21/10/2015

Jornalista lança livro que conta a história do futebol de Cajazeiras

Jornalista lança livro que conta a história do futebol de Cajazeiras (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
O torcedor cajazeirense foi contemplado com um grande presente nesta semana. O professor e jornalista Reudesman Lopes lançou o livro “História do Futebol de Cajazeiras”, uma relíquia que conta em detalhes o desenvolvimento do esporte mais querido do país na região sertaneja. A obra traz momentos marcantes e curiosos do mundo da bola, como um acervo de imagens do Pitaguares Futebol Clube, fundado em 1923 e conhecido como o primeiro time amador de Cajazeiras.
Apaixonado pelo esporte desde pequeno, Reudesman juntou durante décadas vários documentos, que se transformaram num verdadeiro tesouro do futebol paraibano, mostrando como o esporte caminhou lado a lado com boa parte da história de Cajazeiras. Para se ter uma idéia, no início da década passada, a obra destaca a união entre a religião e o esporte como um instrumento de resgate da juventude local.

Jornalista lança livro que conta a história do futebol de Cajazeiras (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
-O futebol e a Igreja Católica já foram muito próximos na década passada aqui em Cajazeiras, como o número de cabarés estava crescendo bastante na cidade, os Bispos começaram a incentivar a prática do esporte entre os jovens para impedir que eles frequentassem os bordéis – contou Reudesman.
O livro que contem mais de 600 páginas traz também a história de Perpetuo Correia Lima que é considerado até hoje como o melhor jogador de Cajazeiras de todos os tempos. O atleta despontou na década de 60 no Atlético e morreu em 1977. Em homenagem, as autoridades da época batizaram o estádio da cidade com o nome do jogador.
Vale lembrar que em 2016 o futebol de Cajazeiras vai voltar a estar em evidência no cenário do futebol paraibano, com a participação de Atlético e Paraíba de Cajazeiras na elite estadual. Aliás o Trovão Azul tem no currículo um titulo paraibano em 2002.


Por GloboEsporte.com
Cajazeiras, PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário