12/11/2014

Brasil espanta zebra Vietnã e goleia por 8 a 1 na estreia do Grand Prix de Futsal


Falcão Rodrigo Brasil Vietnã Grand Prix Futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS
Em novembro do ano passado, a seleção de futsal do Vietnã conseguia um feito histórico ao bater o Brasil por 3 a 2 na rodada de encerramento Torneio Ho Chi Minh City, no Vietnã. A derrota, somada ao afastamento dos principais craques brasileiros - brigados com a CBFS -, foi o ponto de partida para uma verdadeira revolução no futsal canarinho, que culminou com a troca de toda a comissão técnica após o vice-campeonato da Copa das Nações, em março desse ano. Nesta quarta-feira, Brasil e Vietnã se reencontraram na abertura do grupo A do Grand Prix de Futsal, em São Bernardo do Campo (SP). Contando com a maioria dos principais atletas que atuam no país, dentre eles o craque Falcão, a seleção verde-amarela atropelou os rivais com uma impiedosa goleada por 8 a 1. Os gols brasileiros foram marcados por: Marcênio (dois), Rodrigo, Sinoê, Leco, Pito, Leandro e Falcão. Long Vu descontou para os visitantes. Nesta quinta-feira, os comandados de Serginho Schiochet enfrentam a Colômbia, às 21h, com transmissão ao vivo do SporTV. Os dois primeiros da chave avançam à semifinal.
O Brasil tomou a iniciativa da partida, não deixando o Vietnã sequer passar do meio da quadra nos primeiros minutos. Aos dois, Falcão tentou encobrir o goleiro Thuan, e a bola foi para fora. Um minuto depois, Daniel Japonês chutou do meio, e Thuan fez boa defesa. Aos quatro, Falcão serviu Sinoê, que bateu cruzado. Thuan defendeu novamente. Já com o seu segundo quarteto em quadra, o Brasil esteve perto de marcar aos 11, quando Pepita chutou no canto, e o goleiro vietnamita tirou com a ponta dos dedos. Na cobrança de escanteio, porém, não teve jeito: Marcênio aproveitou sobra de bola para fazer 1 a 0 para os brasileiros.
A seleção canarinho não demorou para marcar o segundo, e ele veio aos 13. Após lançamento em profundidade, Rodrigo bateu rasteiro para ampliar o placar. O Vietnã mal teve tempo de respirar, pois, logo depois da saída de bola, Sinoê recebeu livre na frente e fez o terceiro. O gol fez o técnico espanhol Bruno Jose Garcia Formoso lançar o ala Van Vu como goleiro-linha nos minutos finais da primeira etapa. Aos 12, o próprio Van Vu arriscou da intermediária, e o goleiro Gian teve de se esticar para fazer a sua primeira defesa no jogo. Aos 15, Valdin puxou contra-ataque e serviu Pepita na ala esquerda. O jogador do Jaraguá cruzou para Marcênio, que pegou de primeira para fazer 4 a 0, placar da etapa. 
Pito Brasil Vietnã Grand Prix Futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS) 
O pivô Pito marcou o seu primeiro gol com a camisa da seleção brasileira (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
O Brasil voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto. No primeiro minuto, Daniel e Sinoê finalizaram em sequência, mas não conseguiram marcar o quinto. Aos quatro, Falcão tentou novo toque por cobertura de Thuan, mas a bola foi novamente para fora. Um minuto depois, Falcão deu passe de letra para Leco, que finalizou com uma bela cavadinha na saída do goleiro vietnamita. Era o quinto gol do Brasil. Aos seis, Falcão deu mais uma assistência de letra, dessa vez para Pito, que não perdoou fazendo o seu primeiro gol com a camisa da seleção brasileira. 
Aos 10, Anh Tung teve boa chance para descontar ao finalizar da intermediária, mas Djony - que entrara no lugar de Gian no intervalo - fez grande defesa, jogando a bola para escanteio. Na cobrança, a defesa brasileira deu bobeira e Long Vu ficou livre para fazer o primeiro gol do Vietnã. O Brasil não se abateu, e, aos 14, Leandro tabelou com Daniel e marcou 7 a 1. A um minuto do término, enfim, Falcão deixou o seu em jogada de contra-ataque que contou com a participação de Zico. Foi o último gol da seleção brasileira, que fechou a conta em 8 a 1.
Escalações:
Brasil:
Gian, Daniel, Rodrigo, Falcão e Sinoê. Entraram: Leco, Pepita, Leandro, Marcênio, Valdin, Pito, Zico e Djony. Técnico: Serginho Schiochet.

Vietnã: Dinh Thuan, Quoc Nam, Trong Luan, Bao Quan e Van Vu. Entraram: Khanh Hung, Dinh Hung, Long Vu, Minh Tri, Ngoc Son, Anh Tung, Van Quoc Huy e Phi Tien. Técnico: Bruno Jose Garcia Formoso.
irã goleia a guatemala no grupo b
Pelo grupo B, o Irã não tomou conhecimento da Guatemala e goleou o rival por 7 a 2 na primeira partida do dia, abrindo a chave. Com 10 minutos jogados, a seleção asiática já vencia por 3 a 0, os três gols marcados por Tayebibidgoli. Antes do intervalo, Javid e Shajari aumentaram a vantagem. No segundo tempo, Hassan fez o sexto gol do Irã aos três. Com 6 a 0 a seu favor, a seleção iraniana passou a cadenciar o ritmo, só voltando a marcar aos 12, com Tavakoli. A Guatemala ainda descontou, com Enriquez e Sandoval, mas já era tarde. Nesta quinta-feira, jogam Costa Rica e Guatemala às 16h15. Os guatemaltecos precisam vencer para seguirem com chances.
Escalações:
Irã:
Samimi, Hassan, Orouji, Tavakoli e Tayebibidgoli. Entraram: Khayamraini, Vafaei, Ahmadidazaj, Esmaeilpour, Javid, Shajari e Jafari. Técnico: Jesus Candelas Rodrigo.

Guatemela: Ramirez, Ruiz,  Enriquez,  Mansilla e  Sandoval. Entraram:  Escobar, Alay,    Gonzalez,  Estrada, Edgar Santizo, Miguel Santizo, Aguilar e Garcia. Técnico: Carlos Eduardo Estrada Aquino

Por Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário