31/01/2014

Botafogo-PB só depende de si para se classificar na Copa do Nordeste


O Botafogo-PB ainda vai brigar no STJD para recuperar os quatro pontos perdidos pela escalação irregular dos jogadores Pio e Thiaguinho na partida contra o Sport. Mas, mesmo que isso não aconteça, a vitória diante do Náutico recolocou o campeão da Série D na briga pela classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste.
Aliás, o Botafogo só depende dele mesmo para conseguir a vaga. Vencendo os três jogos que ainda tem pela frente - Guarany de Sobral, no domingo; Náutico, na terça-feira; e Sport, na quinta-feira - o time paraibano estará garantido na segunda fase independente dos outros resultados do grupo.
náutico x botafogo-pb (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)Vitória do Botafogo-PB em cima do Náutico colocou o time na briga, que agora só depende de si para se classificar (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)

A matemática é simples. Se vencer os três jogos, o Botafogo chegará a nove pontos. Nesse cenário, apenas Náutico e Guarany de Sobral poderiam superá-lo. Mas como têm um confronto direto na última rodada, um deles obrigatoriamente terminaria a fase atrás do Belo.
E a situação pode ficar ainda mais favorável caso o Sport não vença o clássico contra o Náutico, neste domingo, na Arena Pernambuco. Isto porque, neste caso, o Belo enfrentaria o Leão da Ilha na última rodada, no único jogo em que não será mandante, com o adversário já eliminado da competição.
O capitão Lenílson, inclusive, já tem esta consciência. Mas avisa que vai pensar passo a passo antes do jogo decisivo contra o Sport.
- A gente tem que pensar jogo a jogo. A gente já sabe que a classificação só depende exclusivamente da gente. Vamos pensar agora no jogo contra o Guarany, depois no Náutico e só depois nos focar na “final” contra o Sport. Não adianta nada só pensar no Sport e não dar os outros passos contra Guarany e Náutico – declarou.
Outras possibilidades
A situação do Botafogo é tão curiosa que até se tropeçar em um ou mesmo em dois jogos ele ainda assim tem chances de se classificar. Veja a seguir as diferentes situações:
Duas vitórias e um empate:
Num cenário em que o Belo vença duas partidas e empate uma, o clube chegaria aos setes pontos e não poderia nem mais passar o Guarany, nem ser superado pelo Sport. Assim, brigaria pela segunda vaga contra o Náutico. 
Caso este único empate não tenha sido contra o Náutico, o Botafogo teria que torcer para que o Alvirrubro somasse no máximo três pontos nos últimos dois jogos que lhe restaria, contra Guarany e Sport. No entanto, se o empate do Belo tiver sido contra o Alvirrubro, os pessoense teriam que torcer para que o Timbu marcasse no máximo dois pontos nestes jogos. Em ambas as situações as duas equipes terminariam empatadas, mas o Botafogo levaria a vantagem por ter o maior número de vitórias.
Duas vitórias e uma derrota:
Neste caso, a derrota não poderia ser em hipótese alguma para o Náutico. O Botafogo chegaria aos seis pontos e não alcançaria mais o Guarany de Sobral. Caso a derrota fosse para o Sport, o time teria que torcer para que o clássico pernambucano entre Náutico e Sport terminasse necessariamente empatado e que na última rodada o Náutico no máximo empatasse contra o Guarany. Já se a derrota do time de João Pessoa for para o Guarany, o Sport já estaria eliminado e poderia até mesmo vencer o Náutico no clássico. O Timbu, no entanto, só poderia somar no máximo dois pontos nos jogos restantes. Mais uma vez o Belo levaria vantagem pelo número de vitórias conquistadas.
Uma vitória e dois empates:
Um empate teria que ser obrigatoriamente contra o Guarany. Caso o outro empate seja contra o Náutico, os Alvirrubros não poderiam somar mais nenhum ponto. Seria um cenário em que Botafogo, Sport e Náutico terminariam a fase com cinco pontos, mas o Botafogo teria uma vitória a mais do que os rivais pernambucanos. Já se o outro empate for com o Sport, o Belo teria que torcer por empate no clássico pernambucano e por derrota do Náutico contra o Guarany. Assim, o Sport já estaria eliminado e Belo e Timbu empatados com cinco pontos. Mais uma vez o time pessoense ficaria com uma vitória a mais.

Globoesporte.com/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário