-feira, entre AABB de São Paulo e o Corinthians. Em vez disso, coloque no show marcações duras, jogadores aguerridos e até mesmo uma confusão generalizada. Os nervos estavam à flor da pele na decisão do Estadual no ginásio da AABB. Melhor para quem soube controlar os ânimos inflamados por torcidas vibrantes. Melhor para o favorito Timão. Depois de vencer o primeiro duelo e levar o troco no tempo normal desta sexta - a AABB fez 2 a 0 com gols dos reservas Giva e Victor -, o Alvinegro juntou forças para triunfar na reta final da prorrogação com um gol salvador de Alex a menos de dois minutos do fim. Bem ao estilo Corinthians, sofrido, o futsal alvinegro celebrou o nono título de campeão estadual, torando-se o maior vencedor da competição.
A desvantagem de um gol na primeira partida da final não fez o técnico Kazu mudar o estilo de jogo da AABB. Em seus domínios, o time manteve sua marcação forte e avançada desde o apito inicial. Só que o pivô Mir & Cia. não pareciam estar em noite inspirada, já que pouco criavam no ataque. O Corinthians também não conseguia furar o bloqueio do anfitrião, mesmo com todo o entrosamento de Schumacher, Simi, Leandro e Paulinho Japonês.
Era decisão. Não havia espaço para firulas e jogadas espetaculares. Havia apenas muita entrega de todos em quadra. O show, por isso, ficou por conta das torcidas, pelo menos em um primeiro momento. Quase não se via espaço vazio nas arquibancadas, e uma torcida tentava abafar os gritos de incentivo da outra. Fazendo do Ginásio A da AABB um caldeirão.
Jogadores contagiados pela torcida
Demorou, mas a energia da arquibancada tomou a quadra. Se o Timão não achava brecha na defesa da AABB, o jeito era tentar os chutes de longa distância com Simi e as jogadas pelas pontas. Em uma destas, a pouco mais de 15 minutos para o fim do período, Rafa recebeu livre pela direita e quase abriu o placar, pois o experiente goleiro Bagé evitou.
O anfitrião, enfim, passou a acertar também as ações ofensivas, depois que Daniel Cearense e Victor deixaram a reserva. Os dois puxaram a equipe com perigosos chutes de longa distância. Victor até passou pelo goleiro Diogo, mas a bola caprichosamente triscou a trave pelo lado de fora. A pouco mais de seis minutos para o fim do tempo, o ala tentou novamente. Desta vez, a bola desviou no arqueiro alvinegro e caprichosamente parou na trave oposta. Só que Giva, outro reserva, estava lá para escorar e incendiar a partida: 1 a 0.
A AABB estava viva na briga pela taça e não baixava o ritmo. O Corinthians até colocou todos os titulares de volta à quadra e diminuiu os rodízios, mas não conseguiu se encontrar. Cris acertou a trave alvinegra depois de uma roubada de bola e Victor, enfim, acertou um tiro de longa distância. A pouco mais de um minuto para o fim, o ala marcou o segundo do dono da casa. E poderia ter sido mais se Daniel Cearense não tivesse perdido um contra-ataque cara a cara com o goleiro Diogo. Irritados, os corintianos ainda viram Índio se estranhar com Mir e o técnico Miltinho ser expulso por reclamação.
Reação e confusão
Mesmo sem o treinador à beira da quadra, mesmo tendo de empatar a partida para levar o título, o Corinthians não baixou a guarda, não se entregou. O time acordou depois do intervalo e cresceu puxado por Lukaian e Rafa. O ala fazia fila, caia de pivô e tentava escorar no segundo pau, mas a bola cismava em não entrar.
Herói do primeiro jogo com um gol na reta final, Paulinho Japonês acertou a trave e ainda perdeu um gol incrível com 10 minutos de etapa complementar. Ele arrancou em contra-ataque e tentou tira do goleiro Bagé, que se esticou para sua direita e conseguiu um desvio pequeno, mas suficiente para a bola não entrar no seu canto direito.
FRAME - Alex Corinthians AABB final Liga Paulista (Foto: Reprodução SporTV) 
O jovem Alex fez o gol do título do Corinthians(Foto: Reprodução SporTV)
O jogo pegou fogo mesmo pouco depois. O árbitro anotou uma reversão, mas a AABB não percebeu e emendou um contra-ataque. Irritado, o médico corintiano Mauro Martinelli entrou na quadra e parou a jogada, que já não estava valendo nada. A atitude inflamou a AABB, especialmente o fixo Bigão. Ele foi tirar satisfação e deu origem a uma confusão generalizada. Houve empurrões de ambos os lados e muitas reclamações. A ducha de água fria veio das arquibancadas. Alguns torcedores da AABB atiraram bebidas nos corintianos e, de uma maneira nada agradável, acabaram com o entrevero.
Após alguns minutos de interrupção, a bola voltou a rolar. O Corinthians apostou no goleiro-linha, e quase chegou ao gol com o pivô Artur, que conseguiu girar, mas errou o alvo por pouco. Simi ainda teve grande chance em um contra-ataque na reta final, e nada. Não havia mais tempo. A AABB prendia o jogo, garantia a vitória no tempo normal e levava o confronto para prorrogação, com a vantagem do empate por ter tido uma melhor campanha na primeira fase da competição.
Artilharia alvinegra x retranca da AABB
Precisando apenas não tomar gols para ser campeã da Liga Paulista, a AABB se fechou na retranca e apostou em poucos contra-ataques para acabar com a partida. Um tiro no pé. A defesa anfitriã parou muitas ofensivas da artilharia pesada corintiana. O Timão foi com tudo ao ataque. Simi tentou no chute cruzado da ponta, no contra-ataque e até de pivô. Ele fez a Fiel acreditar no título e empurrar os alvinegros até o fim. A bola, que tanto teimou em entrar no gol da AABB, enfim balançou a rede a pouco mais de um minuto para o fim. Lukaian cruzou pela esquerda e Alex completou no segundo pau.
A explosão da Fiel foi tão grande que um torcedor se enrolou na rede de proteção e caiu na quadra. Ele foi retirado de maca. Apesar das dores, o corintiano deixou a quadra feliz. Viu seu time arrancar um título de uma maneira heroica, no fechar das cortinas. Bem ao estilo que a Fiel mais gosta, sofrido, o Corinthians é campeão da Liga Paulista de futsal 2013.
Escalações:
AABB:
Bagé, Bigão, Felipe Mello, Martin e Mir. Entraram: Cris, Daniel, Daniel Cearense, Du, Giva, Lucas Toledo, Marinho, Juninho e Thiago Baiano. Técnico: Kazu.

Corinthians: Diogo, Schumacher, Paulinho Japonês, Leandro e Simi. Entraram: Alex, Rafa, Índio, Bruno, Fernando, Rafinha, Arthur e Lukaian. Técnico: Miltinho.

G

Nenhum comentário:

Postar um comentário