25/01/2014

STJD quer punir quem liberou o Almeidão para Botafogo-PB x Sport Recife pela Copa do Nordeste



Flávio Zveiter, presidente do STJD (Foto: Reprodução / SporTV) 
Flávio Zveiter, presidente do STJD (Foto: Reprodução / SporTV)
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Flávio Zveiter, abriu nesta sexta-feira um inquérito para apurar quem da CBF ou da Federação Paraibana de Futebol (FPF) liberou o Estádio Almeidão para a partida entre Botafogo-PB e Sport, no último domingo, válido pela Copa do Nordeste. Ele diz que o estádio não tinha condições de uso e por isso não poderia ter recebido o confronto.
A princípio, já foram denunciados pelo STJD o árbitro Wagner Nascimento Guimarães (curiosamente, o árbitro da partida é Charles Herbert Cavalcante), a delegada do jogo, Maria do Socorro Leite, e a Federação Paraibana de Futebol. Cada envolvido pode ser punido com multas que variam de R$ 100 a R$ 100 mil, além de suspensão ou advertência.
A interdição do Almeidão foi pedida na quinta-feira pelo procurador Geral da Justiça Desportiva, Paulo Schmitt, com base no artigo 81 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e em laudo da Polícia Militar, feito neste ano, segundo o qual o estádio foi desaprovado para realização de jogos de futebol. O inquérito para apurar responsabilidades quanto à liberação "sem legalidade" do estádio também foi pedido pelo procurador Paulo Schmitt.
Agora, o presidente do STJD vai designar um auditor para comandar o inquérito, que termina em, no máximo, 30 dias. Serão convocados para depor representantes da Diretoria de Competições da CBF e da Federação Paraibana de Futebol.
Rosilene Gomes, presidente da FPF (Foto: Yordan Cavalcanti / GloboEsporte.com/pb) 
Rosilene Gomes, presidente da FPF(Foto: Yordan Cavalcanti / GloboEsporte.com/PB)
Em seu requerimento para pedir abertura de inquérito, o procurador Paulo Schmitt alega que a liberação do estádio, tudo indica que sem a prévia autorização das autoridades competentes, sugere um "erro grosseiro" da Federação Paraibana de Futebol. Segundo ele, é à FPF que compete "providenciar as medidas locais de ordem técnica e administrativa, necessárias e indispensáveis à logística e segurança das partidas", bem como "informar à CBF, até 30 dias antes do início das competições, os possíveis impedimentos à utilização dos estádios".
Em sua defesa, a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, disse que a FPF só marcou a partida no Almeidão após o Ministério Público da Paraíba ter autorizado a realização do jogo no local.
- A Federação só marcou jogo lá porque foi autorizada pelo Ministério Público. Passei três dias indo para o MP para resolver isto e só liberei após a autorização - disse a mandatária do futebol paraibano.

Globoesporte.com/PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário