26/12/2013

Mayssa: A 1ª mulher Campeã Mundial de Handebol na areia e na quadra



Mayssa estava perto dos 20 anos e já era uma boa goleira de handebol, em João Pessoa, na Paraíba, quando foi descoberta pelo empresário Antônio Manoel, dono de um clube de handebol de Portugal. O lusitano conheceu o pai da atleta, Marcelo Pessoa, e disse que a jovem era uma “joia do esporte”, na idade certa para ser lapidada como uma campeã. Antes de migrar para a quadra, Mayssa tinha feito sucesso no handebol de praia, sendo, inclusive, campeã mundial da modalidade. Foi justamente nesta época que ela chamou a atenção do português, que queria levá-la para a quadra, dessa vez na Europa. E como a versão praia do esporte era amadora, a goleira viu a transição com bons olhos.
O empresário, contudo, disse que infelizmente não poderia levá-la a Portugal porque ele só contratava atletas universitárias. A goleira, então, que nunca tinha gostado muito de estudar e se atrasara no colégio, mas convicta de que aquela era a sua grande chance, se trancou num quarto, começou a estudar e em pouco tempo tinha feito o supletivo e passado no vestibular. Uma vez universitária, pôde finalmente ser contratada pelo clube europeu. Contrato este que representou o fim de sua dependência financeira (até então eram os pais que custeavam todos os gastos com o esporte) e lhe abriu as portas para jogar entre as melhores do mundo, no que foi decisivo no futuro para que ela integrasse a seleção brasileira de handebol que, no último domingo, conquistou o inédito título mundial da modalidade (ela é a primeira campeã mundial tanto na praia quanto na quadra).
A delegação campeã mundial desembarcou nesta terça-feira no Brasil, mas a goleira paraibana ficou na Europa. Ela teve que se juntar imediatamente ao seu time, para participar de uma das competições que o clube participa neste fim de ano. Ela tem jogos marcados para os dias 26 e 28 e só deve chegar ao país no início de janeiro.
Mayssa handebol Mundial (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Mayssa é a primeira mulher a conquistar o título mundial na quadra e na praia (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
A história quem conta é o próprio pai, emocionado, ressaltando que não tem um dia que ele lembre desta história sem se emocionar por tudo o que passaram juntos - ele, a esposa Lívia e as filhas Marsella e Mayssa. E o esforço não foi em vão: a filha e goleira hoje integra o melhor time do mundo do handebol feminino.
mayssa pessoa e marcelo pessoa (Foto: Arquivo Pessoal)Marcelo Pessoa: o 'paitrocinador' de Mayssa no começo da carreira da filha (Foto: Arquivo Pessoal)
- Para mim, isso mostra como ela era focada e determinada neste sonho de ser jogadora de handebol. Mayssa sempre se destacou nos times escolares que jogava, mas até chegar à seleção brasileira precisou enfrentar muitas dificuldades – destaca o pai.
No início, no Colégio Lourdinas, de João Pessoa, Mayssa jogava todo tipo de esporte: vôlei, basquete, futsal, futebol de campo e handebol. Era boa em todos, e chegou a pensar em largar tudo para tentar a sorte nos gramados. Foi a sua primeira treinadora, Rossana Marques, que percebendo seu potencial impediu que ela fizesse a migração.
mayssa pessoa melhor do mundo no handebol de praia (Foto: Arquivo Pessoal)Mayssa foi eleita a melhor goleira do mundo no Mundial de praia em 2005 (Arquivo Pessoal)
- Cheguei nela e disse: "você não vai sair nunca do handebol". Sabia desde o início que ela ficaria no esporte. E se fosse para ser atleta, que fosse no handebol. Na modalidade eu sabia que ela tinha chances de realmente chegar longe – declara a treinadora, que, mais de duas décadas atrás, levou Mayssa ao primeiro título de sua carreira, o Campeonato Paraibano Mirim de Handebol.
Ao se tornar adulta, contudo, Mayssa sofreu com a falta de espaço nos grandes clubes e na seleção. Foi quando Rossana levou a menina para jogar handebol de areia. Mayssa rapidamente chegou à seleção e foi campeã mundial em 2005, sendo eleita a melhor goleira daquela competição.
- É engraçado, mas quando começou a arrebentar na quadra Mayssa não era conhecida, porque ela jogava no Nordeste, um centro esportivo pouco conhecido e sem nenhum apoio. Ela sofreu muito, sem dinheiro e sem ajuda de ninguém a não ser da família. Mas foi na praia que ela ficou conhecida e chamou a atenção de todos. Foi a praia que abriu as portas para ela fazer sucesso de fato nas quadras – declarou.
 Todas as viagens de minha filha eram pagas por mim e por minha esposa. Não havia patrocínios. Ela tinha que viajar para competir em Fortaleza? Lá íamos nós viabilizar a viagem"
Marcelo Pessoa
Marcelo Pessoa, o pai, fala mais um pouco deste início sem apoio. E diz que fez muitos sacrifícios para que ela seguisse os treinos:
- Todas as viagens da minha filha eram pagas por mim e por minha esposa. Não havia patrocínios. Ela tinha que viajar para competir em Fortaleza? Lá íamos nós viabilizar a viagem. É por isso que tenho tanto orgulho dela. Chegou longe por méritos próprios. Conquistou o que buscou alcançar desde o início – declarou.
Uma vez na Europa, Mayssa não desperdiçou a oportunidade. Passou primeiro por Portugal, depois por times da Espanha e da França até chegar à Rússia, onde atualmente defende o HK Dinamo Volgograd.
- Mayssa só sabia treinar e domir. Eu ficava irado. Brigava para ela ir estudar. Mas no fim das contas, ela já sabia bem o que queria. Não é a toa que é campeã mundial – completa o pai, num misto de bom humor e orgulho.
goleira mayssa brasil x sérvia mundial handebol (Foto: Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Mayssa em ação no Mundial da Sérvia (Foto: Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
Mundial da Sérvia
No Campeonato Mundial da Sérvia, conquistado pelo Brasil no último domingo, Mayssa era reserva. Mas entrou em momentos chaves de alguns jogos e acabou sendo peça decisiva do título. Na final, inclusive, no segundo tempo, fechou o gol. E em um dos lances, a paraibana salvou um contra-ataque sérvio que empataria a partida nos minutos finais.
Ao longo da campanha, o Brasil venceu todas as nove partidas que disputou e conquistou o título mundial de forma invicta. Com direito a duas vitórias em cima das tricampeã olímpica Dinamarca e outras duas em cima da anfitriã Sérvia.
brasil pódio campeão mundial handebol feminino (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia)Brasil - Pódio Campeão Mundial Handebol Feminino (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia)
 
Globoesporte.com/PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário