08/08/2013

Veja a lista que reúne dez gols marcados por goleiros nos últimos lances de jogo, Lauro lidera



Quando se fala em gol de goleiro, logo pensamos em Rogério Ceni, Chilavert e Jorge Campos. Mas muitos companheiros de posição também se arriscam na grande área adversária em momentos decisivos das partidas. E apesar de menos badalados, alguns têm seus momentos de glória.
Na partida entre Portuguesa e Flamengo, pela 12ª rodada do Brasileirão, o goleiro Lauro, da Lusa, marcou um gol de cabeça nos últimos instantes do jogo. Curiosamente, em 2003, contra o mesmo Rubro-Negro, o camisa 1 já havia deixado sua marca, mas pela Ponte Preta. Relembre este e outros gols importantes daqueles que ganham a vida tentando impedir esse momento.
1. LAURO (PORTUGUESA)
Alguns atacantes ficam marcados em suas carreiras por se tornarem carrascos de certos adversários, virando amuletos de suas torcidas. Mas o que dizer quando algo assim acontece com um goleiro? Lauro, da Portuguesa, conseguiu a façanha de marcar um gol de cabeça contra o Flamengo no fim do jogo pela 12ª rodada do Brasileirão. Este lance, que garantiu o empate à Lusa, já seria um acontecimento. Porém, foi ainda mais inusitado pelo fato de o goleiro, quando atuava pela Ponte Preta, também ter marcado de cabeça contra o mesmo Rubro-Negro carioca, há dez anos, também nos últimos instantes da partida.
2. MUÑOZ (AMÉRICA-MEX)
Herói: Muños usa a cabeça para fazer história (Foto: Reprodução/Internet) 
Muñoz usa a cabeça e marca (Foto: Reprodução/Internet)
Superar o feito do goleiro Moisés Muñoz, do América-MEX, vai ser difícil. Em maio deste ano, na decisão do campeonato mexicano contra o Cruz Azul, faltando menos de um minuto para terminar a partida, o América tinha um jogador a menos, e Muñoz partiu para a área adversária para marcar o gol da virada (2 a 1). O resultado forçou uma prorrogação, já que a vantagem era do adversário, que tinha vencido a primeira partida por 1 a 0. Mais 30 minutos de jogo e a decisão foi para os pênaltis. Muñoz defendeu duas cobranças, e o América foi campeão. Coisa de cinema.
3. PALOP (SEVILLA)
Palop salva o Sevilla (Foto: Reprodução/Internet) 
Palop salva o Sevilla (Foto: Reprodução/Internet)
Em 2007, em partida válida pela antiga Copa da Uefa, o goleiro Palop virou herói ao marcar um gol de cabeça nos últimos minutos da partida entre Sevilla e Shakhtar Donetsk. O time ucraniano vencia por 2 a 1, e os espanhóis precisavam empatar para forçar a prorrogação. Palop foi para a área do adversário e marcou de cabeça o gol de empate. Com uma virada considerada histórica, o Sevilla acabou ganhando a prorrogação por 1 a 0 e ficando com a vaga para as quartas de final daquela edição do torneio.
4. HIRAN (GUARANI)
Hiran, que já defendeu Guarani, Internacional e Atlético-MG, entre outros clubes pelo Brasil, gosta de se gabar dos seus feitos. E ele já foi feliz em duas oportunidades: em 1997, marcou um gol sobre o Palmeiras, que empatou o jogo em 3 a 3 no finzinho; e em 1999, quando repetiu a dose pelo Santo André, em duelo contra o Juventus na Série A2 do Paulistão. Só que acabou levando um gol na saída de bola, enquanto comemorava o seu. No início deste ano, Hiran demonstrou o desejo de ser reconhecido pelo Guiness (Livro dos Recordes), pois acreditava ser o único goleiro do mundo a marcar dois gols de cabeça. Não é bem assim, Hiran...
5. PETER SCHMEICHEL (MANCHESTER UNITED)
Schmichel na área, momentos antes do gol (Foto: Reprodução/Internet) 
Schmichel caminha para o gol (Foto: Reprodução/Internet)
Um dos maiores goleiros da década de 1990, Peter Schmeichel merece um lugar de destaque em qualquer lista que relacione goleiros-artilheiros. Ao logo de sua carreira, o dinamarquês marcou 13, quase sempre com a bola rolando. Um deles, uma bicicleta meio desajeitada, aos 44 minutos do segundo tempo da partida entre Manchester United e Rotor Volgograd, da Rússia, pela temporada 1995/96 da antiga Copa da Uefa. O jogo terminou 2 a 2, resultado que eliminou o Manchester (veja o vídeo).
6. FERNANDO LEAL (OESTE)
O goleiro do Oeste de Itápolis virou herói ao marcar de cabeça, aos 48 minutos do segundo tempo, o gol que livrou seu time da derrota para o Avaí, em partida válida pela Série B do Brasileirão em maio deste ano. Fernando admitiu após a partida que não é muito de fazer essas coisas, mas que “Deus o abençoou”.



7. SAULO (SPORT)

O goleiro já fez parte da lista das comemorações que deram errado, mas ele não poderia ficar fora desta. Afinal, Saulo marcou o gol da vitória do Sport sobre o Vitória de Santo Antão aos 45 minutos do segundo tempo. O saldo negativo foi que na comemoração pelo feito ele acabou se machucando. A partida aconteceu em 2011, pelo Campeonato Pernambucano.



8. ÓSCAR PEREZ (CRUZ AZUL)

Jogadores sufocam Perez após o gol (Foto: Reprodução/Internet) 
Jogadores sufocam Perez (Foto: Reprodução/Internet)
Óscar Perez é mais um goleiro que escreveu seu nome na história do Campeonato Mexicano ao marcar, de cabeça, no último lance do jogo, o gol que empatou a partida entre Estudiantes Tecos e Cruz Azul. O interessante é que o goleiro tem apenas 1,71m de altura. Para os torcedores, aquele foi um gol que salvou a dignidade do time.
 




9. JAKOB KØHLER (FREM)

Jakob marca um golaço! (Foto: Reprodução/Internet) 
Jakob marca um golaço! (Foto: Reprodução/Internet)
Tudo bem que o lance aconteceu em partida válida pela segunda divisão do Campeonato Dinamarquês, em 2012. Mas um gol de bicicleta feito por um goleiro é sempre digno de registro. O Frem perdia o jogo por 1 a 0 quando, aos 46 minutos do segundo tempo, Jakob Køhler resolveu tentar a sorte na cobrança de escanteio. Mesmo não alcançando a bola, permaneceu na área. Foi premiado. A bola foi em sua direção, ele pulou e marcou o golaço de bicicleta).

 

10. MIGUEL CALERO (PACHUCA)
Calero vibra com o gol (Foto: Reprodução/Internet) 
Calero vibra com o gol (Foto: Reprodução/Internet)
O goleiro que morreu em 2012, aos 41 anos de idade, também era um dos que gostava bastante de se arriscar no ataque - até gol de voleio Miguel Calero chegou a fazer. Mas um de seus gols não foi exatamente dele. Na semifinal do Clausura de 2006, pelo Campeonato Mexicano, entre Pachuca e Chivas, quase aos 45 minutos do segundo tempo, Calero foi ao ataque para a cobrança de escanteio. Usando boné, pulou para cabecear junto com a zaga, e a bola entrou. Levou crédito por um gol do companheiro, mas a torcida foi à loucura. O clube acabaria campeão do torneio

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário