09/05/2016

TJD-PB convoca sessão extraordinária para decidir o desfecho do Paraibano


TJD-PB (Foto: Divulgação / TJD-PB)
Edital de convocação do TJD-PB
 (Foto:   Divulgação / TJD-PB)
A próxima quarta-feira (11) pode ser um dia decisivo para o desfecho do Campeonato Paraibano de 2016. É que neste domingo o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB), Lionaldo Santos Silva, convocou sessão extraordinária para julgar o mérito do mandado de garantia impetrado pelo Treze, através do qual o Galo pede que o Campinense seja excluído do estadual e pretende substituir a Raposa na semifinal da competição contra o CSP. A confirmação sobre o a marcação do julgamento para as 18h30 da próxima quarta-feira foi dada pela assessoria de imprensa da Federação Paraibana de Futebol (FPF).
A decisão foi emergencial. Na última sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu liminar ao Treze, suspendendo os dois jogos da semifinal entre Campinense e CSP. O Galo pedia a exclusão da Raposa e a suspensão da semifinal e requeria a vaga do arquirrival no mata-mata contra o Tigre. Mas o auditor-presidente do STJD, Caio César Rocha, concedeu apenas a suspensão dos jogos até que o mérito do mandado de garantia impetrado pelo Treze seja julgado pelo Pleno do TJD-PB.
No sábado, os diretores da FPF se encontraram em uma reunião emergencial para tratar do assunto. No encontro, decidiram acatar a decisão do STJD e suspenderam as semifinais entre Campinense e CSP. Mas o presidente da Federação, Amadeu Rodrigues, decidiu agir rápido e falou diretamente com o presidente do TJD-PB e, neste domingo, Lionaldo Santos Silva confirmou o julgamento do mérito para a próxima quarta-feira.
A alegação do Galo é que a Raposa estaria sem as certidões de quitação tributárias, o que seria proibido e passível de eliminação das competições de acordo com o que estabelece a legislação do Profut. Segundo a assessoria do STJD, até que seja analisado o mérito da questão, ficam suspensas as partidas entre Raposa e Tigre, já que, de acordo com o despacho assinado pelo presidente do órgão, Caio César Vieira Rocha, caso os jogos fossem realizados, iriam trazer prejuízos caso o mérito alvinegro venha a ser concedido no final do processo.
No começo da semana, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB), Lionaldo Santos Silva, já tinha emitido um parecer inicial e indeferido o pedido apresentado pela diretoria do Treze. No entanto, os alvinegros remeteram a petição à instância superior, que acabou concordando, pelo menos parcialmente, com o que foi pedido pelo Galo. Dessa forma, ficam suspensas, pelo menos temporariamente, os dois jogos entre Campinense e CSP pelas semifinais do estadual e também a decisão sobre um dos representantes da Paraíba na Série D do Campeonato Brasileiro.
Enquanto o caso não é julgado em última instância, Botafogo-PB e Sousa decidem em campo uma das semifinais do Paraibano, enquanto a outra segue sem datas para acontecer.


Por  
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário