21/06/2014

Pacotão da Copa do Mundo: Festa da Costa Rica e outra goleada na Fonte Nova



O nono dia de Copa do Mundo começou com uma vitória histórica: a Costa Rica, que já havia surpreendido o Uruguai na primeira rodada, venceu a tetracampeã mundial Itália por 1 a 0 na Arena Pernambuco e assegurou a classificação às oitavas de final. Zebra do Grupo D – que também conta com a já eliminada Inglaterra – a seleção da América Central é líder isolada, com 100% de aproveitamento, enquanto italianos e uruguaios lutarão pela segunda fase na última rodada.
Também na região Nordeste, a Arena Fonte Nova, em Salvador, provou mais uma vez que é o palco das goleadas nesta Copa do Mundo. Após sediar o massacre da Holanda por 5 a 1 sobre a Espanha e a goleada de 4 a 0 da Alemanha sobre Portugal, o público na capital baiana assistiu à vitória por 5 a 2 da França diante da Suíça. O atacante Karin Benzema ainda marcou o sexto no fim do jogo, mas o árbitro já havia apitado o fim da partida.
No último jogo do dia, Honduras e Equador fizeram um duelo equilibrado pelo Grupo E. O time da América Central saiu na frente, com Carlos Costly, mas mal teve tempo de comemorar: o atacante Enner Valencia empatou três minutos depois e se tornou o heroi da equipe na partida ao virar o jogo na etapa complementar. Com a França na liderança da chave, com seis pontos, os equatorianos têm de pontuar diante dos Bleus na rodada final e torcer por um tropeço da Suíça contra os hondurenhos. 
headers Copa 2014 IMAGEM DO DIA (Foto: infoesporte)

De desacreditada a carrasca de campeões mundiais: após vencer o Uruguai na estreia da Copa do Mundo, a Costa Rica voltou a aprontar e bateu a Itália por 1 a 0 na Arena Pernambuco. O gol de Bryan Ruiz, marcado no fim do primeiro tempo, deu a classificação antecipada à equipe da América Central, que não avançava às oitavas de final do torneio desde 1990. A festa foi emocionante.
headers Copa 2014 SARRAFO (Foto: infoesporte)
Autor de um dos gols da França na vitória por 5 a 2 sobre a Suíça, o atacante Olivier Giroud exagerou em uma dividida com o zagueiro Von Bergen. Logo aos nove minutos do primeiro tempo, o suíço tentou evitar que a bola ficasse com o francês, utilizando a cabeça, mas levou a pior: o camisa 9 dos Bleus ergueu demais o pé e o atingiu em cheio no rosto. Sangrando, o defensor acabou substituído por Senderos. 
headers Copa 2014 GOLAÇO (Foto: infoesporte)
A Suíça levou a pior em Salvador, mas o gol de Xhaka - segundo da equipe na derrota para a França - fechou com classe a tarde dos torcedores que foram à Arena Fonte Nova. Aos 41 minutos do segundo-tempo, o meio-campista aproveitou lançamento preciso de Inler e emendou um forte chute de primeira, sem chance para o goleiro Lloris. O camisa 10 suíço mal comemorou o gol, mas foi aplaudido pelo público. 
headers Copa 2014 ERRO (Foto: infoesporte)
O árbitro chileno Enrique Osses vacilou um minuto antes de a Costa Rica marcar o gol que deu a vitória sobre a Itália e a classificação antecipada às oitavas de final da Copa do Mundo. O atacante Campbell recebeu passe longo, aproveitou o vacilo da defesa adversária e invadiu a grande área pela direita. Ele fintou Barzagli, mas foi derrubado por Chiellini antes de finalizar. Longe do lance, o juiz mandou seguir. 
headers Copa 2014 DRIBLE (Foto: infoesporte)
Com a vantagem no placar no início do segundo tempo, a Costa Rica tentava segurar o jogo contra uma apressada Itália. O meia Bolaños aproveitou a postura adversária e deixou o volante Daniele De Rossi na saudade, "penteando" a bola na ponta esquerda do ataque costarriquenho, próximo à marca do escanteio, em um pequeno espaço. Na sequência, ele acabou desarmado por Abate.
headers Copa 2014 GOL PERDIDO (Foto: infoesporte)
 Benzema desperdiçou pênalti sofrido por ele mesmo, após pedalar para cima de Djorou quando o placar marcava 2 a 0 da França sobre a Suíça. Porém, o que mais chamou a atenção foi o gol desperdiçado por Cabaye na sequência. Benaglio se esticou para fazer a defesa no canto direito, e o meia francês tinha a rede livre à sua frente, pronta para ser balançada. De primeira, ele encheu o pé e mandou na trave.
headers Copa 2014 MICO (Foto: infoesporte)
 Com três gols marcados, Karin Benzema poderia ser artilheiro isolado da Copa do Mundo caso tivesse convertido um pênalti para a França no primeiro tempo da goleada por 5 a 2 sobre a Suíça e se o árbitro tivesse validado o sexto gol francês no último lance da etapa complementar. Sissoko fez passe rasteiro, e o matador dos Bleus bateu de primeira, na entrada da área. Os jogadores comemoraram, mas Bjorn Kuipers havia apitado o fim da partida segundos antes. 
HEADERS HEROI (Foto: Infoesporte)
No último jogo do dia, a seleção de Honduras saiu na frente, com Costly, mas o atacante Enner Valencia, do Equador, roubou a cena: ele encerrou a festa adversária empatando o jogo apenas três minutos após os hondurenhos abrirem o placar e virou a partida na etapa complementar, mantendo vivas as chances de classificação às oitavas de final dos equatorianos.

Por Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário