14/04/2015

Auto Esporte perde três pontos no Paraibano por escalar atleta irregular, diretoria promete recorrer


O Auto Esporte foi punido na noite dessa segunda-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB) com a perda de três pontos na tabela de classificação do Campeonato Paraibano e com multa de R$ 2 mil. O clube foi enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportista (CBJD) por escalar de forma irregular, na primeira rodada do estadual deste ano, o atacante Manoel Duarte de Souza Junior, o Junior Mandacaru. A denúncia partiu do Miramar de Cabedelo, que se disse detentor do passe do jogador e acusou o Alvirrubro de usá-lo na partida contra o Sousa, no dia 18 de janeiro, de forma indevida. O atacante entrou em campo aos 40 minutos do segundo tempo.
Decisão do TJD-PB sobre punição do Auto Esporte (Foto: Divulgação / FPF) 
Decisão do TJD-PB sobre punição do Auto Esporte 
(Foto: Divulgação / FPF)
De acordo com o artigo, incluir na equipe ou fazer constar na súmula ou documento equivalente um atleta em situação irregular para a partida resulta na perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado do jogo. A partida acabou com derrota do Auto Esporte por 1 a 0.
O Auto garantiu que vai recorrer da decisão ao Pleno do TJD-PB. O clube alega que o jogador só foi escalado por causa de um acordo assinado pelos clubes paraibanos, exceto o Campinense, e pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), que assegurava a participação dos atletas na primeira rodada do estadual, mesmo sem estarem registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 
Contrato, BID, CBF, Júnior Mandacaru, Auto Esporte (Foto: Reprodução / CBF)BID mostra data do contrato de Junior Mandacaru
(Foto: Reprodução / CBF)
A justificativa para flexibilização usada no documento foi que o treinamento do representante da FPF para o novo sistema de cadastramento de atletas da CBF só se realizou na semana da abertura do campeonato e alguns clubes só receberam suas senhas dois dias antes da estreia. O documento ainda garantia que não haveria prejuízo para os clubes, uma vez que todos os atletas já estavam cadastrados e até o final da rodada regularizados na CBF.
O registro do BID, no entanto, aponta que o jogador só teve seu contrato rescindido com o Miramar e assinou um novo com o Auto no dia 23 de fevereiro, ou seja, um mês e cinco dias após o início do Paraibano.
Mesmo perdendo os três pontos, o Auto Esporte continua no G-4 do Paraibano, mas cai da segunda para a quarta colocação, agora com 20 pontos. Já a situação do Miramar não se altera. O clube continua na lanterna com apenas um ponto ganho. Inclusive, o ex-presidente do Alvirrubro e advogado de defesa do clube, Watteau Rodrigues, lembra que o Tubarão do Porto não será beneficiado pela decisão, direta ou indiretamente.
- O Miramar nem parte interessada diretamente na ação é. E também não vai se beneficiar em nenhum momento. Mas estamos na vice-liderança e isso pode incomodar outros clubes - afirmou.
Watteau disse que Junior Mandacaru estava emprestado ao time de Cabedelo para a disputa da 2ª divisão do Paraibano e o acordo era que ele retornasse ao Macaco Autino para o estadual deste ano, mas o Miramar não quis liberá-lo.


Por: Globoesporte.com
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário