07/02/2014

Botafogo-PB perde para o Sport na Ilha do Retiro e está fora da Copa do Nordeste


A vitória sobre o Botafogo-PB na noite desta quinta-feira, por 1 a 0, na Ilha do Retiro, confirmou o renascimento do Sport na Copa do Nordeste. Com gol de Neto Baiano, o Leão, que chegou a ser dado como morto após a derrota para o Guarany de Sobral, na quarta rodada, chega às quartas de final. Graças à reação nos últimos dois jogos.
Coincidência ou não, o Leão conquistou os seis pontos possíveis sob o comando do interino Eduardo Baptista, após a demissão do técnico Geninho. Antes do Belo, venceu o clássico contra o Náutico na Arena Pernambuco. Com três pontos, depois de perder quatro na JUstiça, o Botafogo-PB está eliminado. 
Segundo colocado do Grupo D, com oito pontos, o Sport encara o CSA, primeiro lugar do Grupo B, no mata-mata. No D, a liderança ficou com o Guarany de Sobral, que empatou com o Náutico em 1 a 1 na noite desta quinta-feira, no inteiror do Ceará. Mais de 18 mil rubro-negros compareceram à Ilha do Retiro.
Sport x Botafogo-PB - Neto Baiano (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)Neto Baiano corre para comemorar o gol que deu a vitória ao Sport (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
Muita pegada e equilíbrio
Um primeiro tempo de muita marcação e poucas chances de gol, disputado palmo a palmo, como bem definiu o técnico do Botafogo-PB, Marcelo Vilar, na descida para o intervalo. Talvez, o Sport até merecesse a vantagem parcial por ter tido mais posse de bola e volume de jogo. Mas a verdade é que o time rubro-negro pouco criou. Na melhor chance, Neto Baiano deu m tiro à queima-roupa defendido de forma brilhante por Genivaldo, aos 39 minutos.
Das raras chegadas do Botafogo-PB, duas levaram perigo à meta de Magrão, ambas com Frontini. Na segunda a bola raspou na trave. Precavido, o time paraibano manteve-se atrás da linha da bola na maior parte do tempo. O sistema de marcação, bem ajustado, anulou as principais peças do setor de criação rubro-negro. Aílton e Ananias estiveram discretos, assim como os laterais Patric e Renê.
Érico Júnior, bem aberto pela direita, Rithely e Neto Baiano produziram os melhores momentos do Sport. Se faltou qualidade, sobrou vontade. Os rubro-negros adiataram a marcação e pressionaram a saída de bola do adversário. Atrás, estiveram bem postados defesa. O placar em branco, porém, era perigoso. Um gol do Náutico em Sobral complicaria a vida do Leão. Para o Botafogo-PB, o empate interassava ainda menos.
O gol da classificação
A obrigação de vencer para não depender de outro resultado era um alerta constante para o Sport. E o segundo tempo seguia com o panorama muito semelhante ao primeiro até os 14 minutos. Até Aílton achar Neto Baiano em boa condição de finalizar dentro da área do Botafogo-PB. O centroavante matou a bola no peito e em seguida acertou um chute indefensável, no ângulo de Genivaldo. Foi o quinto gol do Sport e o segundo do atacante na Copa do Nordeste.

Enfim, o Leão passava a ter o controle absoluto sobre a sua classificação. Independentemenbte do que acontecesse em Sobral. Pressionado pela necessidade de uma virada para manter vivas as chances do Botafogo, o técnico Marcelo Vilar mexeu na equipe para tentar mudar o cenário da partida. Saíram Lenilson e Rafael Aida para as entradas de Warlei e Cléo Paraense.
Aos 27 minutos, Magrão fez uma grande defesa numa cabeçada de Cléo Paraense. O atacante quase tinha marcado pouco antes, quando Magrão também apareceu bem. Na reta final, o Sport praticamente se limitou a defender e tentar tocar a bola para gastar o tempo. Deu certo. O Leão está mais vivo que nunca na Copa do Nordeste.

Globoesporte.com/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário