13/10/2013

Três times da PB podem conquistar três competições nacionais este ano



Dentro de campo os chamados “grandes” do futebol paraibano têm feito bonito, e dado show para orgulho de suas torcidas. Pela primeira vez na história, os três maiores clubes da Paraíba poderão conquistar três mais importantes competições esportivas do país,  com times que já disputaram a Série A, Série B e Copa do Brasil.
O Campinense, mesmo tendo passado o segundo semestre sem calendário devido o insucesso no Campeonato Paraibano, conquistou no primeiro semestre de forma inédita a Copa do Nordeste. O torneio é o principal da região conquistado apenas por grandes clubes como o Sport, América de Natal, Vitória, e Bahia.
A conquista foi a mais importante da história do futebol paraibano, pois foi a primeira vez que um clube do estado vence uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol.”Foi uma conquista muito importante para o futebol paraibano e que encheu de orgulho a nossa torcida” comentou o presidente do clube Wiliam Simões. O time comandado por Oliveira Canindé, e que tinha jogadores como Bismarck, Roberto Dias e Dedé, eliminou "gigantes" do Nordeste como o Sport e o Fortaleza, tendo sido campeão, após vencer o Asa por 2 x 0 no Amigão.

Só que o ano de “glórias” do futebol paraibano podem não ter se resumido apenas a conquista do Nordestão por parte da Raposa. O Treze, arquirrival do rubro-negro, tem representado bem a Paraíba na Série C do Brasileiro, e pode encerrar a temporada com uma conquista histórica.

Atual vice campeão paraibano, o alvinegro começou mal a Terceirona, passando boa parte da primeira fase na desconfortável zona de rebaixamento do Grupo A da competição nacional. Com a saída do técnico Vica, e o repasse do comando do time para Luciano Silva, o Galo engrenou de vez. A equipe que ganhou alguns reforços como Tiago Chulapa, não só se livrou do “fantasma” do rebaixamento mas entrou no G4, tendo inclusive liderado o grupo por duas rodadas.

Mais do que isso. O Galo só depende de suas forças para conquistar a classificação para a próxima fase da competição, e ficar a um passo do sonhado acesso a Série B do ano de quem. Se vencer o Santa Cruz domingo às 16h no PV, o Galo garante a classificação.

No PV, jogadores, comissão técnica e diretoria tentam disfarçar mas não conseguem parar de fazer cálculos. O Galo está a três partidas do acesso e a cinco de conquistar a Série C de 2013. O presidente do Treze, Eduardo Medeiros, já sonha com o título. Prova disso é que ele aproveitou o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste, realizado na última terça-feira, em Salvador, para apresentar um requerimento do time para a competição regional. Eduardo encaminhou ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, um documento para que a Paraíba possa ter uma vaga a mais a partir da edição de 2015 do Nordestão.

No requerimento, Eduardo ressalta o crescimento do futebol paraibano no cenário nacional nos últimos anos, enfatizando os desempenhos do próprio Treze e também do Botafogo-PB, que vêm fazendo boas campanhas nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro, assim como o do arquirrival, o Campinense, que é o atual campeão da competição.

- De há muito tempo que o futebol paraibano vem se destacando no cenário desportivo nacional. Atualmente, o Treze Futebol Clube é participante da Série C, com indicações de iminente acesso à Série B e excepcional chance de conquista de título da competição que disputa e o Botafogo Futebol Clube, que se encontra com participação garantida na Série C (de 2014), e provável campeão da Série D. Some-se a isto que o Campinense Clube é o atual campeão da Copa do Nordeste - disse o presidente alvinegro no requerimento.

O clima no PV é de confiança e de muita expectativa. O técnico Luciano Silva, responsável pela ascensão do time na competição nacional, garante que os jogadores estão conscientes da papel que terão nos próximos jogos e mantêm a humildade. “Cada partida agora é uma decisão, mas ainda não ganhamos nada” disse.

Se por um lado o Campinense conquistou a Copa do Nordeste e o Treze está forte para levar o título da Série C, por outro, o Botafogo-PB, também pode encerrar o ano com uma conquista inesquecível. O Belo, atual campeão paraibano, vive um ano de vitórias. Depois de passar 10 anos sem erguer a tapa de campeão, o Botafogo conquistou este ano o Estadual, após vencer o Treze por 3 x 0 em pleno Amigão.

O time comandado por Marcelo Villar e que tem jogadores como Walerley, também está fazendo bonito na Série D do Brasileiro. Em uma campanha irretocável, o Belo conquistou o acesso a Série C do Brasileiro no ano de quem. Só que o alvinegro da capital não se deu por satisfeito, e foi além. Após eliminar o Salgueiro, o Botafogo chegou a grande final da Série D 2013, com a vantagem de decidir o título no Almeidão, na presença de sua torcida.

Um dos responsáveis pelas conquista do Belo, o técnico Marcelo Vilar destaca o apoio que recebeu da diretoria. “Esse ano no Botafogo nós quebramos um monte de paradigmas e eu fico muito feliz de ter levado esse time para a final. Desde que eu cheguei aqui senti uma diretoria com muita vontade de acertar, precisando de resultados para ter um calendário para o ano e confesso que a responsabilidade pesou muito”, destaca.

Mesmo o futebol da Paraíba enfrentando crises de todos os aspectos e sem contar com qualquer ajuda da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Campinense, Treze e Botafogo já deram mostras de que têm condições de superar as adversidades e a inércia da federação, e orgulhar a Paraíba nas grandes competições nacionais. Com suas torcidas apaixonadas, os três são orgulho do Estado, atestando nas vitórias de 2013.
Severino Lopes PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário