06/11/2014

Em meio a debate, Tetracampeão Mazinho diz que filho nunca foi procurado pela Seleção


mazinho barcelona (Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)Mazinho lamenta que portas foram fechadas para o filho Thiago Alcântara na seleção brasileira
(Foto: Thiago Dias / Globoesporte.com)
Em meio a toda discussão da CBF, que busca adotar um modelo para não perder para outras seleções os talentos brasileiros que estão jogando fora do país, o ex-jogador paraibano Mazinho - tetracampeão da Copa do Mundo de 1994 - resolveu entrar no debate. Pai de Thiago Alcântara, que tem tripla cidadania e optou por jogar pela Espanha, Mazinho deixa claro que não foi o filho quem não quis jogar pelo Brasil, mas ao contrário, foi a Seleção que fechou as portas a ele.
Mazinho lamenta que o meia doBayern de Munique não tenha recebido a devida atenção da Seleção, e por isso precisou dar seguimento a carreira e trilhar novos caminhos.
Com 23 anos, Thiago Alcântara nasceu em San Pietro Vernotico, na Itália, onde o pai jogava na época. Ele tinha a opção de ser convocado pela Azzurra, pelo Brasil (terra natal de seu pai) ou Espanha, por ter morado boa parte da infância lá.
- Thiago foi um caso muito raro que aconteceu. Uma tecla que sempre expliquei. Não foi ele quem não quis ir para a seleção brasileira. Foi a seleção brasileira que não olhou para Thiago. Falaram que os garotos sendo formados fora do Brasil não voltariam à Seleção. O Brasil fechou as portas e ele deu segmento à sua carreira - explicou Mazinho.

Thiago Alcântara foi pré-convocado pela Espanha para Copa do Mundo, mas foi cortado por contusão (Foto: Getty Images)
Mas o paraibano se orgulha do desempenho do filho na seleção espanhola. Thiago Alcântara foi pré-convocado para a Copa do Mundo no Brasil, mas desfalcou o elenco depois de sofrer uma contusão. E Mazinho acredita: outras oportunidades devem surgir.
- Fico satisfeito por ele estar valorizado em relação ao trabalho que vem produzindo. Passou por todas as categorias (de base) sendo campeão e tendo a oportunidade de ter jogado na equipe principal. Estamos realmente com muito entusiasmo - afirmou.
Mazinho, no entanto, concorda que os atletas saem do Brasil cada vez mais cedo e isto faz com que os talentos da bola do país fiquem mais engessados. O ex-meia destaca, inclusive, que os pais desses meninos são seduzidos com empregos para liberar mais fácil a transferência ao Velho Continente.
- Os jogadores estão ficando mais robotizados do que propriamente com qualidade técnica. Está difícil os clubes brasileiros manterem uma criança, mesmo sabendo que antes de 18 anos não se pode sair para fora do Brasil. Mas é oferecido trabalho para as famílias facilitarem essa ida para jogador na Europa - finalizou o ex-jogador.

Filho também no Brasil

Curiosamente, Mazinho também tem um filho que joga pela Seleção. Rafinha Alcântara, que atua hoje no Barcelona, seguiu rumo diferente. Procurado por Alexandre Gallo, ele foi convocado para a seleção brasileira de base e já demonstrou interesse em defender o time canarinho.

*Sob a supervisão de Phelipe Caldas
Mazinho ao lado de Beteto e Romário na Copa do Mundo de 1994 (Foto: Getty Images)Por Globo Esporte PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário