05/10/2013

Após o ouro nas Olimpiadas de Londres-2012, Arthur Zanetti é campeão mundial nas argolas pela primeira vez


Arthur Zanetti (Foto: John Thys/AFP)
O ginasta Arthur Zanetti, de 23 anos, conquistou o Campeonato Mundial de ginástica artística pela primeira vez na carreira. Após ser ouro nas Olimpíadas de 2012, o brasileiro manteve a soberania e venceu nas argolas no Mundial de Antuérpia (BEL).
Sem incluir o seu novo elemento em sua série, Zanetti, que foi o terceiro a subir nas argolas, fez uma prova excelente e recebeu nota 15.800 dos árbitros. Assim que encerrou a apresentação, o brasileiro comemorou bastante, ciente de que tinha feito uma prova para ser campeão.
Na fase eliminatória, Zanetti tinha avançado em segundo entre os oito melhores que passaram para a final. Ele teve nota 15.733 na primeira fase e melhorou a pontuação para ser campeão mundial.
- O resulado foi o que eu estava esperando e graças a deus veio. Lógico que nunca é perfeito, sempre tem alguma coisa a mais para melhorar, mas hoje minha série foi a primeira. A gente está trabalhando muito para buscar sempre o melhor para o Brasil e está dando tudo certo. Agora falta apenas mais um objetivo na minha carreira para eu ficar plenamente satisfeito - disse Zanetti, ao Sportv, lembrando que resta apenas a medalha de ouro em um Pan-Americano para ele ter todas as principais conquistas da modalidade.
O brasileiro também explicou o motivo de não ter incluído o seu novo movimento, que foi batizado de "Zanetti" e qualificado com nota F (valor máximo em uma escala de A a F) pela FIG, na série.
- Eu chego com um pouco mais de fôlego no fim da série (sem o novo elemento) e o objetivo era cravar na saída, porque sabíamos que era o diferencial. E com um pouco mais de fôlego - explicou Zanetti, que após apresentar o seu novo movimento na série eliminatória revelou que a inovação exigia muito de seu físico.
Logo em seguida, o americano Brandon Wynn também fez uma boa apresentação e encerrou a série comemorando demais, deixando Zanetti apreensivo para conhecer a nota. Os árbitros, porém, deram 15.666 para Wynn, que ainda pediu revisão da pontuação, mas a decisão foi mantida.
O grande rival de Zanetti, o chinês Yang Liu, foi o antepenúltimo a competir. Pressionado pela ótima apresentação do brasileiro, o chinês recebeu nota 15.633 e ficou apenas com a quarta posição. Na fase eliminatória, ele tinha obtido a melhor nota, com 15.866.
Em seguida, o holandês Van Gelder e o japonês Koji Yamamuro se apresentaram, mas nada que assustasse Zanetti, que confirmou a melhor nota e o título mundial. A medalha de prata ficou com o russo Aleksandr Baladin, que obteve 15.733. Já o americano Brandon Wynn ficou com a medalha de bronze.
Agora campeão mundial, Zanetti também é o atual campeão olímpico, campeão brasileiro de 2013 nas argolas e também atual bicampeão da Universíade.

Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário