24/08/2013

MP vai se reunir para mais uma vez pedir a extinção de torcidas organizadas na Paraiba


Valberto Lira, promotor do Ministério Público (Foto: Renata Vasconcellos) 
Valberto Lira, procurador da Justiça do MPPB(Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb)
O Ministério Público da Paraíba vai realizar na próxima quarta-feira uma reunião com a Comissão de Combate à Violência nos Estádios e com as promotorias do consumidor e do cidadão para tratar sobre a questão das torcidas organizadas no Estado. A proposta é do procurador de Justiça Valberto Lira, que já adiantou que vai pedir aos órgãos a extinção deste tipo de torcida dos estádios paraibanos.
A decisão do procurador, que também é coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Cidadania (Caop da Cidadania), veio depois de o órgão receber do 5º Batalhão da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira, artefatos explosivos apreendidos no perímetro do Estádio Almeidão, no último dia 11, quando da realização do jogo entre Botafogo-PB e CSA, válido pela série D do Campeonato Brasileiro.
A Comissão, que é coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, tem como integrantes a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura da Paraíba (Crea) e Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (Acep).
Já conversamos anteriormente com os presidentes das torcidas dos clubes da Paraíba, mas não adianta, já que eles não têm o controle total da torcida organizada"
Valberto Lira
procurador de Justiça
- Estamos convocando esta reunião com a Comissão e os promotores de Defesa do Consumidor e Cidadão para, em uma atuação conjunta, pedir a dissolução das torcidas organizadas do Estado. Já conversamos anteriormente com os presidentes das torcidas dos clubes da Paraíba, mas não adianta, já que eles não têm o controle total da torcida organizada - afirmou o coordenador.
De acordo com o ofício enviado pelo 5º BPM, foram apreendidos 20 artefatos explosivos do tipo foguete e quatro do tipo “bomba cordão”, de provável fabricação caseira. Os explosivos, ainda de acordo com a nota, foram vistos com torcedores que tentavam burlar a segurança e entrar com os objetos no estádio. Ao perceberem a polícia, entretanto, eles jogaram a maior parte dos explosivos embaixo de veículos e em locais de difícil acesso, para evitar a apreensão, assim como suas identificações.
O que diz o Estatuto do Torcedor
O capítulo IV do Estatuto do Torcedor, que fala sobre a segurança do torcedor em eventos esportivos, no artigo 13-A, parágrafo VII é bem claro sobre o assunto: “não portar ou utilizar fogos de artifício ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos análogos (incluído pela Lei nº 12.299, de 2010).

GE/PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário