27/09/2013

Jornal inglês denuncia trabalho escravo no Catar para Copa de 2022



Lusail Stadium (Foto: Getty Images)
Projeto do Estádio Lusail Iconic: palco da abertura e da final da Copa do Mundo de 2022 (Foto: Getty Images)
Uma reportagem do jornal inglês "The Guardian", nesta quarta-feira, denunciou a utilização de trabalho escravo no Catar, incluindo obras da Copa do Mundo de 2022. De acordo com o diário, imigrantes do Nepal sofrem com o problema na construção da Lusail City, local onde será erguido o estádio da final do torneio da Fifa.
Os documentos obtidos pelo jornal com a embaixada do Nepal em Doha mostram que 44 trabalhadores nepaleses morreram no Catar entre 4 de junho e 8 de agosto (mais da metade por problemas cardíacos ou acidentes de trabalho).
De acordo com a denúncia, os imigrantes têm sido submetido a trabalho forçado, ficam meses meses sem receber salário, têm os passaportes confiscados por empregadores para evitar a saída do país e não recebem nem água para beber no deserto. O "The Guardian" diz que pelo menos 30 nepaleses procuraram abrigo na embaixad o país em Doha para escapar das péssinas condições de trabalho.
Consultado pelo jornal sobre as obras da Lusail City, o Comitê Organizador da Copa de 2022 afirmou que o trabalho no local começou recentemente, mas que está preocupado com as acusações e que as autoridades já estão investigando o caso.
 
A previsão é que o Catar gaste R$ 60 bilhões em investimentos na infraestrutura para o Mundial. O Estádio Lusail Iconic terá capacidade para cerca de 90 mil pessoas, usará energia solar e será sede da abertura e da final da Copa de 2022.
Além do problema com o trabalho escravo, o país do Oriente Médio vive uma polêmica sobre a data de realização do torneio. Por causa do forte calor no verão, alguns dirigentes defendem que a Copa seja disputada no inverno (início do ano), o que mudaria o calendário do futebol mundial.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, chegou a admitir a possibilidade da mudança, mas o Comitê Organizador garante ter condições de sediar a competição mesmo com as temperaturas chegando a 45 graus no meio do ano.

Fonte: Globoesporte.com com Seleção do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário