16/05/2014

Depois de revelar Ricardo Goulart, o Cruzeiro volta ao Moreira Sport´s em busca de novos talentos




Profº Nilton Moreira e Profº Udelton Prates(Observador técnico do Cruzeiro)
O observador técnico Udelton Prates, do Cruzeiro, fica em São José dos Campos até esta sexta-feira, 16, para buscar atletas que reforcem as categorias de base celestes. O garimpo acontece na escola Moreira's Sport, responsável por revelar o atacante da Raposa, Ricardo Goulart.
Não é a primeira vez que o Cruzeiro envia observadores ao local. Da primeira vez, em 2013, três atletas foram levados para a Toca da Raposa I para testes. Após serem avaliados, o volante Wellington Fortunato foi aprovado e assinou contrato profissional. Além de jogar no meio, Fortunato atua como lateral-esquerdo no sub-17.
O proprietário da escola é o ex-goleiro Nilton de Jesus Moreira. Além de Ricardo Goulart, o treinador também descobriu o volante Casemiro, do Real Madrid, e o atacante Everton Santos, do Figueirense, além de Juninho, o irmão de Ricardo Goulart, que atua no Los Angeles Galaxy. A idade dos jovens avaliados varia entre sete e 18 anos.
Segundo Udelton, não há uma idade específica. Mas a busca é por atletas com "perfil europeu", que aliem capacidade técnica com força física. Preenchendo estes requisitos, o restante é corrigido com o trabalho de base.

Observador Udelton Prates Cruzeiro (Foto: Filipe Rodrigues) 


Udelton avalia jovens durante o treino em São José dos Campos, interior paulista (Foto: Filipe Rodrigues)
– Queremos aquele atleta que tem o DNA do futebol. Alguém que já tenha dinâmica e alie força com qualidade técnica. Se o atleta interessou, vai para BH (Belo Horizonte), onde faz a segunda parte da avaliação, que é passar pelo crivo de outros cinco profissionais. Se for para a terceira semana, já se junto ao grupo. As correções são feitas com o tempo – diz Udelton.
O observador afirma que o investimento nas categorias de base do Cruzeiro cresceu nos últimos anos. Atualmente, 130 jovens estão alojados na Toca da Raposa I. Por lei, apenas jogadores com mais de 14 anos podem ficar alojados. Antes disso, são monitorados à distância. Na última Copa São Paulo, o Cruzeiro parou na segunda fase, ao ser eliminado pelo Audax, por 2 a 1.

Por Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário