07/09/2013

Icasa bate o Sport na Ilha, e Martelotte não é mais o técnico do Leão



A Ilha do Retiro constantou mais um capítulo de ascensão e declínio na noite deste sábado. A vitória do Icasa sobre o Sport por 2 a 0, na abertura do returno da Série B, ajuda a explicar o momento atual dos dois times na Segundona. Não fosse a derrota para o Paraná, na rodada anterior, o time cearense chegaria ao quinto triunfo consecutivo. Já são cinco vitórias nos últimos seis jogos, contra três derrotas e um empate do Leão nos seus últimos quatro compromissos.
O resultado levou o Icasa aos mesmos 31 pontos do Sport, 6º e 5º colocados, respectivamente. E colocou a cabeça do técnico Marcelo Martelotte a prêmio. Pela primeira vez após 11 rodadas, o Rubro-Negro deixou o G-4. Muito questionado em meio à queda de rendimento do time, Martelotte foi comunicado da demissão logo após a partida. A própria direção do Sport pressionou o técnico via imprensa nos dias que antecederam a partida.
Do outro lado, o técnico Sidney Moraes só tem a comemorar. O Icasa entrou na briga pelo acesso, ainda que no discurso, o principal objetivo do clube seja evitar o risco de rebaixamento. Juninho Potiguar e Neílson marcaram os gols da vitória cearense. Ambos no primeiro tempo. Na próxima terça-feira, o Icasa recebe o América-RN, em Juazeiro do Norte, enquanto o Sport visita o ABC, em Natal.
Sport x Icasa (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Juninho Potiguar comemora o primeiro gol do Icasa (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Desorganização de um lado e eficiência do outro

O Icasa aproveitou-se da desorganização do Sport para abrir dois gols de vantagem em 40 minutos. O primeiro tempo foi a síntese do que tem sido o time rubro-negro nos últimos jogos. “Uma bagunça”, como bem definiu o presidente do clube, Luciano Bivar, durante a semana. Desarticulado na frente, a avenida de sempre atrás. Já são 33 gols sofridos na Série B. Cenário ideal para o time cearense encontrar o caminho dentro de campo.

Bem postado na defesa, com forte marcação no meio-campo, e saídas ordenadas para o ataque, o Icasa fez por mecerer a vantagem parcial de 2 a 0 na descida para o intervalo. O primeiro gol foi simbólico. Nascido de um lance completamente infeliz do questionado Renan Teixeira, uma das novidades de Marcelo Martelotte entre os titulares do Leão.
Ao tentar cortar uma bola no meio de campo, de carrinho, Renan ligou um contra-ataque mortal para o adversário. Juninho Potiguar, revelado na base do Sport, entrou em velocidade cara a cara com Magrão. A defesa rubro-negra acabou pega de surpresa. E o goleiro nada pode fazer para impedir o chute certeiro do atacante. Aos 24 minutos, Icasa 1 a 0.
Apatia e impotência rubro-negra
Depois do gol, Renan Teixeira era vaiado a cada toque na bola. Enquanto Rithely, titular absoluto até a rodada anterior, e um dos destaques do Sport, via tudo do banco de reservas. Apesar do placar adverso, o Leão continuou impotente. Perdido e totalmente desarticulado em campo. Aos 40 minutos, o Icasa chegou ao segundo gol em outra escapada pelo meio da zaga adversária.  Neílson recebeu belo passe em profundidade e tocou por baixo na saída de Magrão. A Ilha virou um inferno.
Sport x Icasa (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Novidade no Sport, Diego Maurício foi peça nula em campo  (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Com exceção de alguns lances esporádicos, o segundo tempo foi um marasmo. As mexidas de Marcelo Martelotte não surtiram o efeito esperado, e o Sport seguiu apático. Consciente, o Icasa fez a bola correr e deixou o tempo passar. Vez ou outra tentava uma estocada no ataque. Em nenhum momento perdeu o jogo de controle.
Em seu primeiro jogo como titular, o atacante Diego Maurício deixou a desejar e foi substituído por Nunes.  Em nenhuma das formações o trio de ataque rubro-negro funcionou. Marcos Aurélio e Felipe Azevedo estiveram em noite pouco inspiradas. Entraram os atacantes Nunes e Sandrinho, além do meia Camilo, no Leão. Renan Teixeira sequer voltou do intervalo. Na noite deste sábado, a decadência do atual momento do Sport se refletiu no time. E o Icasa segue em crescente evolução.

GE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário