28/11/2013

Grande participação: Paraíba já ganhou 40 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares 2013


 A Paraíba já soma 40 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares 2013, que se encerram neste sábado (30), na cidade de São Paulo. É a maior conquista do Estado no maior evento de paraesportivo escolar do país dos últimos anos. Nesta quinta-feira (28), os atletas subiram ao pódio seis vezes na natação e sete vezes no atletismo. Na bocha, a campeã sul-americana Itamara Galdino, da cidade de Sobrado e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae-JP), garantiu a prata, ao derrotar por 3 a 2 o Estado de Minas Gerais. A final está programada para esta sexta-feira (29). São 19 medalhas de ouro, 14 de prata e sete de bronze. Estes números deverão aumentar nesta sexta-feira, pois haverá paraibanos nas pistas de atletismo.
 
“É a melhor participação da Paraíba numa Paralimpíada Escolar. Os investimentos feitos pelo Governo do Estado com nossos atletas trouxeram resultados mais do que significantes para o desporto paraibano. É fruto de que este Governo está no caminho certo e que tem levado o esporte do nosso Estado com bastante seriedade e compromisso”, afirmou o secretário Tibério Limeira, de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), que se encontra em São Paulo acompanhando as competições dos paraibanos.
 
Na natação, os destaques ficaram por conta de Arthur Santos Pereia, 13 anos, e Danielly Oliveira da Silva. Juntos conquistaram quatro medalhas (três ouro e um bronze). No atletismo, Maria Eduarda Santos da Silva (da Funad) arrancou aplausos do público presente ao Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, e conquistou a medalha de prata numa disputa emocionante. Mas as atenções mesmo foram voltadas para Itamara Galdino, da modalidade de bocha. Numa partida de quatro parciais, com mais de uma hora de duração, ela eliminou o Estado de Minas Gerais por 3 a 2, e garantiu a sua segunda medalha paraolímpica escolar.
 
Nesta sexta-feira a Paraíba encerra sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2013. Existe a possibilidade ainda de outras quatro medalhas, todas no atletismo. Para Jean Klaud Azevedo, chefe da delegação paraibana na competição, a participação dos atletas mostra o quanto é importante investir no esporte. “Sem o apoio do Governo, não teríamos tantas conquistas. Superamos a marca de 23 medalhas ganhas no ano passado e, para 2014, vamos trabalhar no sentido de que possamos ultrapassar o número de medalhas conquistadas em São Paulo”, disse.
Fonte: Paraiba.pb.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário