17/06/2014

Com gol relâmpago, Estados Unidos vencem Gana na estreia da Copa do Mundo


El jugador de Estados Unidos, Clint Dempsey, festeja un gol contra Ghana en el Mundial el lunes, 16 de junio de 2014, en Natal, Brasil. (AP Photo/Ricardo Mazalan)
O histórico não era muito favorável para os americanos. Gana e Estados Unidos já tinham se enfrentado duas vezes em Copas do Mundo. Em 2006, os ganeses venceram os norte-americanos por 2 a 1 na fase de grupos da Copa na Alemanha. Em 2010, Gana novamente levou a melhor sobre os rivais: os africanos venceram o confronto das oitavas de final por 2 a 1.
Dessa vez os americanos deram o troco nos africanos e venceram a partida pelo placar de 2 a 1, graças ao gol relâmpago do capitão Clint Dempsey e do zagueiro Brooks, no fim da partida.

O Jogo

A partida começou com o gol mais rápido do Mundial até o momento. Dempsey recebeu da lateral, invadiu a área ganesa e colocou os americanos na frente aos 30 segundos de jogo. O time comandado por Jurgen Klinsmann seguiu apertando a saída de bola dos africanos e quase conseguiu o segundo em jogada posterior.
Enquanto tinha a posse de bola, a seleção de Gana apenas cercava a área adversária, já que os americanos faziam muito bem a cobertura, não permitindo os espaços. Os yankees quase chegaram ao segundo gol aos 19 minutos quando Altidore recebeu dentro da área e girou, mas na hora do chute acabou sendo travado. No lance seguinte, o atacante se contundiu e precisou sair do jogo, dando lugar a Johansson.
O time africano precisou manter a calma e colocar a bola no chão depois do início fulminante da seleção norte-americana. A primeira boa jogada da Gana só saiu aos 28 minutos quando Atsu chutou colocado na entrada da área, raspando a trave do goleiro Howard, que só olhou.
Já no final do primeiro tempo, o jogo ficou mais tranquilo com a seleção de Gana insistindo nas bolas longas para Asamoah Gyan e arriscando um pouco menos de fora da área. Os time americano, por sua vez, aguardava uma boa oportunidade para encaixar mais um de seus perigosos contra-ataques.
A seleção de Gana acordou no segundo tempo e com apenas 10 minutos já tinha criado praticamente o dobro de chances do primeiro. Atsu, Asamoah Gyan e Muntari quase abriram o placar para os africanos nos primeiros 15 minutos da etapa final. As entradas dos principais jogadores ganeses, Prince Boateng e Essien, que começaram a partida no banco, deixou a equipe mais ofensiva e melhor na partida.
A seleção dos Estados Unidos apenas observava o adversário jogar e se defendia como podia aguardando a oportunidade de emplacar o contra-ataque. Os americanos tiveram outra grande oportunidade no jogo quando Johansson fez fila na área adversária, mas chutou nos braços do goleiro Kwarasey.
A seleção de Gana tanto tentou que conseguiu o empate. Aos 37 minutos do segundo tempo, Asamoah Gyan achou Ayew com um ótimo passe e o atacante chutou firme para alegria dos torcedores na Arena das Dunas.
Mas a alegria dos ganeses não durou muito. 4 minutos depois, Brooks aproveitou o escanteio para sobir mais do que a zaga de Gana e acertar uma firme cabeçada, sem chances para Kwarasey. A seleção de Gana tomou o golpe e se desesperou no jogo. Era o que a jogadores comandados por Jurgen Klismann precisavam para sair com os 3 pontos na estreia do Mundial.

Esporte Interativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário