04/04/2012

Juiz de Barça e Milan avalia atuação no jogo: 'Fizemos um ótimo trabalho'

A polêmica criada pelo Milan após a derrota por 3 a 1 para o Barcelona, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, não afetou o árbitro Bjorn Kuipers. Em entrevista à Associated Press, o juiz avaliou sua atuação no confronto como extremamente positiva. Independente dos dois pênaltis duvidosos assinalados a favor dos culés no Camp Nou.

Segundo Kuipers, ele e seus auxiliares realizaram um grande trabalho na partida. Apesar de não ter sido bem isso o que Ibrahimovic & cia. acharam.
Fizemos um ótimo trabalho em equipe. Tudo transcorreu como deveria. Recebi diversas ligações depois do jogo, e todas me elogiando - garantiu Kuipers.
A Uefa não permite que árbitros comentem lances isolados, porém o holandês, ao que tudo indica, não se arrepende de nenhuma das penalidades marcadas.
- O fato de estarmos tranquilos com nossa atuação já diz tudo - encerrou.

Acabou o amor: Ibra ataca, e Dani Alves e Pep respondem à altura

O clima de respeito e paz que marcou as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, entre Milan e Barcelona, ficou para trás. Após a classificação catalã para semifinal, com vitória por 3 a 1 na noite de terça-feira, no Camp Nou, farpas foram trocadas através da imprensa. 

O motivo? Os pênaltis marcados a favor do time da casa pelo árbitro holandês Bjorn Kuipers.
Ex-jogador do Barça,  Ibrahimovic foi o responsável pelo primeiro ataque, em entrevista a uma emissora de TV sueca. Desafeto de Pep Guardiola, apesar de ter levantado a bandeira da paz antes do primeiro jogo, o camisa 11 do Milan disse entender, após as penalidades polêmicas, o sentimento de José Mourinho toda vez que vai ao Camp Nou. Referência feita às constantes acusações do português de favorecimento aos catalães quando jogam em casa.
A declaração atingiu o alvo, e Pep Guardiola respondeu na mesma moeda em entrevista coletiva:
- Ele tem que falar dentro de campo, que é onde as coisas devem ser ditas. Nos classificamos cinco vezes consecutivas para as semifinais. Isso não é casualidade, mas um marco histórico. Se o senhor Ibrahimovic diz que é graças aos árbitros e quer se colocar como amigo do senhor Mourinho, muito bem, mas aqui há muito esforço por trás das conquistas.
Não satisfeito, o treinador do Barcelona ainda fez uma provocação ao ser questionado sobre a atuação apagada do sueco nos duelos. Irônico, disse que cabia ao comandante do Milan fazer essa avaliação, mas deixou no ar uma crítica ao desempenho de Ibra na eliminação para o Inter de Milão de Mourinho na semi da Champions de 2009/2010 – única sob seu comando na competição.
- Isso corresponde a Massimiliano Allegri. Eu poderia avaliar a eliminatória que ele jogou em 2010 contra o Inter de Milão. Qual é essa avaliação? Prefiro guardá-la para mim - disparou Pep, que afirmou ainda que foi ensinado "desde pequeno que quando te agarram pela camisa dentro da área é pênalti".
Em polvorosa com o bate-boca entre os desafetos, a imprensa espanhola colocou Daniel Alves no assunto. E o brasileiro também não aliviou. Citando as estatísticas do confronto para deixar clara a superioridade de sua equipe, o lateral disse:
- Cada um fala do que quer. Se olharem as estatísticas, vão ver que só uma equipe jogou e teve chances de gols. Foram 21. Se o placar fosse maior, não seria surpresa. Não há dúvidas, mas cada um fala o que quer.
Dani afirmou ainda que não tem o hábito de buscar justificativas para os (raros) tropeços do Barcelona.
- As desculpas são de perdedores, e eu não sou de desculpas. Se vencerem, é porque foram melhores do que minha equipe. Se eu ganho, é porque jogamos melhor. Jamais buscaria desculpas para eliminação de minha equipe.
O lateral acredita que a reação de Ibra vai ao encontro do desejo da imprensa de buscar polêmicas, mas garantiu que o assunto não vai tirar o Barça de seu foco.
- Quando um cara não está satisfeito por não conseguir os objetivos, fala coisas que não são reais. Ele pode se agarrar ao que quiser. Na partida só uma equipe teve ambição para passar de fase, mas isso é o que vende. 

Dizer que o Barça passou não vende, né? Só as polêmicas, e como estamos em crise (econômica), têm que vender. Não estamos preocupados com isso. Queremos apenas satisfazer nossos torcedores.
Nesta quarta-feira, o Barcelona conhecerá o adversário na semifinal da Champions. Chelsea e Benfica se enfrentam no Stramford Bridge, em Londres, às 15h45m (de Brasília), e os ingleses levam a vantagem do empate após a vitória por 1 a 0 fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário