21/03/2014

Fifa admite erro em fórmula do Mundial conquistado pelo Corinthians em 2000


 

Em evento realizado nesta quarta-feira, na Suíça, Joseph Blatter admitiu que a Fifa errou na escolha do formato para o Mundial de Clubes de 2000, realizado no Brasil e conquistado pelo Corinthians. O presidente da entidade que comanda o futebol mundial destacou que o ideal seria que dois times do mesmo país não se classificassem para a final.
Roberto Carlos é destaque do Corinthians, mas não faz média com sua atual equipe ou com seus amigos. O lateral minimizou a importância do Mundial de Clubes de 2000, conquistado pela equipe alvinegra, em jogo contra o Vasco.


Ciente da repercussão negativa, o lateral-esquerdo emitiu nota oficial destacando que não houve menosprezo ao título alvinegro. Ele pediu desculpas aos corintianos que se sentiram ofendidos e alegou ter sido mal interpretado.

Naquele torneio, o time alvinegro venceu o Vasco, após disputa de pênaltis, no Maracanã. Blatter criticou a antiga fórmula de disputa do Mundial em evento que definiu o sorteio das equipes para o Mundial deste ano, marcado para acontecer entre os dias 8 e 18 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Internacional está na disputa pelo título.
“Tivemos uma final entre dois times do mesmo país. Corinthians de São Paulo contra Vasco da Gama. Isso estava errado e precisávamos de outro formato. Um Mundial não deve ter dois times do mesmo país na final. Tivemos que interromper a disputa, mas por diferentes motivos”, completou Blatter em seu discurso. O dirigente citou a falência da ISL, parceira da entidade máxima do futebol, que organizaria a edição de 2001 do Mundial na Espanha.
O Mundial de 2000 reuniu oito clubes. As equipes foram divididas em dois grupos, com quatro times cada. Em chaves diferentes, Corinthians e Vasco lideraram a primeira fase e garantiram vaga na decisão, sem necessidade de uma semifinal. O time do Parque São Jorge venceu. O Real Madrid ficou com o quarto lugar. O Necaxa venceu o time espanhol, também após cobranças de penalidades.
A Fifa só voltou a organizar um novo Mundial em 2005, já com formato de mata-mata e com um representante de cada confederação continental. O formato garante vantagem aos clubes da Conmebol e da Uefa, que só iniciam campanha no torneio nas semifinais.
Em 2007, o torneio voltou a contar com um representante do país-sede. No caso, a competição foi realizada no Japão; o Urawa Red Diamonds ficou com o título da Liga dos Campeões da Ásia. Para não haver dois times japoneses no Mundial de Clubes, o Sepahan, vice-campeão asiático, herdou uma vaga.
O Mundial de Clubes de 2000 também foi alvo de polêmicas na última semana. Roberto Carlos disse que a primeira edição reconhecida pela Fifa do torneio interclubes foi um “Mundialito” e que alguns europeus não o levaram a sério. O lateral-esquerdo participou da competição com a camisa do Real Madrid.
"Era um Mundialito. Mas, sinceramente, muitos jogadores do nosso time ficavam acordados até as 5h, 6h. O pessoal não dormiu, muitos vieram aqui a passeio. Além do mais, os times europeus enfrentaram um calor enorme. O pessoal do Manchester United, então, lá no Rio, ficava só na piscina", disse Roberto Carlos.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário