25/04/2014

LUTO NO FUTEBOL: Morre aos 45 anos o ex-técnico do Barcelona Tito Vilanova


Tito Vilanova lutava contra o câncer desde 2011 (Foto: Lluis Gene/AFP)
Morreu aos 45 anos, nesta sexta-feira, o ex-técnico do Barcelona Tito Vilanova. Ele dirigiu o clube catalão após a saída de Pep Guardiola e desde 2011 lutava contra um câncer na glândula parótida.
Vilanova foi internado nesta quinta-feira em Barcelona, e havia passado por uma cirurgia de emergência. Seu estado era gravíssimo desde então.
O ex-treinador havia assumido o Barça após a saída de Guardiola. Deixou o comando do clube em julho de 2013 para se tratar do câncer. Desde então, suas aparições no Camp Nou eram raras. 

Uma cria do Barça
 
Tito Vilanova começou a sua carreira no futebol nas categorias de base do Barcelona. Como jogador passou por clubes como Figueres, na Segunda Divisão, Celta de Vigo, na Primeira, e em outras equipes da Segundona como Badajoz, Mallorca, Lleida, Elche, até encerrar a carreira pelo Gramanet em 2002.

Porém foi como treinador que Tito Vilanova teve mais destaque. Iniciou esta etapa dirigindo o juvenil do Barcelona. Comandou os ainda muito jovens Messi, Piqué e Fàbregas.

Após outra passagem por vários clubes pequenos, Vilanova voltou ao Barça para dirigir o time B. Em abril de 2012 assumiu a equipe principal do Barcelona.

Em dezembro de 2012 teve uma recaída em seu câncer na glândula parótida, que havia sido descoberto um ano antes. Voltou ao trabalho em abril de 2013, após um período de tratamento em Nova York. No entanto, em julho, após a conquista do título espanhol com a marca histórica de 100 pontos alcançada pelo Barça, Tito anunciou que deixava o comando da equipe. 


Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário