29/03/2014

João Pessoa é confirmada para sediar Jogos da Juventude pela quarta vez



Apesar de ainda faltarem 223 dias para o evento, João Pessoa comemorou a indicação de sediar mais uma vez os Jogos Escolares da Juventude. O contrato assinado nesta sexta-feira pelo prefeito Luciano Cartaxo e o diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) trará à capital paraibana a competição entre os dias 6 e 15 de novembro, reunindo cerca de 4 mil atletas de 15 a 17 anos.
O COB escolheu João Pessoa novamente para sediar os Jogos Escolares da Juventude após apresentar a cidade apresentar condições suficientes na capacidade hoteleira e ainda nas instalações esportivas, como a pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
- São vários fatores que levaram João Pessoa se escolhida. Temos mais de 6 mil essoas participando do evento. Então, todas precisam ficar hospedadas em hotéis. A cidade comporta esse número de pessoas. A infraestrutura esportiva também é fundamental. Poucas cidades no Brasil, hoje, têm piscina, pista de atletismo, ginásios, centro de eventos e convenções. É uma infraestrutura que poucas cidades contemplam - destacou Edgard Hubner. 

São vários fatores que levaram João Pessoa se escolhida. Temos mais de 6000 pessoas participando do evento. (...) A infraestrutura esportiva também é fundamental"
Edgard Hubner, diretor geral do COB
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também destacou o potencial da cidade. E garantiu que o evento vai dar um suporte ainda melhor aos atletas em relação a infraestrutura, já que a cidade passa por uma reestruturação de ginásios e praças esportivas.
- É um evento fundamental para cidade no ponto de vista esportiva e também na parte turística. Vamos receber mais de 6.000 pessoas e isso vai aquecer a economia e fortalecer o nosso desenvolvimento. Acreditamos que é plenamente possível realizar competições com este porte. Agregamos valor de todos os lados - comentou Luciano Cartaxo.
Para o diretor geral do COB, o evento integra socialmente atletas de todo país. Além disso, é uma "porta de entrada" em busca de revelar ídolos nacionais do esporte. Ele cita o exemplo da judoca Sarah Menezes, que foi ouro nas Olimpíadas de Londres e tricampeã dos Jogos Escolares da Juventude em 2004, 2005 e 2007.

- Temos que pensar que são 27 estados com escolas do interior do Brasil. Não são cidades apenas capital que mandam seus representantes. Talvez outros tipos de evento não tivesse a condição que conseguimos ao atingir hoje trazendo crianças das regiões mais distantes da Amazônia, por exemplo. Isso é uma condição importante que só o esporte e a educação podem permitir - disse.
A previsão do COB é que durante os Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, sejam geradas mais de 25 mil diárias em hotel. E mais de 55 mil refeições sejam servidas no restaurante do evento durante os nove dias de competição.
- Estamos nos baseando nos dados do ano passado em Belém, quando tivemos os 27 estados, mais a delegação da cidade sede. Foram quase 4000 atletas participando e ainda contando com o pessoal da organização, técnicos, árbitros e voluntários. Somando todos passamos de 6000 pessoas. Evidentemente essa movimentação toda ainda tem o acréscimo dos pais na competição, que se deslocam das cidades vizinhas para poder acompanhar os filhos.
Nos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 anos são disputadas 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.


Globoesporte.com/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário