07/12/2013

Brasil pode ter caminho apenas contra campeões do mundo até a final


Se a primeira fase - com Croácia, México e Camarões no Grupo A - não reserva grande temor para a Seleção, o caminho até uma possível final da Copa do Mundo pode ser bastante complicado. Em simulação de confrontos, o Brasil pode ter apenas campeões mundiais como rivais até o dia 13 de julho, no Maracanã.
Caso termine a primeira fase na liderança do Grupo A, já nas oitavas de final o time de Luis Felipe Scolari pode ter desafio contra a Espanha, última campeã mundial, em 2010. Isso acontecerá no caso dos espanhóis terminarem em segundo lugar do Grupo B, que também conta com Holanda, Chile e Austrália. Vale lembrar, porém, que o Brasil bateu a equipe espanhola na decisão da Copa das Confederações deste ano no Maracanã.
Em seguida, nas quartas de final, terá pela frente uma equipe do Grupo C ou D. Neste caso, um possível embate é com a Itália, rival da Seleção na final da Copa de 1994. Para isso, basta que os italianos passem em segundo lugar na fase de grupos - terá Uruguai, Inglaterra e Costa Rica como adversários - e, depois, supere o primeiro lugar do Grupo C, que conta com Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão. A Azurra já venceu quatro mundiais, em 1934, 1938, 1982 e 2006.
Messi Neymar jogo Brasil Argentina (Foto: Getty Images)Companheiros de Barcelona, Neymar e Messi só podem se enfrentar na final da Copa de 2014 (Foto: Getty Images)

Seguindo este caminho, o Brasil pode ter na semifinal outra seleção tradicional. A França, campeã exatamente contra os brasileiros em 1998, e que em 2006 foi carrasca nas quartas de final, é uma possibilidade. Outra é a Alemanha, tricampeã do mundo (1954, 1974 e 1990). O cenário é simples: basta que ambos se classifiquem em primeiro lugar de seus grupos e avancem até as quartas de final.
Na decisão, a Seleção pode ter Inglaterra ou Argentina pela frente na final, imaginando que esses dois times passem em primeiro lugar em seus grupos. Os ingleses foram campeões em 1966, enquanto os hermanos venceram as Copas de 1978 e 1986, e contam com Messi, melhor jogador do mundo na atualidade. Outra seleção igualmente tradicional que poderia chegar até a decisão com o Brasil é o Uruguai, campeão em 1930 e em 1950, último mundial realizado em nosso país, justamente em decisão contra os brasileiros no Maracanã. Para isso, os uruguaios teriam que passar em primeiro lugar do Grupo D em vez da Inglaterra.
Veja a simulação com cruzamentos contra campeões mundiais:
simulador da copa (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário