13/03/2015

Final do Brasileiro de Handebol de Areia vai reunir 19 campeões mundiais em João Pessoa


Brasil campeão mundial handebol de praia (Foto: Anderson Stevens/Photo&Grafia)
Foto: Anderson Stevens/Photo&Grafia
Os campeões mundiais de handebol de areia estão de volta a João Pessoa. Dos vinte atletas que integraram as seleções brasileiras masculina e feminina, apenas um não vai estar na capital paraibana para a disputa da final do Campeonato Brasileiro 2014/2015, que começa a partir desta sexta-feira e se estende até o domingo, na arena montada na praia do Cabo Branco. Os confrontos já começam a partir das 9h.
Da seleção masculina que conquistou o tetracampeonato em julho do ano passado, na praia do Pina, em Recife, apenas o goleiro Anderson Coxinha não vai desembarcar em solo paraibano. A equipe do São Vicente-SP, que ele defende, não conseguiu se classificar para a disputa do título nacional.
O também goleiro Jaime Torres vai reencontrar seus companheiros de seleção, mas não entra em quadra para encarar o Brasileiro. Ele vem como dirigente de uma das equipes que está brigando pelo título da competição, o Riohandbeach-RJ.
O então técnico da equipe masculina, Antônio Guerra, já está na capital paraibana, mas veio como diretor técnico do circuito brasileiro.
Os demais tetracampeões mundiais entram em quadra a partir de amanhã não como colegas de seleção, mas adversários. O pernambucano radicado na Paraíba, Gil Pires, considerado o melhor jogador do mundo na modalidade em 2014, defende, o Grêmio Cief-PB. o mesmo time de Bruno Carlos. Já Nailson Amaral e Gulliver Esteves estão na briga pelo HCP-PB. Thiago Gusmão joga pelo Riohandbeach. Enquanto que Thiago Barcellos, Davi Sarmenho e Diogo Silva buscam o título pelo Macaé-RJ.
- A seleção é uma família. Até os atletas que ficaram de fora do Mundial são lembrados o tempo todo. Então, é prazeroso saber que vamos nos reencontrar. Os jogos serão duros, mas rever todos eles é sem dúvida especial – garantiu Gulliver, paulista radicado em João Pessoa há seis anos.
Handebol de Areia brasil - feminino (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia
Da seleção feminina que sagrou-se tricampeã mundial em Recife, todas as atletas vão estar na arena montada na praia do Cabo Branco e a única que não entra em quadra é a capixaba Patrícia Scheppa. Considerada a melhor do mundo em 2012, a lateral direita está se recuperando de cirurgia nas duas pernas. Logo depois do Mundial de 2014, ela foi diagnosticada com lesão por stress nas duas tíbias.
- O tempo previsto para a recuperação é de oito semanas. Após esse período, se não tiver nenhuma complicação, voltarei aos treinos aos poucos. Acredito que em três meses estarei 100%. Mas decidi ir acompanhar minha equipe, a (360° nas areias-SP. Vai ser ruim assistir, querendo estar lá dentro de quadra, mas ao mesmo tempo vai me ajudar a estar em um ambiente que gosto – afirmou Scheppa.
A técnica paraibana, Rossana Marques, que há anos comanda a seleção feminina, disputa a final do Brasileiro à frente da Apcef-PB. Continuam sob sua tutela as tricampeãs mundiais Cinthya Piquet, Priscila Annes, Millena Alencar, Millena Braga, Ingrid Frazão e Camila Ramos. Esta última, considerada a melhor jogadora do mundo de 2014. Dessas seis atletas, que integram a equipe da técnica Rossana, quatro são da Paraíba.
A pernambucana Nathalie Sena também busca o título de campeã brasileira, mas jogando pelo HCP-PB. Além dela, ainda desembarcam em João Pessoa as cariocas Renata Santiago, que defende o Riohandbeach-RJ; e Jerusa Ferreira, do Z5-RJ.

Por Globo Esporte PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário