22/08/2015

Esporte x Nacional: três anos depois, clássico vai voltar a mobilizar Patos


Esporte x Nacional (Foto: Damião Lucena)
Foto: Damião Lucena
Após três anos, Esporte e Nacional vão voltar a se encontrar em uma partida oficial neste domingo, no Estádio José Cavalcanti, pela 2ª divisão do Campeonato Paraibano. Neste período, as duas equipes de Patos (cidade do Sertão da Paraíba com pouco mais de 100 mil habitantes) passaram por momentos difíceis, crise financeira e chegaram a fechar suas portas. O Esporte, por exemplo, chegou a ser rebaixado em campo, em 2012. E depois os dois clubes desistiram do Campeonato Paraibano de 2014. Chegaram ao fundo do poço, mas agora os tempos são outros. Voltam a se enfrentar, ainda que numa competição de acesso, e a expectativa de ambos os lados é voltar a mobilizar o município sertanejo. Os dois clubes formam juntos uma rivalidade típica de um "futebol alternativo", que não chama a atenção dos grandes centros, mas param a cidade paraibana quando é realizado.
O mando de campo do confronto deste domingo é do Esporte, mas os dirigentes dos dois times estão ansiosos por lotar o José Cavalcanti. Existe uma simbologia nisto. Um orgulho que, pensam eles, precisa ser resgatado. Revivido. E lotar o estádio seria a demonstração mais visível do pretenso novo tempo.
Segundo o presidente do Alvirrubro, Marcos Cesar, a cidade de Patos está ansiosa pelo clássico sertanejo, que não acontece em uma disputa oficial desde 2012.
- Acredito que vamos ter um excelente público neste domingo. As duas torcidas estão animadas com o fato de nos enfrentarmos novamente. Quando saímos na rua, vemos muitas pessoas com camisas do Esporte ou do Nacional. A expectativa é de encher o estádio. Estamos anunciando a venda de ingressos em carros de sons e nas rádios da cidade. Queremos um grande espetáculo e de preferência com vitória nossa – afirmou o presidente do Terror do Sertão, Marcos Cesar.
Os dois adversários sertanejos montaram times considerados fortes para disputar a 2ª divisão. Atletas conhecidos da torcida paraibana, como os atacantes Carlinhos (Nacional) e Júnior Coxinha (Esporte) vão estar em campo neste domingo. E para o presidente do Naça, time que em 2007 foi campeão paraibano, os próprios atletas estão envolvidos com o clima de rivalidade:
- Os jogadores estão numa expectativa grande também. Eles sabem que vai ser uma partida difícil e disputada para as duas equipes. Vai ser um clássico sendo disputado três anos depois. Acredito que o jogo deste domingo vai ser um marco para o desporto patoense – disse Alisson Nunes, presidente do Nacional de Patos.
A última partida entre as duas equipes foi em 1º de maio de 2012, pela 14ª rodada da primeira divisão do Campeonato Paraibano, e o resultado foi 3 a 2 para o Nacional. Naquele ano, o Esporte ficou na nona colocação da tabela, com 10 pontos conquistados, e foi rebaixado para a divisão de acesso do estadual. Já o Alviverde conseguiu se manter na elite e ficou na sexta colocação, com 27 pontos.
No ano seguinte, em 2013, o Nacional disputou a primeira divisão sem muito destaque. Já o Esporte foi campeão da 2ª divisão e conseguiu voltar a elite novamente. No entanto, em 2014 os dois times alegaram não ter condições financeiras para disputar o estadual e desistiram da competição. Como punição, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) rebaixou os times de divisão.

Por

João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário